Buscar

FASCITE PLANTAR

Prévia do material em texto

FASCITE PLANTAR
A fáscia plantar é um tecido fibroso localizado ao longo da planta do pé, do calcanhar até a ponta dos dedos. Fascite plantar é a inflamação que ocorre devido a um estresse excessivo dessa região.
Uma das patologias mais comuns que acometem o pé. É muito discutida pelos profissionais da área de saúde e esportistas. Fascite é uma condição em que há uma inflamação da fáscia plantar, tecido conjuntivo que se estende da base do osso calcâneo (calcanhar) por toda planta do pé. Quando sobrecarregada, a fáscia inflama, causando dor. Essa dor também pode estar localizada apenas no calcanhar ou no arco do pé.
A fascite pode ser confundida com esporão de calcâneo, pois a fáscia se estende pela mesma região do calcanhar e, após longos períodos de sobrecarga, pode causar o esporão. Mas não é a mesma coisa.
A fascite plantar ocorre quando há muita tensão ou uso excessivo da fáscia plantar, o que pode provocar dor e dificuldade para caminhar.
PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DA FASCITE PLANTAR
Dor na sola do pé e calcanhar nos primeiros passos pela manhã. Dor na sola do pé após e/ou durante atividade física. Dor a palpação da sola do pé e calcanhar. Rigidez e tensão na sola do pé.
COMO TRATAR E PREVENIR A FASCITE PLANTAR 
O tratamento para fascite plantar é geralmente feito à base de medicamentos e fisioterapia, os medicamentos recomendados pelos médicos são analgésicos para reduzir a dor e anti-inflamatórios para diminuir inflamação.
Corrigir as alterações nos casos de pé chato ou cavo e hiperpronação. Perder peso. Readaptar a prática esportiva. Readequar o calçado (maior amortecimento e suporte). Uso de Palmilha Pés Sem Dor. Uma das formas mais eficazes de ajustar as alterações biomecânicas, causadoras da fascite plantar. Alongar os músculos da panturrilha antes e após a corrida. 
Na Fisioterapia:
 
Aquecimento da fáscia plantar antes dos primeiros passos do dia com massagem de fricção horizontal.
Alongamento da fáscia plantar = Flexão dorsal dos dedos do pé, rolamento do pé sobre uma bola de tênis.
Exercício de inclinação para a parede, alongamento sobre degraus (cuidado em pacientes idosos); fraqueza da musculatura intrínseca do pé = exercícios com toalha.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://www.reumatousp.med.br/para-pacientes.php?id=8025663&idSecao=18294311 http://www.reumatousp.med.br/para-pacientes.php?id=8025663&idSecao=18294311 http://www.pessemdor.com.br/dores/diagnostico-de-dores/fascite-plantar/

Continue navegando