Buscar

COBERTURAS USADAS EM URGENCIA E EMERGENCIA PARA FERIDAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A colagenase é uma enzima produzida pela célula móvel Osteoclasto, responsável pela destruição do osso. Ela é potencialmente eficaz no tratamento de feridas pelo fato de possuir a capacidade de destruir as células de colágeno que forma o tecido morto da ferida. Desta forma, as novas células têm mais espaço para se proliferarem.
A enzima colagenase é utilizada na indústria farmacêutica para a produção de pomadas, de forma independente ou combinada com outras substâncias. Os produtos que dela derivam são utilizados apenas para ferimentos superficiais, como os causados por quedas ou arranhões.
Em casos onde o tecido já entrou em estado de necrose, o material deve ser retirado primeiro, através de uma raspagem. Então, o local deve ser limpo e seco, mas não totalmente. A enzima age mais potencialmente na presença de alguma umidade. A aplicação deve ser feita em uma espessura de 2mm, em média.
Já para situações onde a necrose é crostada, ou seja, formou uma casca, a recomendação é de que se faça um corte no centro da ferida, e cortes nas laterais, para que a penetração do medicamento seja mais eficaz. A crosta deve ser umedecida com gase antes do início da aplicação, e ao final do processo, coberta com gase limpa.
É importante saber que os curativos devem ser trocados diariamente. A ação da colagenase pode ser aumentada se a aplicação for feita duas vezes ao dia. Em cada troca, o material necrosado que tiver se desprendido da pele deve ser retirado com pinça ou espátula. Detergentes e sabonetes não devem ser utilizados na região durante o tratamento, pois inativam a enzima.
O efeito da colagenase
A eficácia da enzima já foi comprovada nos diversos testes realizados. Ela é utilizada em medicamentos para doenças nas mãos e no pênis, e está em fase de testes para ser utilizada em tratamentos de combate à celulite. O fato é que a colagenase tem capacidade de digerir as fibras de colágeno natural.
Estas fibras são as responsáveis pela retenção do tecido necrosado, o que impede a cicatrização. Algumas pesquisas ainda apontam que além do efeito de destruição, a colagenase ainda incita o crescimento do tecido de granulação, que preenche os locais lesionados do corpo. Além disso, a epitelização das feridas, ou seja, a cobertura de pele saudável, também é favorecida pela enzima.
A ação completa dos medicamentos à base de colagenase ocorre em até 14 dias, mas já pode ser percebida nos primeiros 6 dias de uso. As feridas sem sangramento são as que podem receber a aplicação da pomada, que não deve entrar em contato com a corrente sanguínea.
Ácidos graxos essenciais (AGE)
Composição: Óleo vegetal composto por ácido linoleico, ácido caprílico, ácido cáprico, vitamina A, E e lecitina de soja.
Mecanismo de ação: Promove quimiotaxia (atração de leucócitos) e angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos), mantém o meio úmido e acelera o processo de granulação tecidual.
Benefícios:
A aplicação tópica em pele íntegra tem grande absorção, forma uma película protetora na pele, previne escoriações devido à alta capacidade de hidratação e proporciona nutrição celular local;
Pode ser usado em qualquer fase de cicatrização;
Auxilia o desbridamento autolítico;
Bactericida Staphylococcus aureus;
Pode-se fazer o desbridamento para agilizar o processo de cicatrização.
Indicação: Prevenção de úlceras de pressão; Tratamento de feridas abertas.
Tipo de feridas: Lesões abertas, com ou sem infecção.
Contraindicação: Pode ocorrer em caso de hipersensibilidade.
Modo de usar:
Lavar o leito da ferida com jato de SF 0,9% morno;
Remover exsudato e tecido desvitalizado se necessário;
Espalhar AGE no leito da ferida ou embeber gazes estéreis de contato o suficiente para manter o leito da ferida úmido até a próxima troca;
Espalhar o AGE sobre o leito da ferida e utilizar como cobertura secundária gazes embebidas em solução fisiológica 0,9%;
Ocluir com cobertura secundária estéril de gaze, chumaço, compressa seca ou qualquer outro tipo de cobertura adequada.
Periodicidade da troca: Trocar o curativo secundário sempre que estiver saturado ou, no máximo, a cada 24 horas.
Observações: O AGE pode ser associado ao alginato de cálcio ou carvão ativado e diversos tipos de coberturas.

Outros materiais