Buscar

Fixação 4

Prévia do material em texto

rezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		EXAME DE ORDEM Em obediência ao que dispõe o Estatuto da Advocacia e da OAB, o advogado que, por motivos pessoais, não mais deseje continuar patrocinando determinada causa deve:
		
	
	
	
	
	comunicar ao cliente a desistência do mandato e indicar outro advogado para a causa, o qual deve ser, obrigatoriamente, contratado pelo cliente.
	
	 
	comunicar ao cliente a renúncia ao mandato e funcionar no processo nos dez dias subsequentes, caso outro advogado não se habilite antes.
	
	
	renunciar ao mandato e continuar representando seu cliente por trinta dias, salvo se este constituir novo advogado antes do término do prazo.
	
	
	fazer um substabelecimento sem reservas de poderes para outro advogado e depois comunicar o fato ao cliente.
	
	
	
		2.
		VII Exame de Ordem Unificado
Esculápio, advogado, deseja comprovar o exercício da atividade advocatícia, pois inscreveu‐se em processo seletivo para contratação por empresa de grande porte, sendo esse um dos documentos essenciais para o certame. Diante do narrado, à luz das normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, o efetivo exercício da advocacia é comprovado pela participação anual mínima em
		
	
	
	
	
	seis petições iniciais civis.
	
	
	quatro peças defensivas gerais.
	
	
	três participações em audiências.
	
	 
	cinco atos privativos de advogado.
	
	
	
		3.
		EXAME DE ORDEM Assinale a afirmativa incorreta.
		
	
	
	
	
	O advogado não pode aceitar procuração de quem já tenha patrono constituído, sem prévio conhecimento deste, salvo por motivo justo ou para adoção de medidas judiciais urgentes e inadiáveis.
	
	
	A renúncia ao patrocínio pelo patrono constituído, independentemente do pagamento da verba honorária pendente, desobriga o novo advogado a solicitar autorização do colega para receber procuração daquele cliente inadimplente.
	
	
	Ao advogado substabelecido com reserva de poderes é vedada a cobrança de honorários do cliente sem a intervenção do colega substabelecente
	
	 
	O substabelecimento do mandato sem reserva de poderes não exige o prévio e inequívoco conhecimento do cliente.
	
	
	
		4.
		VI Exame de Ordem Unificado
Caio, próspero comerciante, contrata, para prestação de serviços profissionais de advocacia, Mévio, que se apresenta como advogado. O cliente outorga a devida procuração com poderes gerais para o foro. Usando o referido instrumento, ocorre a propositura de ação judicial em face de Trácio. Na contestação, o advogado do réu alega vício na representação, uma vez que Mévio não possui registro na OAB, consoante certidão que apresenta nos autos judiciais. Diante de tal circunstância, é correto afirmar que
		
	
	
	
	 
	os atos praticados por Mévio são nulos, pois foram praticados por pessoa não inscrita na OAB.
	
	
	verificada a ausência de inscrição profissional, deverá ser outorgado prazo para sua regularização.
	
	
	a declaração de nulidade dos atos processuais esgota o rol de atos sancionatórios.
	
	
	os atos praticados pelo suposto advogado não ofendem qualquer dispositivo legal.
	
	
	
		5.
		V EXAME DE ORDEM UNIFICADO
Alcides, advogado de longa data, resolve realizar concurso para o Ministério Público, vindo a ser aprovado em primeiro lugar. Após os trâmites legais, é designada data para a sua posse, circunstância que acarreta seu requerimento para suspender sua inscrição nos quadros da OAB, o que vem a ser indeferido. No caso em comento, em relação a Alcides, configura-se situação de
		
	
	
	
	 
	cancelamento da inscrição por assunção de cargo incompatível.
	
	 
	suspensão da inscrição até a aposentadoria do membro do Ministério Público.
	
	
	incompatibilidade, podendo atuar, como advogado, em determinadas situações.
	
	
	suspeição enquanto permanecer no cargo.
	
	
	
		6.
		V Exame de Ordem Unificado
Crésio é procurado por cliente que já possui advogado constituído nos autos. Prontamente recusa a atuação até que seu cliente apresente a quitação dos honorários acordados e proceda à revogação dos poderes que foram conferidos para o exercício do mandato. Após cumpridas essas formalidades, comprovadas documentalmente, Crésio apresenta sua procuração nos autos e requer o prosseguimento do processo. À luz das normas aplicáveis, é correto afirmar que
		
	
	
	
	 
	a verba de sucumbência deixa de ser devida após a revogação do mandato pelo cliente.
	
	
	permite-se o ingresso do advogado no processo mesmo que atuando outro, sem sua ciência.
	
	
	a revogação do mandato exime o cliente do pagamento de honorários acordados.
	
	 
	o advogado deve, antes de assumir mandato, procurar a ciência e autorização do antecessor.

Continue navegando