Buscar

ARTIGO PRA PENAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL – TEORIA DO CRIME
O ERRO DE DESCARTES: EMOÇÃO, RAZÃO E O CÉREBRO HUMANO.
JANARA DE CASTRO SILVA DAMASCENO
RESUMO
O Erro de Descartes, do neurologista português Antônio Damásio, sugere uma conexão entre razão, emoção e corpo humano. O livro analisa casos em que pessoas que sofreram danos numa determinada parte do cérebro, os lobos pré-frontais, tem suas personalidades modificadas. Essas pessoas tornam-se incapazes de levar uma vida normal, não conseguindo manter relacionamento estável, empregos, tendo maiores dificuldades em tomadas de decisões simples, porém não conseguem pensão por invalidez já que o desempenho em testes psicológicos usuais não apontam sinais de impossibilidade em tais relações. Decorrente disto, o resultado das pesquisas feitas por Damásio aponta que a razão e a emoção não podem ser distanciadas, mesmo em tomadas de decisões ditas com racionais.
PALAVRAS-CHAVE
Razão; racionalismo; emoção; mente; sentimento; personalidade; corpo humano;
INTRODUÇÃO
Antônio Damásio busca demonstrar, por meio de relatos de casos, que a razão, a emoção e o cérebro humano são ligados, um sofre a interferência do outro diretamente. 
[...] o amor, o ódio e a angustia, as qualidades de bondade e crueldade, a solução planificada de um problema cientifico ou a criação de um novo artefato, todos eles têm por base os acontecimentos neurais que ocorrem dentro de um cérebro, desde que esse cérebro tenha estado e esteja nesse momento interagindo com o seu corpo. A alma respira através do corpo, e o sofrimento, quer comece no corpo ou numa imagem mental, acontece na carne. (ANTÔNIO DAMÁSIO, 2005, p.18)
O livro começa relatando o caso de Phineas P. Gage, que sofreu um grave acidente em seu trabalho que fez uma barra de ferro perfurar sua cabeça afetando seu lobo pré-frontal. Após o acidente, Gage permaneceu consciente e de imediato não foi observado que haveria comprometimentos graves causados pela perfuração. Daí em diante as reações do paciente passam a ser analisadas. O que acontece é que, após o acidente, ele passa a não ser mais o mesmo, mostrando sinais de mudança em seu comportamento e no seu caráter. Depois do acidente, Gage não consegue permanecer em um emprego, torna-se uma pessoa inconstante e demostra-se difícil em manter algum tipo de relação. 
Elliot também se torna um personagem nesse livro, é comparado a Gage, pois sofreu uma lesão no lobo pré-frontal do cérebro, um tumor. Elliot tinha uma vida estável, esposa, filhos e um bom emprego, após a remoção do tumor, ele passa a ter uma nova personalidade. Elliot continuava com sua base de conhecimento e podia executar as mais diversas ações tão bem como antes, porém não era possível esperar que ele executasse a ação apropriada no momento necessário. Passou a ser irresponsável e insensato, agora levava a vida em negócios que terminavam mal, e sua aptidão para tomar decisões estava prejudicada.
A principal descoberta de Damásio é que esses pacientes não têm uma deficiência de racionalidade e sim de sentimento. Perdem, por exemplo, a capacidade de reagir emocionalmente à beleza e ao sofrimento, embora ainda possam distinguir o que é belo ou triste.
OBJETIVO
Entender e analisar, por meio da leitura, o livro “O Erro de Descartes: Emoção, Razão e o Cérebro Humano” do autor Antônio Damásio, com o objetivo de entender sua ideologia e seus conceitos.
DESENVOLVIMENTO
René Descartes foi um filósofo, físico e matemático francês, sendo considerado “o pai do racionalismo”. Sua teoria seria que a razão e a emoção são distintas, não se misturam e nem se influenciam. O livro de Damásio vem com o intuito de rebater essa teoria, no passo em que o mesmo tenta, por meio de análises de casos concretos, provar que tal teoria estaria equivocada. Para Damásio o erro de Descartes estaria em acreditar na existência de um dualismo, uma distinção entre corpo e mente.
A lesão pré-frontal bilateral, [...] impede uma apresentação emocional normal e, de forma não menos importante, provoca anormalidades no comportamento social. Numa série de estudos reveladores, Ronald Myers demonstrou que macacos sujeitos a remoções pré-frontais bilaterais [...] não mantêm relações sociais normais dentro do grupo de macacos a que pertence, apesar de nada ser alterado na sua aparência física. (ANTÔNIO DAMÁSIO, 2005, p. 100).
 Para Damásio o ambiente também interfere nas relações e em escolha de decisões, ele retrata em seu livro que mais do que a ligação entre razão e emoção, o ambiente social pode gerar efeitos juntamente com os demais fatores.
Primeiro, a escolha de uma decisão quanto a um problema pessoal típico, colocado em ambiente social, que é complexo e cujo resultado final é incerto, requer tanto o amplo conhecimento de generalidades como estratégias de raciocino que operem sobre esse conhecimento. O conhecimento geral inclui fatos sobre objetos, pessoas e situações do mundo externo. Mas como as decisões pessoais e sociais se encontram inextricavelmente ligadas à sobrevivência, esse conhecimento inclui também fatos e mecanismos relacionados com a regulação do organismo como um todo. (ANTÔNIO DAMÁSIO, 2005, p. 109).
Uma crítica a Damásio é que apesar de ser retratado o erro cometido por descartes, o livro não tem como principal foco esse erro. Alguns críticos afirmam que a escolha do titulo foi errônea, que ao invés de titulo deveria ser subtítulo passando assim ser “Emoção, Razão e o Cérebro Humano: O Erro de Descartes”.
Nos casos relatados no livro, como o caso de Gage, é perceptível que quem sofre tais acidentes podem perder algumas características de sua personalidade anterior, tendo mudanças em seus comportamentos e em suas decisões.
As pessoas que não sofreram nenhum tipo de lesão tomam decisões razoavelmente sensatas sobre suas vidas diariamente sem serem em particular gênios e em maior parte conseguem manter relações. Segundo Damásio, isso não se dá devido a usarem melhor a razão, mas por saberem usar o sentimento, claramente relacionadas às áreas danificadas em pacientes como Gage e Elliot.
Sentimentos, formados a partir da experiência adquirida com as consequências em longo prazo de decisões tomadas ou observadas no passado, atuam como alarme para o perigo de escolher certas ações e deixa ao pensamento consciente apenas a consideração final entre os poucos caminhos emocionalmente atraentes.
O fim não justifica os meios, nem a consideração fria e interminável dos meios possíveis. Na verdade, a melhor imagem da cabeça fria que o racionalismo clássico recomenda para se agir corretamente é a de um psicopata ou sociopata insensível e indiferente às consequências do que faz inclusive para si próprio. O funcionamento normal da razão, mesmo no que se costuma chamar de planejamento estratégico, não pode ser separado da emoção. 
A mente não deve ser vista como algo isolado, puramente intelectual. Damásio nos mostra que intelecto, emoção, instinto e impulsos se misturam e interagem intensamente com o corpo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O Erro de Descartes se encontra, para Damásio, no fato de ter como base de pensamento o dualismo entre corpo e mente, a separação de razão e emoção. Neste livro, o autor cita outros erros cartesianos, como o mecanicismo e que era o calor que faria o sangue circular, porém Damásio coloca em foca e como principal o erro do dualismo, e é com base neste erro que se desenrola o livro. 
O livro faz com que sejam questionadas teorias que tratam a razão como distinta da emoção, o que leva seus leitores a uma nova corrente doutrinária sobre o assunto em discussão. 
Mesmo com várias criticas, Damásio elaborou com base em comprovações e exemplos de casos analisados e estudados por ele, fortes argumentos de sua ideologia, trazendo uma explicação para a separação/ligação entre razão e emoção não filosófica e sim neurológica.
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ANÁLISE CRÍTICA DA OBRA DE ANTÓNIO DAMÁSIO: "O ERRO DE DESCARTES" OU O ERRO DE DAMÁSIO SOBRE "O ERRO DE DESCARTES”. Ipv.pt. Disponível em: <http://www.ipv.pt/millenium/ect2_mjf.ht m>.Acesso em: 23 set. 2017.
DESCARTES E A QUESTÃO MENTE – CORPO. Namu Portal. Disponível em: <http://www.namu.com.br/artigos/descartes-e-questao-mente-corpo>. Acesso em: 26 set. 2017.
RENÉ DESCARTES. Info Escola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/fil osofos/rene-descartes/>. Acesso em: 25 set. 2017.

Outros materiais