Buscar

slide nefro

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE ESTÁCIO DE MACAPÁ
 
 
Fisiologia do sistema renal: filtração do sangue
  
Daniel Santos 
Danielle Brito
Maria Gecinilda Siqueira
Mayara Campos
Tatiane Teles
Anatomia renal
Os rins são um par de órgãos, castanho-avermelhados, localizados no plano retroperitoneal, sobre a parede posterior do abdômen, desde a 12ª vértebra torácica à 3ª vértebra lombar no adulto (SMELTZER e BARE, 2006). 
 A unidade funcional do rim é o néfron, pois só ele é capaz de realizar todas funções renais.
Anatomia renal
Spence (1991) descreve o rim adulto com cerca de 12 cm de comprimento, com 6 cm de largura, e 2,5 cm de espessura, pesando de 120 a 170g . Guyton e Hall (2006) resumem que os rins de um adulto têm o tamanho de uma mão fechada.
Anatomia renal
Spence (Dangelo e Fattini (2007) afirmam que os rins estão situados à direita e à esquerda da coluna vertebral, tendo o direito uma posição inferior em relação ao esquerdo, em virtude da presença do fígado à direita. 
Dangelo e Fattini (2007) ainda retratam que o órgão tem a forma de um grão de feijão, apresentando duas faces, anterior e posterior, e duas margens, medial e lateral. Suas duas extremidades, superior e inferior, são denominadas pólos e sobre o pólo superior situa-se a glândula supra-renal, pertencente ao sistema endócrino.
Funções dos rins
Eliminar substâncias tóxicas;
Manter o equilíbrio de eletrólitos;
Regular o equilíbrio ácido-básico;
Regular a osmolaridade e volume do liquido corporal;
Excreção de substâncias exógenas;
Produção de hormônios;
Produção de urina para exercer suas funções secretoras.
Assim, é previsto que em 24 horas são filtrados cerca de 180 litros de fluidos do plasma; mas são formados apenas 1 a 2 litros de urina por dia, significando que, aproximadamente, 99% do glomerular filtrado é reabsorvido. 
O sangue chega aos rins através da artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de arteríolas aferentes, onde cada uma ramifica-se no interior da cápsula de Bowman do néfrom, formando um enovelado de capilares denominado glomérulo de Malpighi.
Os capilares do glomérulo deixam extravasar diversas substâncias presentes no sangue (água, uréia, glicose, aminoácidos, sais e diversas moléculas de tamanho pequeno), através de suas finas paredes. Essas substâncias extravasadas passam entre as células da parede da cápsula de Bowman e atingem o túbulo contorcido proximal, onde constituem o filtrado glomerular (urina inicial).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Brunner̸ Suddarth, Tratado de Enfermagem médico Cirúrgico;[ revisão técnica Shannon Lynne Myers] - Rio de janeiro: Guanabara Koogan,1994. 
Enfermagem ̸ Marco Aurélio Alves...[et al.]; São Paulo: DCL,2010.
Enfermagem em emergência̸ Andréa Cristiane Bressane Volpato, Cristiane Souza Vitor e Maria Aparecida Modesto dos Santos, organizadoras. 2. Ed._São Paulo: Martinari,2014;
Prática de Enfermagem̸ Sandra M. Nettina; [revisão técnica Shannon Lynne Myers; tradução Antonio Francisco Dieb Paulo,...et al.]. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,2014.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais