Buscar

03 Instituições, Órgãos e Entidades profissionais e acadêmicas 2010

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Profa: Geórgia Guimarães
*
*
1-Conselho Nacional de Educação (CNE)
Resolução CNE/2002 
Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia 
Artigos: terceiro, quarto e sexto
*
*
Artigo 3º:
 O Curso de Graduação em Fisioterapia tem como perfil do formando egresso/profissional o Fisioterapeuta, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual. Detém visão ampla e global, respeitando os princípios éticos/bioéticos, e culturais do indivíduo e da coletividade.
*
*
Artigo 3º (cont):
Capaz de ter como objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, quer nas alterações patológicas, cinético-funcionais, quer nas suas repercussões psíquicas e orgânicas, objetivando  preservar, desenvolver, restaurar a integridade de órgãos, sistemas e funções, desde a elaboração do diagnóstico físico e funcional, eleição e execução dos procedimentos fisioterapêuticos pertinentes a cada situação.
*
*
Artigo 4º:
A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:
Atenção a saúde
Tomada de Decisões
Comunicação
Liderança
Administração e Gerenciamento
Educação permanente
*
*
Atenção a Saúde
Prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.
A responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde.
*
*
Tomada de decisões:
Capacidade de tomar decisões visando ao uso apropriado, eficácia e custo-efetividade da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas.
Para este fim, os profissionais devem saber avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas.
*
*
Comunicação:
Envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação.
Os profissionais de saúde devem ser acessíveis e manter a confidencialidade das informações.
*
*
Liderança:
Envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz.
*
*
Administração e Gerenciamento:
Aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde.
*
*
Educação Permanente:
Devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágio das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
*
*
Artigo 6º: 
Os conteúdos essenciais para o Curso de Graduação em Fisioterapia devem estar relacionados com todo o processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, integrado à realidade epidemiológica e profissional, proporcionando a integralidade das ações do cuidar em fisioterapia. 
*
*
Artigo 6º/ Conteúdos: 
Ciências Biológicas e da Saúde
 Incluem-se os conteúdos (teóricos e práticos) de bases moleculares e celulares dos processos normais e alterados, da estrutura e função dos tecidos, órgãos, sistemas e aparelhos. 
*
*
Artigo 6º/ Conteúdos: 
Ciências sociais e Humanas
Abrange o estudo do homem e de suas relações sociais, do processo saúde-doença nas suas múltiplas determinações, contemplando a integração dos aspectos psicossociais, culturais, filosóficos, antropológicos e epidemiológicos norteados pelos princípios éticos.
*
*
Artigo 6º/ Conteúdos: 
Conhecimentos Biotecnológicos
-Abrange conhecimentos que favorecem o acompanhamento dos avanços biotecnológicos utilizados nas ações fisioterapêuticas;
-Conhecimentos Fisioterapêuticos e
- Conhecimentos da função e disfunção do movimento humano.
*
*
2- Associação Brasileira de Ensino de Fisioterapia (ABENFISIO)
A ABENFISIO - Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia é a entidade representativa dos cursos de Fisioterapia no Brasil 
Composta por professores Fisioterapeutas de graduação e pós-graduação, além de alunos e profissionais da área
Objetivo - desenvolver e aprimorar o ensino e a formação profissional da categoria.
*
*
3- Universidade
3.1 -Projeto pedagógico do curso de Fisioterapia da Estácio-FIC:
Objetivo: 
Formar um profissional generalista, crítico, ético, humanista, reflexivo, competente comprometido com a saúde pública e privada do país, de forma a estar capacitado para atuar em todos os níveis de atenção a saúde, nos diversos níveis de complexidade de intervenção em saúde, baseado no rigor científico e intelectual, nas mais diversas áreas da Fisioterapia.
*
*
Projeto pedagógico do curso de Fisioterapia:
Perfil do Egresso:
Estar capacitado para atuar em todos os níveis de atenção a saúde, nos diversos níveis de complexidade de intervenção em saúde, baseado no rigor científico e intelectual, nas mais diversas áreas da Fisioterapia. 
Deve estar preparado para integrar uma equipe multidisciplinar e ser cônscio para a necessidade de uma educação continuada.
*
*
Projeto pedagógico do curso de Fisioterapia:
Perfil do Egresso:
Exercer sua profissão em ambulatórios, clínicas, hospitais, em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), em agremiações esportivas, em Programas de Saúde da Família (PSF), nos Postos de Atendimento Médico (PAM), em Unidades de Pronto-atendimento (UPA), em Instituições de Pesquisa e Investigação Científica, indústrias ou empresas, em consultorias, além do atendimento domiciliar, entre outras áreas. 
*
*
O Fisioterapeuta que a Estácio pretende formar:
Avaliação ;
Diagnóstico;
Planejamento (elaboração de um plano de intervenção, incluindo as metas);
Intervenção (prevenção e tratamento);
Reavaliação e alta (avaliar se as metas foram atingidas).
*
*
Matriz Curricular
Coerência interna da seqüência de disciplinas 
 Inter-relação entre as disciplinas
Pré-requisitos 
Maturidade acadêmica
*
*
Matriz Curricular:
*
*
Resumo: 
As Diretrizes Nacionais Curriculares;
O projeto Pedagógico do Curso.
*
*
Sites para pesquisa:
http://www.estacio.br/_cursos/graduacao/fisioterapia/default.asp 
http://200.135.240.27/arquivos/downloads/dcn_fisioterapia_resolucao_0402_.pdf 
Sites dos CREFITOS
http://www.coffito.org.br 
 http://www.fisiobrasil.com.br

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando