Logo Passei Direto
Buscar

FARMACODINÂMICA I

Ferramentas de estudo

Passei Direto Aniversário

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

A absorção de um fármaco pode variar de modo significativo, dependendo da formulação do medicamento utilizado e da via de administração. Considerando-se a via de administração do fármaco, é CORRETO afirmar que:
na administração sublingual, a absorção é dificultada pela baixa vascularização local.
uma das vantagens da via retal em relação à via de administração oral é evitar a destruição do medicamento por enzimas digestivas ou pelo baixo pH do estômago.
a via inalatória, utilizada no tratamento das crises asmáticas, proporciona rápido contato entre o fármaco e a grande área de troca das mucosas do trato respiratório e do epitélio pulmonar, porém a velocidade da instalação do efeito é metade da via intravenosa.
a via intradérmica é a mais utilizada na administração de medicamentos.
fármacos consumidos por via oral são absorvidos tão rapidamente quanto os administrados por via inalatória.

Pode-se definir farmacocinética como movimento dos fármacos no organismo. A prescrição de um medicamento tem como objetivo prevenir, curar ou controlar doenças. Para que o sucesso do tratamento seja alcançado, doses adequadas do fármaco devem alcançar os tecidos-alvo em níveis terapêuticos. As ações farmacológicas dos fármacos estão diretamente ligadas a sua concentração no plasma.
Com relação à farmacocinética é correto afirmar: Assinale a alternativa correta:
A biotransformação compreende a fase onde o fármaco se torna mais polar para posteriormente ser excretado.
Metabolismo de primeira passagem aumenta a quantidade de fármaco biodisponível para ação.
Absorção se refere à transferência reversível do fármaco de um local a outro dentro do organismo.
O processo de distribuição se dá do local de administração do fármaco ao sangue.
É necessária uma dose muito menor do fármaco quando este é administrado por via oral do que quando é administrado por outras vias.

A formação dos segundos mensageiros diacilglicerol (DAG) e inositol 1,4,5-trifosfato (IP3) a partir da degradação do fosfatidil inositol 4,5-bifosfato (PIP2) está relacionada à ativação da:
Qual é a enzima responsável por essa ativação?
Catalase
Fosfolipase C
Guanilato Ciclase
Fosfolipase A2
Adenilato ciciasse

Um fármaco que se encontra no organismo altamente ionizado é:
Qual das alternativas abaixo é correta?
Facilmente excretado pelos rins.
Atravessa facilmente a barreira placentária.
Liga-se com alta afinidade a proteínas plasmáticas.
Não liga-se com alta afinidade a proteínas plasmáticas.
Bem absorvido no intestino.

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA ACERCA DAS VIAS DE ADMINISTRAÇÃO QUE EVITAM O EFEITO DE PRIMEIRA PASSAGEM.
TRANSDÉRMICA, ORAL, SUBLINGUAL
NENHUMA DAS RESPOSTAS ACIMA.
INTRAVENOSA, INTRAMUSCULAR E SUBLINGUAL
INTRAVENOSA, ORAL E INALATÓRIA
ORAL, INTRAMUSCULAR E SUBLINGUAL

As reações de biotransformação causam alterações na estrutura química dos fármacos, que podem resultar em:
Estão corretas as afirmativas:
I-Ativação metabólica de pró-fármacos, gerando metabólitos ativos;
II- Perda da atividade do composto original;
III- Formação de metabólitos tóxicos ao organismo.
Apenas I e II.
I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas I e III.
Apenas II está correta.

Se um fármaco é administrado repetidamente em intervalos de doses iguais a sua meia vida de eliminação, o número necessário de doses para a concentração plasmática do fármaco chegar ao estado de equilíbrio é:
8 a 9
4 a 5
6 a 7
10 ou mais
2 a 3

Os mineralocorticoides podem causar diversos efeitos fisiológicos e farmacológicos no corpo humano. Um exemplo desses efeitos é o(a):
aumento do catabolismo
Todas as anteriores são falsas
espessamento da pele
aumento da retenção de Na+ e da excreção de К+
aumento da gliconeogênese

Os fármacos para serem absorvidos e distribuídos pelo organismo requerem a passagem através de membranas. Em relação aos tipos de transporte através da membrana assinale a alternativa verdadeira:
A difusão facilitada ocorre com transportador e gasto de energia.
O transporte ativo ocorre a favor do gradiente de concentração, como envolve carregador é saturável;
A difusão de fármacos lipossolúveis através da membrana depende do coeficiente de partição efetivo;
Fármacos hidrossolúveis com PM maior do que 200 daltons penetram nas células através de canais aquosos da membrana, sem gasto de energia;
A difusão passiva ocorre a favor do gradiente de concentração, com gasto de energia e com cinética de saturação para o carregador;

O metabolismo dos fármacos em metabólitos mais hidrofílicos é essencial à sua eliminação do organismo. Com relação ao metabolismo dos fármacos, assinale a alternativa CORRETA:
em geral, os conjugados resultantes da fase II são altamente apolares e inativos e são excretados na urina e nas fezes
os pró-fármacos são convertidos de pronto em metabólitos biologicamente inativos
a metabolização ocorre concomitantemente as fases de distribuição e eliminação do fármaco
os sistemas enzimáticos envolvidos na biotransformação dos fármacos estão localizados principalmente no intestino grosso, embora outros tecidos também tenham atividade metabólica
entre as reações da fase I da biotransformação, incluem-se aquelas cujo objetivo é tornar o fármaco mais polar e mais reativo

Considerando que um paciente faz uso de warfarina 10mg por dia e que o referido medicamento possui taxa de ligação à proteína plasmática de 99%, ele passa a fazer uso de fenobarbital de 100mg ao dia. O fenobarbital desloca a warfarina da ligação à proteína plasmática. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta a correta interação medicamentosa.
A warfarina é um medicamento que tem afinidade pelo fenobarbital, por isso ocorre o deslocamento, causando convulsões no paciente.
Nenhuma das respostas anteriores.
O uso constante de warfarina e fenobarbital pode ocasionar hemorragia devido a quantidades livres de fenobarbital no plasma.
Com o deslocamento da warfarina das proteínas plasmáticas, o fenobarbital vai aumentar a concentração plasmática causando convulsões ao paciente.
Com o deslocamento da warfarina das proteínas plasmáticas pelo fenobarbital, o paciente pode ter uma hemorragia devido ao aumento de warfarina livre.

Qual dos fatores abaixo NÃO interfere na biodisponibilidade?
Desintegração incompleta da forma farmacêutica
Absorção incompleta pelo TGI
Lipossolubilidade
Baixa distribuição do fármaco
Metabolismo de primeira passagem hepático e intestinal

Pode ser considerada uma vantagem da utilização da via sublingual:
A baixa absorção
O efeito prolongado
A ação localizada
O rápido início de ação
A elevada taxa de eliminação

Sobre os glicocorticoides, pode-se afirmar:
Empregam-se em doses eqüipotentes e são clinicamente classificados conforme sua duração de ação
Podem, com o uso prolongado, causar aumento da residência a insulina
Todas as alternativas anteriores são verdadeiras
O mecanismo de ação se dá pela ativação de receptores nucleares, os quais são translocados para o núcleo da célula onde ocorrerá inibição da transcrição de genes codificadores de moléculas pró-inflamatórias
São os mais eficazes antiinflamatórios disponíveis, suplantando os não-esteróides

Um medicamento para exercer seu efeito farmacológico deve passar primeiramente pelos processos farmacocinéticos como absorção e distribuição. Estes parâmetros farmacocinéticos influenciam diretamente na quantidade de fármaco e em que velocidade ele atingirá seu alvo farmacológico.
Marque a alternativa verdadeira sobre os parâmetros farmacocinéticos e vias de administração:
A ligação a proteínas plasmáticas não influenciam na distribuição de fármacos.
Os medicamentos em soluções oleosas ou que precipitam eritrócito não devem ser comumente administradas pela via intravenosa;
A via intravenosa possui 100% de absorção;
Embora um medicamento administrado pela via inalatória promova uma concentração maior no pulmão, ele é parcialmente removido pelo sistema circulatório, podendo levar a efeitos sistêmicos;
Em geral, os supositórios, principal forma farmacêutica para administração retal, não apresentam efeito de primeira passagem;

São reações da Fase 1 da Biotransformação/Metabolização de Fármacos, exceto:
Conjugação
Redução
N-Oxidação
S-oxidação
Desidrogenação

Um fármaco X apresenta metabólitos tóxicos. Por qual via de administração o fármaco X vai apresentar sintomas de toxicidade primeiro no paciente?
Sublingual
Oral
Intravenosa
Inalatória
Intramuscular

A fase farmacodinâmica envolve o acoplamento do princípio ativo com os seus alvos moleculares farmacológicos. São características responsáveis pela seletividade dos fármacos, exceto:
Interações químicas
Tamanho e características dos grupamentos químicos e substituintes
Capacidade de desintegração dos fármacos
A estereoquímica dos fármacos
Capacidade de estabelecer ligações covalentes

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A absorção de um fármaco pode variar de modo significativo, dependendo da formulação do medicamento utilizado e da via de administração. Considerando-se a via de administração do fármaco, é CORRETO afirmar que:
na administração sublingual, a absorção é dificultada pela baixa vascularização local.
uma das vantagens da via retal em relação à via de administração oral é evitar a destruição do medicamento por enzimas digestivas ou pelo baixo pH do estômago.
a via inalatória, utilizada no tratamento das crises asmáticas, proporciona rápido contato entre o fármaco e a grande área de troca das mucosas do trato respiratório e do epitélio pulmonar, porém a velocidade da instalação do efeito é metade da via intravenosa.
a via intradérmica é a mais utilizada na administração de medicamentos.
fármacos consumidos por via oral são absorvidos tão rapidamente quanto os administrados por via inalatória.

Pode-se definir farmacocinética como movimento dos fármacos no organismo. A prescrição de um medicamento tem como objetivo prevenir, curar ou controlar doenças. Para que o sucesso do tratamento seja alcançado, doses adequadas do fármaco devem alcançar os tecidos-alvo em níveis terapêuticos. As ações farmacológicas dos fármacos estão diretamente ligadas a sua concentração no plasma.
Com relação à farmacocinética é correto afirmar: Assinale a alternativa correta:
A biotransformação compreende a fase onde o fármaco se torna mais polar para posteriormente ser excretado.
Metabolismo de primeira passagem aumenta a quantidade de fármaco biodisponível para ação.
Absorção se refere à transferência reversível do fármaco de um local a outro dentro do organismo.
O processo de distribuição se dá do local de administração do fármaco ao sangue.
É necessária uma dose muito menor do fármaco quando este é administrado por via oral do que quando é administrado por outras vias.

A formação dos segundos mensageiros diacilglicerol (DAG) e inositol 1,4,5-trifosfato (IP3) a partir da degradação do fosfatidil inositol 4,5-bifosfato (PIP2) está relacionada à ativação da:
Qual é a enzima responsável por essa ativação?
Catalase
Fosfolipase C
Guanilato Ciclase
Fosfolipase A2
Adenilato ciciasse

Um fármaco que se encontra no organismo altamente ionizado é:
Qual das alternativas abaixo é correta?
Facilmente excretado pelos rins.
Atravessa facilmente a barreira placentária.
Liga-se com alta afinidade a proteínas plasmáticas.
Não liga-se com alta afinidade a proteínas plasmáticas.
Bem absorvido no intestino.

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA ACERCA DAS VIAS DE ADMINISTRAÇÃO QUE EVITAM O EFEITO DE PRIMEIRA PASSAGEM.
TRANSDÉRMICA, ORAL, SUBLINGUAL
NENHUMA DAS RESPOSTAS ACIMA.
INTRAVENOSA, INTRAMUSCULAR E SUBLINGUAL
INTRAVENOSA, ORAL E INALATÓRIA
ORAL, INTRAMUSCULAR E SUBLINGUAL

As reações de biotransformação causam alterações na estrutura química dos fármacos, que podem resultar em:
Estão corretas as afirmativas:
I-Ativação metabólica de pró-fármacos, gerando metabólitos ativos;
II- Perda da atividade do composto original;
III- Formação de metabólitos tóxicos ao organismo.
Apenas I e II.
I, II e III.
Apenas II e III.
Apenas I e III.
Apenas II está correta.

Se um fármaco é administrado repetidamente em intervalos de doses iguais a sua meia vida de eliminação, o número necessário de doses para a concentração plasmática do fármaco chegar ao estado de equilíbrio é:
8 a 9
4 a 5
6 a 7
10 ou mais
2 a 3

Os mineralocorticoides podem causar diversos efeitos fisiológicos e farmacológicos no corpo humano. Um exemplo desses efeitos é o(a):
aumento do catabolismo
Todas as anteriores são falsas
espessamento da pele
aumento da retenção de Na+ e da excreção de К+
aumento da gliconeogênese

Os fármacos para serem absorvidos e distribuídos pelo organismo requerem a passagem através de membranas. Em relação aos tipos de transporte através da membrana assinale a alternativa verdadeira:
A difusão facilitada ocorre com transportador e gasto de energia.
O transporte ativo ocorre a favor do gradiente de concentração, como envolve carregador é saturável;
A difusão de fármacos lipossolúveis através da membrana depende do coeficiente de partição efetivo;
Fármacos hidrossolúveis com PM maior do que 200 daltons penetram nas células através de canais aquosos da membrana, sem gasto de energia;
A difusão passiva ocorre a favor do gradiente de concentração, com gasto de energia e com cinética de saturação para o carregador;

O metabolismo dos fármacos em metabólitos mais hidrofílicos é essencial à sua eliminação do organismo. Com relação ao metabolismo dos fármacos, assinale a alternativa CORRETA:
em geral, os conjugados resultantes da fase II são altamente apolares e inativos e são excretados na urina e nas fezes
os pró-fármacos são convertidos de pronto em metabólitos biologicamente inativos
a metabolização ocorre concomitantemente as fases de distribuição e eliminação do fármaco
os sistemas enzimáticos envolvidos na biotransformação dos fármacos estão localizados principalmente no intestino grosso, embora outros tecidos também tenham atividade metabólica
entre as reações da fase I da biotransformação, incluem-se aquelas cujo objetivo é tornar o fármaco mais polar e mais reativo

Considerando que um paciente faz uso de warfarina 10mg por dia e que o referido medicamento possui taxa de ligação à proteína plasmática de 99%, ele passa a fazer uso de fenobarbital de 100mg ao dia. O fenobarbital desloca a warfarina da ligação à proteína plasmática. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta a correta interação medicamentosa.
A warfarina é um medicamento que tem afinidade pelo fenobarbital, por isso ocorre o deslocamento, causando convulsões no paciente.
Nenhuma das respostas anteriores.
O uso constante de warfarina e fenobarbital pode ocasionar hemorragia devido a quantidades livres de fenobarbital no plasma.
Com o deslocamento da warfarina das proteínas plasmáticas, o fenobarbital vai aumentar a concentração plasmática causando convulsões ao paciente.
Com o deslocamento da warfarina das proteínas plasmáticas pelo fenobarbital, o paciente pode ter uma hemorragia devido ao aumento de warfarina livre.

Qual dos fatores abaixo NÃO interfere na biodisponibilidade?
Desintegração incompleta da forma farmacêutica
Absorção incompleta pelo TGI
Lipossolubilidade
Baixa distribuição do fármaco
Metabolismo de primeira passagem hepático e intestinal

Pode ser considerada uma vantagem da utilização da via sublingual:
A baixa absorção
O efeito prolongado
A ação localizada
O rápido início de ação
A elevada taxa de eliminação

Sobre os glicocorticoides, pode-se afirmar:
Empregam-se em doses eqüipotentes e são clinicamente classificados conforme sua duração de ação
Podem, com o uso prolongado, causar aumento da residência a insulina
Todas as alternativas anteriores são verdadeiras
O mecanismo de ação se dá pela ativação de receptores nucleares, os quais são translocados para o núcleo da célula onde ocorrerá inibição da transcrição de genes codificadores de moléculas pró-inflamatórias
São os mais eficazes antiinflamatórios disponíveis, suplantando os não-esteróides

Um medicamento para exercer seu efeito farmacológico deve passar primeiramente pelos processos farmacocinéticos como absorção e distribuição. Estes parâmetros farmacocinéticos influenciam diretamente na quantidade de fármaco e em que velocidade ele atingirá seu alvo farmacológico.
Marque a alternativa verdadeira sobre os parâmetros farmacocinéticos e vias de administração:
A ligação a proteínas plasmáticas não influenciam na distribuição de fármacos.
Os medicamentos em soluções oleosas ou que precipitam eritrócito não devem ser comumente administradas pela via intravenosa;
A via intravenosa possui 100% de absorção;
Embora um medicamento administrado pela via inalatória promova uma concentração maior no pulmão, ele é parcialmente removido pelo sistema circulatório, podendo levar a efeitos sistêmicos;
Em geral, os supositórios, principal forma farmacêutica para administração retal, não apresentam efeito de primeira passagem;

São reações da Fase 1 da Biotransformação/Metabolização de Fármacos, exceto:
Conjugação
Redução
N-Oxidação
S-oxidação
Desidrogenação

Um fármaco X apresenta metabólitos tóxicos. Por qual via de administração o fármaco X vai apresentar sintomas de toxicidade primeiro no paciente?
Sublingual
Oral
Intravenosa
Inalatória
Intramuscular

A fase farmacodinâmica envolve o acoplamento do princípio ativo com os seus alvos moleculares farmacológicos. São características responsáveis pela seletividade dos fármacos, exceto:
Interações químicas
Tamanho e características dos grupamentos químicos e substituintes
Capacidade de desintegração dos fármacos
A estereoquímica dos fármacos
Capacidade de estabelecer ligações covalentes

Prévia do material em texto

FARMACODINÂMICA I 
 
 
 1a Questão (Ref.: 201510461056) Pontos: 0,1 / 0,1 
A absorção de um fármaco pode variar de modo significativo, dependendo da formulação do medicamento 
utilizado e da via de administração. Considerando-se a via de administração do fármaco, é CORRETO afirmar 
que: 
 
 
na administração sublingual, a absorção é dificultada pela baixa vascularização local. 
 uma das vantagens da via retal em relação à via de administração oral é evitar a destruição do 
medicamento por enzimas digestivas ou pelo baixo pH do estômago. 
 
a via intradérmica é a mais utilizada na administração de medicamentos. 
 
a via inalatória, utilizada no tratamento das crises asmáticas, proporciona rápido contato entre o fármaco 
e a grande área de troca das mucosas do trato respiratório e do epitélio pulmonar, porém a velocidade 
da instalação do efeito é metade da via intravenosa. 
 
fármacos consumidos por via oral são absorvidos tão rapidamente quanto os administrados por via 
inalatória. 
 
 
 
 2a Questão (Ref.: 201510803127) Pontos: 0,0 / 0,1 
Pode-se definir farmacocinética como movimento dos fármacos no organismo. A prescrição de um medicamento 
tem como objetivo prevenir, curar ou controlar doenças. Para que o sucesso do tratamento seja alcançado, 
doses adequadas do fármaco devem alcançar os tecidos-alvo em níveis terapêuticos. As ações farmacológicas 
dos fármacos estão diretamente ligadas a sua concentração no plasma. Com relação à farmacocinética é correto 
afirmar: Assinale a alternativa correta: 
 
 
Absorção se refere à transferência reversível do fármaco de um local a outro dentro do organismo. 
 
É necessária uma dose muito menor do fármaco quando este é administrado por via oral do que 
quando é administrado por outras vias. 
 
Metabolismo de primeira passagem aumenta a quantidade de fármaco biodisponível para ação. 
 O processo de distribuição se dá do local de administração do fármaco ao sangue. 
 A biotransformação compreende a fase onde o fármaco se torna mais polar para posteriormente ser 
excretado. 
 
 
 
 3a Questão (Ref.: 201510781653) Pontos: 0,1 / 0,1 
A formação dos segundos mensageiros diacilglicerol (DAG) e inositol 1,4,5-trifosfato (IP3) a partir da 
degradação do fosfatidil inositol 4,5-bifosfato (PIP2) está relacionada à ativação da: 
 
 
Catalase 
 Fosfolipase C 
 
Guanilato Ciclase 
 
Fosfolipase A2 
 
Adenilato ciciasse 
 
 
 
 4a Questão (Ref.: 201510745351) Pontos: 0,0 / 0,1 
Um fármaco que se encontra no organismo altamente ionizado é: 
 
 Facilmente excretado pelos rins. 
 
Atravessa facilmente a barreira placentária . 
 
Liga-se com alta afinidade a proteínas plasmáticas. 
 Não liga-se com alta afinidade a proteínas plasmáticas. 
 
Bem absorvido no intestino. 
 
 
 
 5a Questão (Ref.: 201510803081) Pontos: 0,1 / 0,1 
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA ACERCA DAS VIAS DE ADMINISTRAÇÃO QUE EVITAM O EFEITO DE 
PRIMEIRA PASSAGEM. 
 
 
NENHUMA DAS RESPOSTAS ACIMA. 
 
ORAL, INTRAMUSCULAR E SUBLINGUAL 
 INTRAVENOSA, INTRAMUSCULAR E SUBLINGUAL 
 
INTRAVENOSA, ORAL E INALATÓRIA 
 
TRANSDÉRMICA, ORAL, SUBLINGUAL 
 
 
 
 1a Questão (Ref.: 201509786852) Pontos: 0,1 / 0,1 
As reações de biotransformação causam alterações na estrutura química dos fármacos, que 
podem resultar em: 
I-Ativação metabólica de pró-fármacos, gerando metabólitos ativos; 
II- Perda da atividade do composto original; 
III- Formação de metabólitos tóxicos ao organismo. 
Estão corretas as afirmativas: 
 
 Apenas I e II. 
 I, II e III. 
 Apenas II e III. 
 Apenas I e III. 
 Apenas II está correta. 
 
 
 
 2a Questão (Ref.: 201510547808) Pontos: 0,1 / 0,1 
Baseado na natureza físico-química dos fármacos que são administrados pela via oral e sua relação com o perfil 
absortivo, pode-se dizer que 
 
 
b. O estado de ionização da molécula é um fator determinante de absorção, já que, isoladamente, a 
fração ionizada do fármaco é geralmente bem absorvida. 
 c. pKa e o pH, no qual as formas ionizadas estão em proporção maiores que as formas não ionizadas e, 
por isso, muito menos absorvidas. 
 
e. A velocidade de absorção do fármaco será maior assim que todas as moléculas estiverem mais 
associados, formando complexos iônicos, resultando no maior efeito sinérgico e clínico. 
 
a. O aumento do tamanho de partículas de uma determinada substância aumenta sua relação de 
dissolução em decorrência da facilitação de entrada de água entre as partículas. 
 
d. Várias substâncias hidrofóbicas são muito ativas na via parenteral e possuem a mesma efetividade 
quando da sua administração por via oral, sem influencia da sua relação de biodisponibilidade. 
 
 
 
 3a Questão (Ref.: 201509801740) Pontos: 0,1 / 0,1 
Se um fármaco é administrado repetidamente em intervalos de doses iguais a sua meia vida de eliminação, o 
número necessário de doses para a concentração plasmática do fármaco chegar ao estado de equilíbrio é: 
 
 4 a 5 
 
2 a 3 
 
8 a 9 
 
10 ou mais 
 
6 a 7 
 
 
 
 4a Questão (Ref.: 201510701217) Pontos: 0,1 / 0,1 
Os mineralocorticoides podem causar diversos efeitos fisiológicos e farmacológicos no corpo humano.Um 
exemplo desses efeitos é o(a): 
 
 
aumento da gliconeogênese 
 
espessamento da pele 
 aumento da retenção de Na+ e da excreção de К+ 
 
aumento do catabolismo 
 
Todas as anteriores são falsas 
 
 
 
 5a Questão (Ref.: 201510714322) Pontos: 0,1 / 0,1 
Os fármacos para serem absorvidos e distribuídos pelo organismo requerem a passagem através de 
membranas. Em relação aos tipos de transporte através da membrana assinale a alternativa verdadeira: 
 
 
A difusão passiva ocorre a favor do gradiente de concentração, com 
gasto de energia e com cinética de saturação para o carregador; 
 A difusão de fármacos lipossolúveis através da membrana depende do 
coeficiente de partição efetivo; 
 
A difusão facilitada ocorre com transportador e gasto de energia. 
 
O transporte ativo ocorre a favor do gradiente de concentração, como 
envolve carregador é saturável; 
 
Fármacos hidrossolúveis com PM maior do que 200 daltons penetram 
nas células através de canais aquosos da membrana, sem gasto de 
energia; 
 1a Questão (Ref.: 201510461050) Pontos: 0,1 / 0,1 
O metabolismo dos fármacos em metabólitos mais hidrofílicos é essencial à sua eliminação do organismo. Com 
relação ao metabolismo dos fármacos, assinale a alternativa CORRETA: 
 
 entre as reações da fase I da biotransformação, incluem-se aquelas cujo objetivo é tornar o fármaco 
mais polar e mais reativo 
 
a metabolização ocorre concomitantemente as fases de distribuição e eliminação do fármaco 
 
em geral, os conjugados resultantes da fase II são altamente apolares e inativos e são excretados na 
urina e nas fezes 
 
os pró-fármacos são convertidos de pronto em metabólitos biologicamente inativos 
 
os sistemas enzimáticos envolvidos na biotransformação dos fármacos estão localizados principalmente 
no intestino grosso, embora outros tecidos também tenham atividade metabólica 
 
 
 
 2a Questão (Ref.: 201510803134) Pontos: 0,0 / 0,1 
Considerando que um paciente faz uso de warfarina 10mg por dia e que o referido medicamento possui taxa de 
ligação à proteína plasmática de 99%, ele passa a fazer uso de fenobarbital de 100mg ao dia. O fenobarbital 
desloca a warfarina da ligação à proteína plasmática. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta a 
correta interação medicamentosa. 
 
 O uso constante de warfarina e fenobarbital pode ocasionar hemorragia devido a quantidades livres de 
fenobarbital no plasma. 
 
Com o deslocamento da warfarina das proteínas plasmáticas,o fenobarbital vai aumentar a 
concentração plasmática causando convulsões ao paciente. 
 Com o deslocamento da warfarina das proteínas plasmáticas pelo fernobarbital, o paciente pode ter 
uma hemorragia devido ao aumento de warfarina livre. 
 
A warfarina é um medicamento que tem afinidade pelo fenobarbital, por isso ocorre o deslocamento, 
causando convulsões no paciente. 
 
Nenhuma das respostas anteriores. 
 
 
 
 3a Questão (Ref.: 201509803398) Pontos: 0,1 / 0,1 
Qual dos fatores abaixo NÃO interfere na biodisponibilidade? 
 
 Baixa distribuição do fármaco 
 
Lipossolubilidade 
 
Metabolismo de primeira passagem hepático e intestinal 
 
Desintegração incompleta da forma farmacêutica 
 
Absorção incompleta pelo TGI 
 
 
 
 4a Questão (Ref.: 201510565212) Pontos: 0,1 / 0,1 
Pode ser considerada uma vantagem da utilização da via sublingual: 
 
 
A elevada taxa de eliminação 
 O rápido início de ação 
 
A ação localizada 
 
A baixa absorção 
 
O efeito prolongado 
 
 
 
 5a Questão (Ref.: 201510701221) Pontos: 0,0 / 0,1 
Sobre os glicocorticoides, pode-se afirmar: 
 
 
O mecanismo de ação se dá pela ativação de receptores nucleares, os quais são translocados para o 
núcleo da célula onde ocorrerá inibição da transcrição de genes codificadores de moléculas pró-
inflamatórias 
 
São os mais eficazes antiinflamatórios disponíveis, suplantando os não-esteróides 
 Podem, com o uso prolongado, causar aumento da residência a insulina 
 Todas as alternativas anteriores são verdadeiras 
 
Empregam-se em doses eqüipotentes e são clinicamente classificados conforme sua duração de ação 
 
 
 1a Questão (Ref.: 201509801831) Pontos: 0,1 / 0,1 
Um medicamento para exercer seu efeito farmacológico deve passar primeiramente pelos processos 
farmacocinéticos como absorção e distribuição. Estes parâmetros farmacocinéticos influenciam diretamente na 
quantidade de fármaco e em que velocidade ele atingirá seu alvo farmacológico. Marque a alternativa 
verdadeira sobre os parâmetros farmacocinéticos e vias de administração: 
 
 
E. A ligação a proteínas plasmáticas não influenciam na distribuição de fármacos. 
 D. Os medicamentos em soluções oleosas ou que precipitam eritrócito não devem ser comumente 
administradas pela via intravenosa; 
 
A. A via intravenosa possui 100% de absorção; 
 
C. Embora um medicamento administrado pela via inalatória promova uma concentração maior no 
pulmão, ele é parcialmente removido pelo sistema circulatório, podendo levar a efeitos sistêmicos 
 
B. Em geral, os supositórios, principal forma farmacêutica para administração retal, não apresentam 
efeito de primeira passagem; 
 
 
 
 2a Questão (Ref.: 201510803081) Pontos: 0,1 / 0,1 
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA ACERCA DAS VIAS DE ADMINISTRAÇÃO QUE EVITAM O EFEITO DE 
PRIMEIRA PASSAGEM. 
 
 
NENHUMA DAS RESPOSTAS ACIMA. 
 
ORAL, INTRAMUSCULAR E SUBLINGUAL 
 
INTRAVENOSA, ORAL E INALATÓRIA 
 
TRANSDÉRMICA, ORAL, SUBLINGUAL 
 INTRAVENOSA, INTRAMUSCULAR E SUBLINGUAL 
 
 
 
 3a Questão (Ref.: 201510745344) Pontos: 0,1 / 0,1 
São reações da Fase 1 da Biotransformação/Metabolização de Fármacos, exceto: 
 
 
Desidrogenação 
 Conjugação 
 
N-Oxidação 
 
S-oxidação 
 
Redução 
 
 
 
 4a Questão (Ref.: 201509803374) Pontos: 0,1 / 0,1 
Um fármaco X apresenta metabólitos tóxicos. Por qual via de administração o fármaco X vai apresentar 
sintomas de toxicidade primeiro no paciente? 
 
 
Inalatória 
 
Sublingual 
 
Intravenosa 
 Oral 
 
Intramuscular 
 
 
 
 5a Questão (Ref.: 201510482441) Pontos: 0,1 / 0,1 
A fase farmacodinâmica envolve o acoplamento do princípio ativo com os seus alvos moleculares 
farmacológicos. São características responsáveis pela seletividade dos fármacos, exceto: 
 
 
Capacidade de estabelecer ligações covalentes 
 
A estereoquímica dos fármacos 
 
Interações químicas 
 
Tamanho e características dos grupamentos químicos e substituintes 
 Capacidade de desintegração dos fármacos

Mais conteúdos dessa disciplina