Buscar

DESMONTE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DESMONTE 
HIDRÁULICO
Garimpagem mecânica por desmonte hidráulico:
O método consiste no decapeamento do material estéril quando este recobre o depósito de interesse. A extração desse material é realizada por meio de um jato d'água em alta pressão levado por mangueiras e direcionado pesadamente na base do talude da frente de lavra, provocando um desmoronamento controlado e a movimentação por gravidade, sendo acumulado num ponto de concentração da polpa (sólido/líquido) assim formada.
DESMONTE HIDRÁULICO
A água a alta pressão e alta velocidade, proveniente de um tanque elevado ou de uma bomba centrífuga ,levada contra a base de um banco por meio de um monitor , constitui o sistema de desmonte hidráulico. O jato d’água é usado para desintegrar, quebrar e empolpar o material que passa a correr através de canais feitos na superfície da lavra , sendo dirigido para a bomba e posterior recalque. Pedras de grande porte devem ser retiradas mecanicamente e postas de lado na escavação..
DESMONTE HIDRÁULICO
Este método tem baixo rendimento. De toda energia utilizada, grande parte é consumida em perdas de carga da linha e atritos do jato hidráulico com a atmosfera , restando uma quantidade relativamente pequena de energia para o trabalho de quebrar e empolpar. Também há dificuldade prática em se dirigir o jato contínuamente contra a parte do material remanescente não quebrado e não empolpado. Com isto grande quantidade de água é transportada ao banco , que consumirá mais energia para ser retirada por bombeamento , diluindo a polpa e consumindo mais energia. Esta ineficiência do desmonte hidráulico não tem maior relevância nos locais onde energia potencial natural é disponível
A produtividade do desmonte hidráulico possuiu variáveis intrínsicas nas características do solo. Argilas e outros materiais dispersos, são rapidamente fluidizados e formam polpas de alta concentração. Argilas plásticas possuem comportamento reologico nem sempre definido e invariavelmente requerem energia adicional e maior tempo para sua desintegração. A utilização de métodos combinados pode eventualmente oferecer melhores resultudos produtivos, tais como combinando o desmonte hidráulico com a utilização de tratores, drag lines , etc... Argilas duras e cascalho cimentado, respondem melhor ao desmonte hidráulico quando inicialmente quebrados por meios mecânicos. Trator de esteira com lâmina ou escarificador pode ser utilizado neste tipo de terreno com bons resultados.
DESMONTE HIDRÁULICO
DESMONTE HIDRÁULICO
Bibliografia :
http://www.redeaplmineral.org.br/pormin/noticias/legislacao/metodos_de_lavra.pdf
http://www.engendrar.com.br/arquivos/boletim/desmonteHidraulico_2-150.pdf
Mn58jDbyoSCcZ1tWOE3Fu1ETdkDQj7TrUtKhIJh_1BJVr081GYRNMa2VznAnKIqEgmf0dQAl50FTRFaQeJkMqWF_1ioSCVCaeaoh

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais