Buscar

INFLAMAÇÃO AGUDA questoes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INFLAMAÇÃO AGUDA
Defina inflamação aguda.
 	Resposta: É a resposta inicial a lesão celular e tecidual, predominando fenômenos de aumento de permeabilidade vascular e migração de leucócitos, particularmente neutrófilos. 
Cite características da inflamação aguda e sinais clínicos.
Resposta:
Características:
Fase irritativa: Ocorrem modificações morfológicas e funcionais dos tecidos agredidos que promovem a liberação de mediadores químicos.
Fase vascular: Alterações hemodinâmicas da circulação e de permeabilidade vascular no local da agressão.
Fase exsudativa: É característica do processo inflamatório, e é formada pelos exsudato celular e plasmático (migração de líquidos e células para o foco inflamatório) oriundos do aumento da permeabilidade vascular.
Fase degenerativo-necrótica: Composta por células com alterações degenerativas reversíveis ou não (neste caso, originando um material necrótico), derivadas da ação direta do agente agressor ou das modificações funcionais e anatômicas consequentes das três fases anteriores.
Fase produtiva-reparativa: Aumento na quantidade dos elementos teciduais - principalmente células, resultado das fases anteriores. O objetivo é destruir o agente agressor e reparar o tecido agredido.
Sinais clínicos:
Edema É causado principalmente pela fase exsudativa e produtiva-reparativa, por causa do aumento de líquido e de células.
Calor: Vem da fase vascular, onde há hiperemia arterial (que é o aumento do volume sanguíneo no local) e, consequentemente, aumento da temperatura local.
Rubor É a vermelhidão, que também decorre da hiperemia.
Dor: É originada por mecanismos mais complexos que incluem compressão das fibras nervosas locais devido ao edema, agressão direta às fibras nervosas e ação farmacológica sobre as terminações nervosas. Envolve no mínimo três fases da inflamação (irritativa, vascular e exsudativa).
Perda de função: É decorrente do edema (principalmente em articulações, impedindo a movimentação) e da dor, que dificultam as atividades locais.
Defina exsudato.
Resposta: Liquido extravascular inflamatório com alta concentração de proteínas e restos celulares.
Descreva sobre os mediadores químicos da inflamação.
Resposta: Responsáveis por modular os eventos vasculares e celulares ocorridos no processo inflamatório agudo. Estas substâncias podem ser sintetizadas localmente pelas células no local da inflamação, ou ainda, podem ser produzidas pelo fígado e encontrar-se circulando no plasma sanguíneo na forma de precursores inativos que são ativados no local da inflamação.
Existem dois tipos de mediadores químicos, são eles:
Mediadores químicos derivados de células: São encontrados em grânulos intracelulares, sendo prontamente liberados sob ativação celular, ou então são sintetizados em resposta a um estímulo. Dentro deste grupo estão as aminas vasoativas (histamina e serotonina) os metabólitos do ácido araquidônico (prostaglandinas, leucotrienos e lipoxinas), as citocinas (fator de necrose tumoral, interleucina-1 e quimiocinas), as espécies reativas do oxigênio (ERO), o óxido nítrico (NO), as enzimas lisossômicas dos leucócitos e os neuropeptídeos (substância P).
Mediadores químicos derivados do plasma sanguíneo: Maior parte dos casos são sintetizadas pelo fígado. As proteínas circulantes de três sistemas inter-relacionados estão envolvidas em vários aspectos da resposta inflamatória, que são os sistemas complemento, das cininas e da coagulação.

Outros materiais