Buscar

6 - DIREITO E IDEOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AULA 5 - DIREITO E IDEOLOGIA
IDEOLOGIA
Quando perguntamos as pessoas sobre ideologia, podemos estar falando de suas teorias, suas idéias, conceitos.
Com isso chegamos ao termo “Atestado Ideológico”, que diz respeito a declaração exigida a um individuo sobre sua filiação partidária e idéias que orientam sua ação política.
Ideologia é um conjunto de idéias ou pensamentos de uma pessoa ou de um grupo de indivíduos. A ideologia pode estar ligada a ações políticas, econômicas e sociais.
Ideologia é um termo que possui diferentes significados. 
No senso comum significa ideal, e contém um conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas.
Visão Critica de Ideologia
Para aqueles que adotam o termo ideologia segundo a concepção crítica, não faz sentido dizer: que um indivíduo ou grupo possui uma ideologia; que existem ideologias diferentes que cada um tem a sua própria ideologia; que cada partido tem uma ideologia; que existe uma ideologia dos dominados. 
Ideologia, pela concepção crítica, não é algo disseminável como é uma idéia ou um conjunto de idéias; ideologia, neste sentido crítico, é algo voltado à criação/manutenção de RELAÇÕES DE DOMINAÇÃO por meio de quaisquer instrumentos simbólicos: seja uma frase, um texto, um artigo, uma notícia, uma reportagem, uma novela, um filme, uma peça publicitária ou um discurso.
IDEOLOGIA COMO FORMA DE DOMINAÇÃO??
Diversos autores utilizam o termo sob uma concepção crítica, considerando que ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento; persuasão, e não da força física, alienando a consciência humana. 
Para Karl Marx, a ideologia mascara a realidade. Os pensadores adeptos dessa escola consideram a ideologia como uma idéia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades.
VARIAS IDEOLOGIAS SE DESTACARAM:
- Ideologia democrática: surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, e possui como ideal a participação dos cidadãos na vida política.
- Ideologia capitalista: surgiu na Europa durante o Renascimento Comercial e Urbano (século XV). Ligada ao desenvolvimento da burguesia, visa o lucro e o acumulo de riquezas.
- Ideologia comunista: implantada na Rússia e outros países (principalmente do leste europeu), após a Revolução Russa (1917). Visava a implantação de um sistema de igualdade social.
- Ideologia conservadora: idéias ligadas à manutenção dos valores morais e sociais da sociedade.
- Ideologia anarquista: defende a liberdade e a eliminação do estado e das formas de controle de poder.
- Ideologia nacionalista: exaltação e valorização da cultura do próprio país.
Discurso
O discurso tem uma dimensão ideológica que relaciona as marcas deixadas no texto com as suas condições de produção, que se insere na formação ideológica. Essa dimensão ideológica do discurso pode tanto transformar quanto reproduzir as relações de poder. 
Para Althusser, a ideologia é materializada nas práticas das instituições, e o discurso, como prática social, seria então “ideologia materializada”.
Para Paulo Freire, a ideologia tem a ver com a ocultação da verdade dos fatos, com o uso da linguagem para encobrir a realidade.
Ex. Adv. criminalista discorrer...
Ideologia Repressão e o Direito
 Nessa linha discursiva, muito embora sejam frágeis e dispersos os estudos marxistas sobre o tema, a ORDEM JURÍDICA é reconhecida como super estrutura destinada a reproduzir, articuladamente com os “aparelhos repressivos do Estado” (exército, polícia, tribunais, prisões) a pluralidade dos aparelhos ideológicos (escolas, igrejas, partidos, empresas, famílias, jornais etc.).
Dentro dessa ótica, seria isso verdadeiro??
Althusser, entende,nos referindo as questões do direito propriamente dita que os aparelhos repressores dos estado na figura dos tribunais dá estabilidade, através da lei, aos aparelhos ideológicos que são as escolas, partidos, religião, educação etc.).
Afinal, a ideologia do ponto de vista do direito é repressiva ou libertadora no sentido da manutenção da ética, etc??
O Direito, nesse contexto, surgiria como o instrumento de perpetuação de valores e, por outro lado, pode ser o palco para o desenvolvimento da luta por valores que privilegiem a realização dos seres humanos em comunidades?
DISCUTIR...
Qual o papel do advogado nesse contexto ideológico??
Fortalecedor do poder ideológico do estado?
OU
Valorativo no sentido de fazer valer as questões éticas e morais da sociedade??
PARA REFLETIR...
Compreender o Direito “é saber em parte por que obedecemos, por que mandamos, por que nos indignamos, por que aspiramos a mudar em nome de ideais, por que em nome de que ideais conservamos as coisas como estão??

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais