Buscar

fenomenos meio da aula

Prévia do material em texto

A equação, através da qual se determina a vazão volumétrica Q, de um fluido escoando por um orifício localizado, na parte lateral de um tanque, é dada por:
Q = 0,61 A ( 2 g h )1/2, onde A representa a área do orifício, g é a aceleração da gravidade e h, a altura da superfície livre do fluido em relação ao orifício. Verifique se a constante 0,61 é dimensional ou adimensional, considerando que a equação é dimensionalmente homogênea, e que 2 é uma constante adimensional.
Gabarito
Listando as grandezas e suas respectivas dimensões:
0,61 = Q / A ( 2gh ) 1/2, vamos verificar as dimensões do lado direito da equação:
Logo identificamos que a constante é adimensional.
Com a tabela de conversão de unidades vamos fazer as transformações solicitadas:
a) 5 Kgf/m2 para Dina/ft2
b) 1,35 slug/ft3 para g/L
Gabarito
Leia o texto “A Primeira Lei da Termodinâmica” que trata do importante princípio da  conservação da energia.
Após sua leitura, indique a equação que o representa e, de forma similar ao exemplo tratado na nossa aula,  liste as grandezas envolvidas, suas dimensões em F, L e t e justifique sua homogeneidade dimensional.
Gabarito
Como você deve ter observado na pesquisa, a  equação que descreve o primeiro princípio da Termodinâmica é: Q = W + Δ U, onde Q é a quantidade de calor trocado pelo sistema, W é o trabalho exercido pelo sistema ou no sistema e Δ U é a variação de energia interna do sistema.
Foi pedido que listasse as grandezas envolvidas e suas dimensões em F, L e t, como fizemos nas aplicações 1 e 2 da aula de hoje. Todas as grandezas têm dimensão de energia e esta corresponde ao produto da força pelo deslocamento.
Voltando à equação e substituindo as grandezas por suas dimensões temos:
Q= W + Δ U
F. L [=] F. L + F. L, onde comprovamos a homogeneidade dimensional da equação já que tem as mesmas dimensões nos dois lados.

Continue navegando