Buscar

[Teste de conhecimento Aula 4] Estética E História Da Arte Contemporânea

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE CONTEMPORÂNEA
Teste de conhecimento - Aula 4
1. Henri Matisse foi uma das maiores expressões do movimento artístico e procurou mostrar as formas das figuras, sem se preocupar com a realidade e as cores . Isto foi observado no:
RESPOSTA: Fauvismo
2. Com relação ao Expressionismo e ao Impressionismo, assinalar a única opção incorreta:	
RESPOSTA: O Expressionismo apresentou uma pintura dramática, mas objetiva, não expressando sentimentos humanos.
3. Movimento artístico iniciado em Paris onde é defendido o uso violento das cores não convencionais, a cor é o principal veículo de expressão, uso exclusivo das cores puras, pincelada violenta, espontânea e definitiva. Nesta questão aparecem diversas características do:
RESPOSTA: Fauvismo
4. Assinale a alternativa que apresenta uma característica estética expressionista:	
RESPOSTA: Expressão de emoções intensas através de um dinamismo improvisado, abrupto, inesperado, com preferência pelo patético, grotesco, trágico, angustiado e sombrio.
5. O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, expressando sentimentos humanos. Como característica do Expressionismo, assinalar a única opção incorreta:	 
RESPOSTA: os artistas sempre utilizaram cores reais em seus trabalhos.
6. O Expressionismo alemão deu início a um comportamento artístico dramático, intenso e subjetivo, que buscava a expressão dos instintos e dos sentimentos humanos, através das obras de arte. O artista da época é um homem pessimista diante de um panorama de guerras por toda a Europa. Que recursos pictóricos são característicos das obras expressionistas, e utilizados pelos artistas naquele momento?	
RESPOSTA: Os pintores expressionistas utilizavam-se da forma ou da desconstrução dela, para pintar o amor, o ciúme, o medo, a solidão, a miséria humana, a prostituição, enfim. Deformavam a figura, para ressaltar o sentimento.
7. Com relação ao Expressionismo, assinalar a única opção incorreta:
RESPOSTA: Os artistas expressionistas não aceitavam a deformação das figuras para ressaltar o sentimento, os valores emocionais eram suplantados pelos intelectuais.
8. Com relação à estética expressionista, assinalar a única opção correta:
RESPOSTA: Os expressionistas são deformadores sistemáticos da realidade, fugindo às regras tradicionais de equilíbrio, regularidade e harmonia da estética clássica.
1. A invenção da fotografia delimitou o campo de conhecimento artístico da modernidade. Essa história vai ser vista como marco conceitual estético. Na história da arte esses primeiros momentos são estudados como mudanças que, ocorridas no final do século XIX e na virada do século XX. receberam os nomes de:
RESPOSTA: Impressionismo, Pós-Impressionismo e Expressionismo.
6. O movimento expressionista surgiu no final do século XIX e início do século XX. Apareceu como uma reação à objetividade do Impressionismo. Como características do Expressionismo podem ser assinaladas:
RESPOSTA: A distância da figuratividade e a utilização de traços e cores fortes.
7. Com relação ao Expressionismo e ao Impressionismo, assinalar a única opção correta:
RESPOSTA: embora sendo movimentos antiéticos, foram movimentos realistas que exigiram a dedicação total do artista à questão da realidade.
2. O pintor pós-impressionista Gauguin abandonou a Europa e foi viver no Taiti, em busca de uma vida mais livre em contato com os povos "primitivos" e não contaminados pela cultura europeia. Sua ideia de representar, por exemplo, árvores vermelhas com troncos azuis, foi desenvolvida pelos fauvistas, e indicava o principal veículo de expressão desse grupo. Marque a alternativa que apresenta o principal elemento expressivo do Fauvismo.
RESPOSTA: Cor.
3. Definido por muitos autores como a arte do instinto, o Expressionismo apresentou uma pintura dramática "expressando" sentimentos humanos. Com relação ao movimento expressionista pode ser afirmado que:
RESPOSTA: Observa-se uma pesquisa no domínio psicológico, cores resplandescentes, vibrantes, fundidas ou separadas.
4. Expressionismo e Impressionismo, assinalar abaixo a única opção incorreta:
RESPOSTA: Expressionismo: atitude sensitiva e perceptiva. Impressionismo: atitude agressiva e expressiva.
	
6. Em sua obra Gauguin começava a usar a tinta pura em áreas de cores bem definidas, os objetos passam a ser coloridos de modo arbitrário e a representação deixa de sugerir a tridimensionalidade. Gauguin reproduz a realidade da vida nas ilhas do Taiti, o espaço natural, a vida simples muito diferente da vida dos centros urbanos do século XIX. Como foi denominado o movimento artístico ao qual ele pertencia nesta fase, e do qual Matisse também fazia parte, sendo ambos os pintores denominados "feras" por conta da utilização que faziam das cores em suas telas?
RESPOSTA: Fauvismo
	
7. Movimento artístico iniciado em Paris onde é defendido o uso violento das cores não convencionais, a cor é o principal veículo de expressão, uso exclusivo das cores puras, pincelada violenta, espontânea e definitiva. Nesta questão aparecem diversas características do :
RESPOSTA: Fauvismo;

Outros materiais