Buscar

3 Nervos Espinais (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
DISCIPLINA: NEUROANATOMIA HUMANA APLICADA
TURMA: PSICOLOGIA
AULA: SNP – Nervos Espinais. 
Profa. Dra. Themis Cardinot
*
*
Nervos espinais são os nervos que ligam a medula espinal aos músculos esqueléticos do corpo humano, fazem conexão com a medula espinal e são responsáveis pela inervação do tronco, dos membros superiores e inferiores e partes da cabeça. 
 Juntamente com os nervos cranianos, formam o sistema nervoso periférico responsável pelas funções de relação do organismo, como a locomoção, a fala e os sentidos.
*
*
De acordo com as regiões da coluna vertebral, os 31 pares de nervos espinais distribuem-se da seguinte forma:
8 pares de nervos cervicais
12 pares de nervos torácicos
5 pares de nervos lombares
6 pares de nervos sacrais
*
*
Do H Medular partem pequenos filamentos nervosos denominados de filamentos radiculares, que se unem para formar, respectivamente, as RAÍZES VENTRAIS E DORSAIS DOS NERVOS ESPINAIS. 
Formação de um nervo espinal
*
*
 	A raiz ventral (ou raiz anterior) sai da medula pelo SULCO 	LATERAL ANTERIOR e a raiz dorsal (ou raiz posterior) entra na 	medula pelo SULCO LATERAL POSTERIOR.
*
*
As duas raízes se unem para formação dos nervos espinais, ocorrendo essa união em um ponto situado distalmente ao GÂNGLIO ESPINAL que existe na raiz dorsal.
*
*
Quanto à transmissão dos estímulos nervosos, os nervos podem ser de 3 tipos:
Sensitivos: Levam os estímulos nervosos do corpo para o cérebro.
Motores: Levam os estímulos nervosos do cérebro para o corpo.
Mistos: São sensitivos e motores, simultaneamente.
Na realidade, OS NERVOS ESPINAIS SÃO MISTOS, pois são formados por duas raízes nervosas: a raiz ventral ou anterior, que é MOTORA, e a raiz dorsal ou posterior, que é SENSITIVA.
*
*
A parte sensitiva une-se a medula espinhal através da raiz posterior ou dorsal, onde encontram-se os gânglios espinais - estruturas que abrigam os corpos dos neurônios da raiz sensitiva. 
Já a parte motora dos nervos espinais se liga-se a medula através da raiz anterior ou ventral. Os corpos dos neurônios da raiz motora localizam-se na própria medula espinal.
*
*
*
*
*
*
DERMÁTOMO: 
	É a área da pele que leva informações sensitivas de cada raiz nervosa.
MIÓTOMO:	
	É o grupo de músculos que cada raiz inerva.
*
*
*
*
A PARAPLEGIA é resultante de uma lesão medular. Este tipo de lesão classifica-se como completa ou incompleta, dependendo do fato de existir ou não controle e sensibilidade abaixo de onde ocorreu a lesão medular. A paraplegia traduz-se na perda de controle e sensibilidade dos membros inferiores, impossibilitando o andar e dificultando permanecer sentado. Normalmente as lesões que resultam em paraplegia situam-se ao nível da coluna torácica ou coluna lombar sendo que quanto mais alta for a lesão maior será a área de impacto, abrangendo o controle motor e sensibilidade, uma vez que a medula espinal é afetada. 
A TETRAPLEGIA ou QUADRIPLEGIA é quando uma paralisia afeta todas as quatro extremidades, superiores e inferiores, juntamente à musculatura do tronco. À impossibilidade de mover os membros associam-se, em grau variável, distúrbios da mecânica respiratória, podendo causar demência leve.
*
*
Obrigada!
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais