Buscar

ANA LETICIA

Prévia do material em texto

Cada domínio COBIT cobre um conjunto de processos para garantir a completa gestão de TI, somando um total de:
		
	 
	30 processos.
	 
	34 processos.
	
	32 processos.
	
	31 processos.
	
	33 processos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201608356210)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Tendo como referência o Diagrama de Ishikawa (diagrama de causa e efeito ou diagrama espinha de peixe), podemos a afirmação que:
		
	
	O Diagrama de Ishikawa trata exclusivamente de processos ligados à gestão da orla marítima e da pesca. Daí o nome espinha de peixe.
	 
	O Diagrama de Ishikawa é muito utilizado nas organizações, pois demonstra claramente quais são as causas que levam a um determinado efeito.
	
	O Diagrama de Ishikawa é uma representação gráfica dos fatores que afetam o meio ambiente num determinado local. Não possui informações internas.
	 
	O Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de fluxograma, antecipando o mapeamento dos scripts de uma tarefa e não permitindo compreender o problema,
	
	O Diagrama de Ishikawa é pouco utilizado, pois desconsidera o efeito e amplifica demais as causas e as soluções.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201608356260)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a implantação do gerenciamento do processo em uma empresa marque a alternativa incorreta.
		
	 
	Uma vez que a equipe tenha sido capacitada e esteja a par de suas funções dentro da gestão por processos, é necessário estabelecer uma forma de controlar os processos por meio de indicadores.
	
	Para o programa de treinamento e capacitação pode-se sugerir as metodologias: Treinamento técnico, Benchmarking, Treinamentos comportamentais, Análise de problemas e tomada de decisão, Gerência do trabalho em equipe.
	
	O estabelecimento de um conjunto de indicadores é fundamental para que os processos possam gerar informações gerenciais para os gestores poderem fazer as avaliações corretamente e tomar decisões de maneira mais precisa.
	 
	A implantação da gestão por processos segue a seguinte lógica respectivamente: gestão por processos, modelagem, divulgação da modelagem, mapeamento dos processos e implantação.
	
	O uso da gestão por processos representa, em muitas organizações, uma mudança cultural muito grande e, para fazer uma adaptação mais tranquila para as mudanças, é necessário estabelecer um programa de treinamento e capacitação bem definido.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201608355410)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre a medição de de indicadores nos Processos de Gestão Estratégica é INCORRETO afirmar:
		
	
	A medição é o único mecanismo que nos permite saber se estamos removendo sistematicamente as causas comuns e especiais dos erros de nossos sistemas e processos, a uma velocidade razoável.
	
	A medição serve para: controle, previsão, estimativa, tomada de decisão, identificação de problemas, solução de problemas, avaliação de melhoramentos (monitoramento da implantação da estratégia, ¿feedback¿ contínuo, parte do processo gerencial)
	 
	O sistema de medição de uma organização é como o painel de instrumentos de um avião. Cada instrumento indica uma variável. O piloto utiliza apenas uma medição para conduzir bem o avião, não há necessidade de várias.
	 
	A medição pode ser utilizada de maneira eficaz para impulsionar e motivar a melhoria da performance.
	
	Não se pode medir aquilo que não se pode definir operacional e conceitualmente.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201608355701)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A gestão de processos (ou gestão por processos) é hoje uma realidade concreta e desejada por organizações em todo o país. A utilização de fluxogramas é antiga no mundo das organizações no país. Já nas décadas de 1950 e 1960 surgia o fluxograma como um instrumento útil no estudo e na ação das organizações. Contudo, o uso de fluxogramas na atual gestão de processos sofre restrições. Uma dessas restrições é:
		
	
	ter uma simbologia incompatível com a moderna gestão de processos, por serem compostos por um número expressivo de símbolos que poucos benefícios trazem, em geral, aos gestores.
	 
	a natural dificuldade que funcionários de apoio têm na interpretação dos símbolos típicos dos fluxogramas.
	
	o fato de que os modernos manuais virtuais tornaram o fluxograma um instrumento obsoleto quando se deseja compreender o fluxo de pessoas e papéis num dado momento.
	 
	o fato de que não existe gestão de processos com a simples aplicação do fluxograma, pois ele apenas registra, na maioria dos modelos de fluxogramas, um único processo, e raramente menciona alguma correspondência com outros processos.
	
	que, curiosamente, consultores e gestores têm certa aversão aos fluxogramas porque, em geral, eles apresentam longas rotinas que dificultam sua pronta análise e imediata simplificação.

Continue navegando