Buscar

Avaliando Biologia Celular

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201708906978)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Escolha a alternativa correta. A progesterona, testosterona e estradiol são hormônios esteróides. A molécula percussora destes hormônios é:
		
	
	Proteínas
	 
	Ácidos Graxos Polinsaturados
	 
	Colesterol
	
	Carboidratos
	
	Glicogênio
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708908904)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	¿A Paralisia Facial Periférica (PFP) do tipo idiopática, também conhecida como paralisia facial de Bell ou frigore, consiste no acometimento do nervo facial em todo o seu trajeto ou parte dele, de forma aguda, causando paresia ou paralisia unilateral dos músculos da face. Estima-se que a incidência da paralisia de Bell seja de 20-30 casos por 10.000 habitantes, com predileção para mulheres, pode ocorrer em todas as idades, sendo mais comum da terceira à quinta década e afeta igualmente a hemiface direita e a esquerda (...). A estimulação elétrica neuromuscular, ou eletroestimulação, é uma técnica que favorece o fortalecimento muscular baseada na estimulação dos ramos intramusculares dos motoneurônios, que induzem a contração muscular. Através da eletroterapia são produzidas mudanças nos músculos semelhantes àquelas produzidas pelas contrações voluntárias ¿ a membrana nervosa despolarizada gera potenciais de ação nos motoneurônios que resulta na contração muscular, aumento do metabolismo muscular, liberação de metabólitos, maior oxigenação, dilatação de arteríolas e aumento da irrigação sangüínea no músculo. Existem evidências que a musculatura facial desnervada pode responder a estimulação elétrica e produzir resultados significativos, inclusive na fase crônica da reabilitação. O estímulo elétrico é importante na recuperação da PB, pois os músculos faciais têm poucas fibras por unidade motora, são delicados e fibrosam com maior rapidez que outros músculos maiores. Atualmente, tem se utilizado correntes pulsáteis, de baixas e médias freqüências e com duração de pulsos larga; a corrente direta interrompida tem como função excitar diretamente as fibras musculares desnervadas (Adaptado de: LIMA, N.M.F.V.; CUNHA, E. R. L. Efeitos da Eletroterapia na paralisia facial de Bell: Revisão de literatura. Ensaios e Ciência Ciências Biológicas, Agrárias e da Saúde Vol. 15, Nº. 3, Ano 2011). Correlacionando a leitura do fragmento textual acima com o conteúdo sobre proteína integral da membrana, assinale a ÚNICA alternativa correta.
		
	
	Os autores afirmam que ¿membrana nervosa despolarizada gera potenciais de ação nos motoneurônios que resulta na contração muscular, aumento do metabolismo muscular, liberação de metabólitos, maior oxigenação, dilatação de arteríolas e aumento da irrigação sangüínea no músculo¿ o que indiretamente reduz atividade das proteínas integrais da membrana nessas células
	
	A aplicação da eletroterapia pode resultar em danos à membrana de células nervosas, haja vista que sua estimulação promove rápida dissociação das proteínas integrais da membrana tornando a terapia não recomendada para os pacientes em questão
	
	A eletroterapia certamente atua sobre as proteínas carreadoras da membrana, cujo transporte de moléculas é realizado exclusivamente pela alteração das cargas dessa proteína
	 
	A estimulação elétrica pode atuar sobre as proteínas canais que apresentam sistema de portas controlados por voltagem, possibilitando alteração no metabolismo da célula estimulada
	
	A estimulação elétrica é a única maneira de ativar as células musculares, portanto, justifica-se o uso da eletroterapia nas membranas dessas células
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708960449)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Uma das complicações da desnutrição protéico energética é a destruição das microvilosidades, diminuindo muito o número dessas nas células do intestino. Com relação as microvidlosidades, todas as afirmativas são verdadeiras, exceto:
		
	
	Cada microvilo são expansões citoplasmáticas recoberta pela membran plasmática.
	
	As microvilosidades são especializações da membrana plasmática
	 
	A função das microvilosidades é a secreção celular
	
	Além de estar presentes nas células epiteliais do intestino, as microvilossidades também podem ser encontradas nas células do rim.
	
	No caso da desnutrição proteico energética a diminuição de microvilosidades poderá piorar o quadro.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708749517)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A membrana plasmática tem a mesma estrutura encontrada em seres procarióticos e eucarióticos, sendo formada por uma dupla camada de lipídios, proteínas e carboidratos com uma espessura entre 7nm a 10nm. Com base nessas informações, em qual microscópio ela foi observada e medida?
		
	 
	e- Microscópio de contraste de fase
	
	d- Microscópio de fluorescência
	
	c- Microscópio óptico
	 
	a- Microscópio eletrônico de transmissão.
	
	a- Microscópio eletrônico de varedura.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708971420)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	As caderinas são glicoproteínas dependentes de íons cálcio, sendo responsáveis pela adesão entre células adjacentes, como na epiderme. Portanto, podemos destacar que essas moléculas fazem parte do:
		
	
	núcleo
	
	ribossomo
	
	lisossomo
	 
	glicocálice
	 
	microtúbulo
	A droga vinblastina é um quimioterápico usado no tratamento de pacientes com câncer. Tendo em vista que essa droga impede a formação de microtúbulos, sua interferência no processo de multiplicação celular será na:
		
	
	descondensação dos cromossomos.
	
	duplicação dos cromossomos.
	 
	migração dos cromossomos.
	 
	condensação dos cromossomos.
	
	formação das sinapses para impedir a ocorrência do crossing over.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708944700)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Uma célula eucariótica é principalmente caracterizada pela presença de um núcleo organizado e delimitado por uma membrana nuclear denominada Carioteca. O nucleoplasma do núcleo celular é composto principalmente por:
		
	
	DNA, RNA e proteínas
	 
	Água, nucleosídeos, nucleotídeos e proteínas
	 
	DNA, mitocôndrias e lisossomos
	
	Ribossomos, nucleotídeos e nucleosídeos
	
	Plasma sanguíneo, DNA e RNA
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708101631)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito de Citologia, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	A síntese de proteínas por meio da união de aminoácidos ocorre nos lisossomos, presentes em todos os seres vivos.
	
	Na respiração celular, a glicólise ocorre no mitocondria, enquanto o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória ocorrem no citosol.
	
	Na osmose, sempre que houver diferença de concentração do solvente entre duas soluções, o soluto se moverá da solução menos concentrada para a mais concentrada.
	 
	Os procariontes são unicelulares e têm a estrutura celular mais simples, sem núcleo individualizado, sendo que o material genético não está envolvido nem separado do citoplasma por membrana nuclear.
	
	No citosol, realizam-se diversas reações químicas do metabolismo, como a fase final da respiração celular e a síntese de várias substâncias.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708892164)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Por meio da utilização de técnicas de microscopia de luz, as células de organismos vivos podem ser classificadas em dois tipos: procarióticas e eucarióticas. A afirmativa CORRETA a respeito da classificação celular de organismos vivos é:
		
	
	As células de bactérias e fungos são classificadas como procarióticas.
	
	Bactérias não possuem parede celular
	 
	Procariotos possuem um compartimento nuclear distinto, encoberto por membrana.
	
	Organismos eucarióticos vivem em uma variedade de nichos ecológicos muito maiores do que organismos procarióticos.
	 
	As células deplantas e animais são classificadas como eucarióticas.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708762303)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A energia imediata que supre o processo de contração muscular é derivada de ligações ricas em energia proveniente de:
		
	
	Fosfoenolpiruvato
	 
	Adenosina trifosfato
	
	Creatinina fosfato
	
	Adenosina difosfato
	
	Adenosina monofostato
	 1a Questão (Ref.: 201709226438)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Macromolécula (s) com a capacidade de conter e transmitir informações genéticas é(são):
		
	 
	somente DNA
	
	DNA e proteínas
	
	DNA e RNA
	
	RNA e proteínas
	
	RNA, DNA e proteínas
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708965611)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	São junções do tipo focais, formadas por uma placa proteica, que se encontram ligadas na porção extracelular, por um conjunto de proteínas chamadas caderinas, e no meio intracelular esta se adere ao citoesqueleto por meio de filamentos intermediários. O texto refere-se às junções que são classificadas como:
		
	 
	Junções aderentes
	
	Hemidesmossomos
	 
	Desmossomos
	
	Junções oclusivas
	
	Junções gap
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708778936)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	São conhecidas como junções de comunicação célula-célula, sendo constituídas por um hexâmero proteico de conexinas. Permitem a troca de metabólitos de baixo peso molecular e de íons entre células vizinhas. O conceito desta questão se refere a seguinte estrutura:
		
	
	mácula de adesão
	
	junção aderente
	 
	junção do tipo GAP
	
	desmossomo
	
	junção de oclusão
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201709197632)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O ácido desoxirribonucleico (DNA) é formado por subunidades denominadas nucleotídeos. Os nucleotídeos que formam o DNA são:
		
	
	uracila, guanina, citosina, timina.
	
	uracila, adenina, timina, guanina.
	
	frutose, timina, citosina, guanina.
	 
	adenina, timina, citosina, guanina.
	
	glicose, frutose, citosina, adenina
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708992246)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As alternativas abaixo trazem informações a respeito da membrana celular. Dentre as referidas alternativas, apenas UMA traz uma informação ERRADA. Assinale-a.
		
	
	Representa o primeiro elo de contato entre os meios extra e intracelular.
	
	Delimita o ambiente celular.
	
	É formada por uma bicamada lipídica.
	 
	A permeabilidade não é seletiva.
	
	Possibilita a célula responder estímulos externos

Continue navegando

Outros materiais