Buscar

2017 B aula 1 orgazinacao do estado federalismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito Constitucional II
2017 b Aula 1 
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO: FEDERALISMO 
Conceitos De Estado E De Nação
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO ESTADO
povo é o elemento humano, refere-se a um grupo de seres humanos unidos por um fator comum, tal como a nacionalidade.
poder soberano de um povo é o poder de se auto determinar e constituir. Relaciona-se a poder, autoridade suprema, independência (geralmente do Estado). 
território é o limite espacial dentro do qual o Estado exerce de modo efetivo o poder de império sobre pessoas e bens.
FORMA DE ESTADO
CONCEITO: Informa como se exerce o poder político em um determinado território ou seja de forma centralizada ou descentralizada. 
TIPOS: o Estado simples (ou unitário) e o composto(ou complexo). 
		
ESTADO UNITÁRIO há um só centro de poder político, isto não quer dizer que ele não possa ser descentralizado no sentido de ter as atividades administrativas descentralizadas. 
As decisões políticas vem de um mesmo centro podendo os serviços públicos serem distribuídos a entes regionais. 
É imprescindível que a divisão tenha sido prevista na Constituição. A simples divisão de competências entre várias ordens parciais, feita em nível de lei comum, jamais será elemento caracterizador de Federação porque aquele que as conferiu poderá retirá-las a qualquer tempo.
FORMA DE ESTADO
ESTADO COMPLEXO há descentralização política que pode ser: Federação ou Confederação. 
CONFEDERAÇÃO: há reunião de Estados sem abrirem mão de sua soberania. Tal união é assentada em um pacto que é um instrumento de Direito Internacional.
FEDERAÇÃO: há união de Estados não soberanos que se unem entre si, mantendo a sua autonomia. A federação se torna soberana.
		
Num primeiro momento a diferença é a soberania. 
Na confederação os Estados mantém a personalidade de Direito internacional. A Confederação é assentada mediante pacto que é instrumento de DIP. O pacto é dissolúvel a qualquer momento
Na federação os Estados-membros não possuem personalidade de Direito internacional. A Federação é assentada em uma constituição rígida. A federação esta união é indissolúvel. 
Formas De Estado
Federalismo: refere-se a uma forma de Estado (federação ou Estado Federal) caracterizada pela união de coletividades públicas dotadas de autonomia político-constitucional, autonomia federativa; a federação consiste na união de coletividades regionais autônomas (estados federados, estados-membros ou estado). 
União: é a entidade federal formada pela reunião das partes componentes, constituindo pessoa jurídica de Direito Público interno, autônoma em relação aos Estados e a que cabe exercer as prerrogativas da soberania do Estado brasileiro. 
a descentralização do Estado federal gera a necessidade de repartição de competências a serem exercidas pelo Estado federal e pelos estados federados
Formas De Estado
Federalismo-historico: ligada ao movimento constitucionalista norte-americano, que sucedeu a revolução da independência americana.
União das treze ex-colônias inglesas- que se criou inicialmente uma Confederação no momento imediatamente posterior a independência. Após 10 anos, surgiu uma Federação. 
Na Federação cada uma das treze ex-colônias, que se constituíam anteriormente em Estados confederados, tiveram de abrir mão da soberania de que eram dotadas para constituir um poder que se colocava em uma instância superior e que abrangesse a todas elas, sendo portanto a soberania atribuída a esse poder, surgindo assim o Estado Federal.
Formas De Estado
Principio da indissolubilidade: República Federativa do Brasil é “formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal”, ficando claro que os MUNICÍPIOS também são membros da Federação. 
A frase “União indissolúvel” nos indica que não é previsto o direito de secessão. Isso nos indica de forma clara que somos uma FEDERAÇÃO e não uma CONFEDERAÇÃO, possuindo os Estados Membros e municípios com AUTONOMIA, mas não SOBERANIA.
Formas De Estado
A autonomia federativa assenta-se em dois elementos: 
na existência de órgãos governamentais próprios; 
na posse de competências exclusivas. 
O Estado federal apresenta-se como um Estado que, embora parecendo único nas relações internacionais, é constituído por Estados-membros dotados de autonomia, notadamente quanto ao exercício de capacidade normativa sobre matérias reservadas à sua competência.
A CONSTITUIÇÃO DE 1988
Requisitos do Federalismo:
a) repartição de competências:
b) repartição de rendas: entes federativos com capacidade de instituir impostos e repartir receitas tributárias;
c) existência de constituições estaduais: poder de auto-organização dos Estados-membros, com supremacia da Constituição Federal;
d) rigidez constitucional: federalismo protegido por cláusula pétrea;
e) indissolubilidade: união indissolúvel dos entes federativos e integridade nacional;
f) representação senatorial: o Senado Federal é órgão de representação dos Estados-membros no Congresso Nacional (representação paritária), 3 senadores por Estado, eleitos por maioria simples;
g) defesa da Constituição: o STF é o guardião da Constituição;
h) Intervenção Federal: a União, em casos extremos, pode intervir nos Estados-membros;
 FORMAS DE GOVERNO
define o modo de organização política e de regência do corpo estatal, ou seja, o modo pelo qual se exerce o poder. Pode ser:
a) republica: quando o poder for exercido pelo povo, através de mandatários eleitos temporariamente, surge a forma republicada,
b) monarquia: quando o poder é exercido por quem o detém naturalmente, sem representar o povo através de mandato, surge a forma monárquica de governo.
Regimes De Governo
refere-se ao modo pelo qual se relacionam os Poderes Executivo e Legislativo. Pode ser:
a) parlamentarismo: a função de Chefe de Estado é exercida pelo Presidente ou pelo Monarca e a de Chefe de Governo pelo Primeiro Ministro, que chefia o Gabinete. Parte da atividade do Executivo é deslocada para o Legislativo.
b) presidencialismo: o Presidente concentra as funções de Chefe de Estado e de Chefe de Governo.
Regimes Políticos
refere-se à acessibilidade do povo e dos governantes ao processo de formação da vontade estatal. A participação do povo no processo decisório e a capacidade dos governados de influenciar a gestão dos negócios estatais comportam gradação variável em função do regime adotado. Dentro deste critério, temos:
a) regime democrático:
b) regime não democrático: subdividido em totalitário, ditatorial e autoritário.
Regimes Políticos
a Democracia pode ser:
direta: aquele em que o povo exerce, por si, os poderes governamentais, fazendo leis, administrando e julgando.
indireta: povo, fonte primária de poder, não podendo dirigir os negócios do Estado diretamente em face da extensão territorial, da densidade demográfica e da complexidade dos problemas sociais, outorga as funções de governo aos seus representantes, que são eleitos periodicamente
semi-direta: é a democracia representativa, com alguns institutos de participação direta do povo nas funções do governo.
Sistema brasileiro:
forma de estado: Estado Federal,
forma de governo: Republicano,
regime de governo: Presidencialista,
regime político: democrático.
Nosso modelo é de uma Democracia Social (promover justiça social, promovendo o bem de todos e erradicando a pobreza, com diminuição das desigualdades), participativa (caminha para democracia semi-direta) e pluralista (pluralismo político).
Questões
No que concerne ao Estado federal, julgue os itens subseqüentes.
“O federalismo baseia-se na união de coletividades políticas autônomas, sendo a Federação a união de entes federados.”
Certo ou errado
Questões
O Brasil, segundo dispõe a Constituição, adota a forma de Estado
a) federal, descentralizada por regiões e estados.
b) unitária centralizada
c) unitária descentralizada.
d) confederada.
e) federal.
Questões
Sobre Poderes do Estado e respectivas funções, formas de Estado e formas e sistemas
de governo, marque a única opção correta.
A) A adoção do princípio de separação de poderes, inspirado nas lições de Montesquieu e materializado na atribuição das diferentes funções do poder estatal a órgãos diferentes, afastou a concepção clássica de que a unidade seria uma das características fundamentais do poder político.
B) O Estado unitário distingue-se do Estado federal em razão da inexistência de repartição regional de poderes autônomos, o que não impede a existência, no Estado unitário, de uma descentralização administrativa do tipo autárquico.*
C) Em um Estado federal temos sempre presente uma entidade denominada União, que possui personalidade jurídica de direito público internacional, cabendo a ela a representação do Estado federal no plano internacional.
D) O presidencialismo é a forma de governo que tem por característica reunir, em uma única autoridade, o Presidente da República, a Chefia do Estado e a Chefia do Governo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando