Buscar

PATOLOGIA BÁSICA AVALIAÇÃO PARCIAL 1

Prévia do material em texto

PATOLOGIA BÁSICA
	
	Avaiação Parcial: SDE0139_SM_201602762521 V.1 
	 
	
	
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 30/09/2017 17:35:06 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201603607589)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As lesões celulares são consideradas em dois grupos: lesões (x) e (y) As incógnitas X e Y podem ser substituídas por:
		
	
	Horizontais e Verticais
	 
	Letais e Não-Letais
	
	Completas e Incompletas
	
	Inteiras e Fragmentadas
	
	Conhecidas e Desconhecidas
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603462125)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Com relação aos métodos citopatológicos e histopatológicos é correto afirmar que:
		
	 
	Os métodos histopatológicos são invasivos e mais caros que os métodos citopatológicos e em casos de neoplasias seus resultados são melhores.
	
	Em casos de neoplasias o método citopatológico gera um diagnóstico conclusivo mesmo sem complementação com outros método de estudo.
	
	Os métodos citopatológicos são pouco invasivos e mais dispendiosos que os métodos histopatológicos porém seu resultado é conclusivo em casos de neoplasias
	
	Todas as afirmativas antriores estão erradas.
	
	O método histopatológico é menos invasivo e mais barato que o método citopatológico.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603739318)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em relação aos agentes físicos das lesões, estão corretos, EXCETO: Justifique sua resposta.
		
	
	Perfuração
	 
	Candida albicans
	
	Esmagamento
	
	Laceração
	
	Fratura
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603608313)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É a morte celular geneticamente programada, não seguida de autólise (destruição das células pelas enzimas do próprio indivíduo). Trata-se de um tipo de autodestruição celular ordenada com uma finalidade biológica definida e que demanda certo gasto de energia para a sua execução, não havendo desta forma uma simples degeneração. Pode também ser causada por um estímulo patológico não fisiológico, como a lesão ao DNA celular, por exemplo. Este processo envolve uma série de alterações morfológicas da célula que leva à inativação e fragmentação dela, ao final de seu ciclo, sem extravasar conteúdo tóxico para o meio extracelular, portanto, sem causar dano tecidual. Os restos celulares são fagocitados (englobados e digeridos) por macrófagos teciduais, sem danos para as demais células do tecido. O parágrafo refere-se à:
		
	 
	apoptose
	
	cariólise
	
	inflamação
	
	necrose
	
	picnose
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201602877004)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	3) O alcoolismo está associado à causa de esteatose hepática alcoólica, degeneração celular que pode evoluir e levar à cirrose e até ao câncer hepatocelular. A respeito da esteatose hepática, é CORRETO afirmar que:
		
	 
	trata-se de uma deposição anormal de triglicerídeos no citoplasma dos hepatócitos, determinando o aparecimento de vacúolos claros que, em casos extremos, pode transformar o fígado num órgão amarelo, mole e gorduroso.
	
	trata-se de um acúmulo anormal de água no citoplasma dos hepatócitos, que se tornam células edemaciadas, com membrana plasmática enfraquecida que pode romper-se.
	
	trata-se de um acúmulo anormal de melanina no citoplasma dos hepatócitos, determinando o aparecimento de vacúolos marrom-escuros ou pretos.
	
	trata-se de uma deposição anormal de proteínas no citoplasma dos hepatócitos, formando vacúolos protéicos bem corados pela eosina.
	
	trata-se de uma liberação anormal das enzimas ácidas contidas nos lisossomos dos hepatócitos, determinando a degradação de proteínas citosólicas fundamentais para a as funções celulares das células do fígado.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201603069189)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	SÃO CAUSAS DA ESTEATOSE HEPÁTICA
		
	
	HIPERTENSÃO ARTERIAL E TABAGISMO
	
	ÁLCOOL E TABAGISMO
	
	DIABETES E HIPERTENSÃO ARTERIAL
	
	ÁLCOOL E HIPERTENSÃO ARTERIAL
	 
	DIABETES E DISLIPIDEMIA
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201603502239)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Trata-se de uma pigmentação por sais de carbono. Comum sua passagem pelas vias aéreas, chegando aos alvéolos pulmonares e ao linfonodos regionais por intermédio da fagocitose do pigmento. A pigmentação em questão não gera grandes problemas, mas sua evolução pode originar disfunções pulmonares graves, principalmente em profissionais que constantemente entram em contato com a poeira de carvão. A cor varia do amarelo-escuro ao negro. O tipo de pigmentação exógena descrita é denominada de:
		
	
	Argiria
	 
	Antracose
	
	Saturnismo
	
	Siderose
	
	Tatuagem
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201603502240)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É resultado da polimerização do grupo heme da hemoglobina, é uma espécie de armazenagem do íon ferro cristalizado. Este se acumula nas células, principalmente do retículo endotelial. É originada da lise de hemácias, de dieta rica em ferro ou da hemocromatose idiopática (alteração da concentração da hemoglobina nos eritrócitos). A sua cor é amarelo-acastanhado. O parágrafo refere-se a um tipo de pigmentação designado como:
		
	
	bilirrubina
	
	Saturnismo
	
	hematoidina
	 
	hemossiderina
	
	porfirina
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201603069196)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	DISTURBIO CIRCULATÓRIO CARACTERIZADO PELA ATIVAÇÃO EXCESSIVA DOS PROCESSOS HEMOSTÁTICOS, PODE LEVAR À ISQUEMIA E NECROSE.
		
	 
	TROMBOSE
	
	EDEMA
	
	CONGESTÃO
	
	HEMORRAGIA
	
	HIPEREMIA
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201602880402)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Hemostasia é conseqüência de processos rigorosamente controlados que mantém o sangue em um estado fluido e livre de coagulação nos vasos normais, e também induz a rápida formação de um tampão hemostático localizado no local de lesão vascular. Situações patológicas podem gerar uma falha nesse sistema ocasionando bloqueios em alguns vasos sanguíneos. Uma massa sólida formada pela coagulação do sangue dentro dos vasos sanguíneos é conhecida como:
		
	
	Aneurisma
	
	Hematoma
	
	Equimose
	 
	Trombo
	
	Petéquias
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando