Buscar

RESENHA DA DISCIPLINA CONTABILIDADE PÚBLICA 05.09.2017 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

� PAGE �3�
RESENHA DA DISCIPLINA CONTABILIDADE PÚBLICA – CAMPUS CENTRO I
Aluno
Matrícula	
Tema: Contabilidade Pública
CONTABILIDADE PÚBLICA
	A Contabilidade Pública coleta, registra e controla os atos e fatos de natureza patrimonial, orçamentária e financeira do patrimônio público, evidenciando as variações e os consequentes resultados, inclusive sociais, nas entidades de administração pública e a elas equiparadas, proporcionando aos interessados informações que os auxiliem nos processos de tomada de decisão e de prestação de contas. Proporciona ao gestor obter informações significativas e rápidas tornando seu trabalho mais preciso.
	O principal objetivo da Contabilidade Pública é o de propiciar à administração informações atualizadas e exatas que possam ser apresentadas em termos monetários, informando os reflexos das transações realizadas de modo a possibilitar a melhor solução, para o cumprimento da legislação vigente, e ainda, revelando a situação econômico-financeira da entidade em um determinado momento.
	Sua finalidade é atuar como um instrumento que gere informações para o exercício do controle e da análise dos fatos de natureza orçamentária, financeira, patrimonial e gerencial, apurando resultados em harmonia com as normas gerais de direito financeiro, tendo em vista o cumprimento dos dispositivos contábeis e o atendimento dos órgãos fiscalizadores. 
	Com o advento da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF (Lei Complementar 101/2000), a Contabilidade Pública alçou uma maior importância e valorização. A lei da LRF provocou uma mudança substancial na maneira como é conduzida a gestão financeira dos três níveis de governo, sendo necessário saber planejar o que deverá ser executado, pois além da execução deve-se controlar os custos envolvidos, cumprindo o programado dentro do custo previsto. Criação de relatórios básicos deverão ser emitidos bimestral, quadrimestral e anual. O impacto dessa lei proporcionou um melhor aproveitamento do controle, que verifica e avalia o desempenho da execução orçamentária do profissional contábil, tornando mais fácil o entendimento pelo usuário e proporcionando ao gestor público modelos de avaliação de desempenho mais amplos, atingindo aspectos muito importantes como custos, qualidade, adequação, eficiência, eficácia, e acima de tudo a satisfação do cliente. Com esse entendimento, a Lei de Responsabilidade Fiscal firma o surgimento da contabilidade gerencial pública sendo exercida pelo profissional de contabilidade desta área, que surge como um mecanismo de controle inovador da gestão fiscal pública. 
	O campo de atuação da Contabilidade Pública limita-se aos órgãos e entidades integrantes do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social dos governos federal, estadual e municipal. O que nos permite concluir que todas as empresas e entidades públicas que não estão contempladas no orçamento de investimentos, estão no campo de aplicação da Contabilidade Pública.
	A Lei 4.320/64, denominada como lei das finanças públicas, estabelece normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Editada como lei ordinária, hoje trata de normas gerais de direito financeiro e, como tal, foi recepcionada como lei complementar pelo atual ordenamento jurídico constitucional, não podendo mais ser alterada por lei ordinária ou medida provisória.
A lei 4.320/64 não se aplica às empresas estatais que não recebam recursos da União para a sua manutenção ou para investimentos, e sim aos entes públicos e seus órgãos. Os entes públicos não tem objetivo de lucro e sim o bem-estar da coletividade, no caso o povo.
 A lei 6404/76(Lei das sociedades anônimas – SA) é aplicado a todas as empresas que tenham o objetivo de lucro. A companhia ou sociedade anônima terá o capital dividido em ações, e a responsabilidade dos sócios ou acionistas será limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas. Essa lei se faz necessária para fortalecer o mercado de capitais de risco e para sobrevivência da empresa privada, através da produção de demonstrações contábeis confiáveis. 
CONCLUSÃO:
A contabilidade se tornou um meio vigente de gerar informações para a Administração Pública permitindo a essa tomar suas decisões, controlar e valiar o seu desempenho. Ela faz uso de técnicas para manter o controle permanente do patrimônio Público. Cabe ao contador e gestor público um conhecimento profundo dessas técnicas de forma a alcançar a eficácia no cumprimento de sua missão, com transparência e clareza na execução perante a sociedade. Já que os mesmo tiveram que se adequar aos limites, prazos e a elaboração dos relatórios contábeis impostos pela LRF. Como conseqüência os gestores públicos passaram a ter maior controle e planejamento.
BIBLIOGRAFIA:
ANGÉLICO, João. Contabilidade pública. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei de Responsabilidade Fiscal: lei complementar n. 101, de 4 de maio de 2000. Brasília: Câmara dos Deputados, 2000. 55 p 
KOHAMA, Heilio. Contabilidade pública: teoria e prática. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
CARVALHOSA, Modesto, Comentários à Lei de Sociedades Anônimas, Volume II, 3.ª edição, Editora Saraiva, São Paulo, 2003.

Outros materiais