Buscar

ava Sociologia 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 . O Direito, como vemos mais uma vez, é uma ciência social. Suas normas são regras de conduta para disciplinar o comportamento do indivíduo na sociedade, visando atender uma necessidades social. (Cavalieri Filho, 2011). No que tange a relação do Direito na sociedade, NÃO é correto afirmar:
O Direito não necessita de regras de conduta para organizar a sociedade.
2. Na visão de Hans Kelsen, o Direito é a norma pura, sem mescla de qualquer valoração. Ao intérprete não é dado discutir a justeza ou injusteza do dogma legal. Seu dever é de aplicá-lo. A esse fenômeno dá-se o nome de:
positivismo jurídico
3. O Direito, ao determinar regras de conduta, obrigações e direitos, pretende evitar que surjam conflitos sociais, de forma que seja mantido o equilíbrio e a harmonia em sociedade. Como se denomina esta função social do Direito:
Função preventiva do Direito.
4. O direito é um produto social, assim sendo, a sociedade humana é o meio onde o direito surge e se desenvolve, e está ligado à ideia de conduta, de organização e mudança. Diante desta afirmação, assinale a Escola Jurídica que reflete este pensamento:
Sociológica
5. Segundo Hogemann, o direito do ponto de vista sociológico é um fato social. A Sociologia Jurídica estuda o fato social em sua estrutura e funcionalidade, procurando saber como os grupos humanos se organizam, se relacionam e desenvolvem, em razão dos inúmeros fatores que atuam sobre as formas de convivência. (HOGEMANN, Edna Raquel. Sociologia jurídica e judiciária. Rio de Janeiro: SESES, 2015.p.11). Tomando o texto como referência, os objetos de estudo da sociologia jurídica incluem:
as formas com que o direito atua socialmente e a aclaração sociológica do direito.
6. A Teoria Tridimensional do Direito considera que o sistema jurídico se articula em três dimensões: justiça, validade e eficácia. A seguir, relacione a concepção exposta com a dimensão correta: A dimensão da ______________________________interessa aos filósofos do direito, que examinam a justificação do sistema jurídico atual, as relações existentes entre o direito e a moral e entre normas positivas e a idealidade do direito; A dimensão da ______________________________ interessa aos dogmáticos ou intérpretes do direito que se dedicam ao estudo das normas formalmente válidas e buscar o sentido de cada elemento do ordenamento jurídico, solucionar os conflitos entre normas e adaptá-las aos casos concretos; A dimensão da ______________________________ das normas jurídicas interessa os sociólogos do direito, que buscam estabelecer uma relação funcional entre a realidade social e as diferentes manifestações jurídicas. Assinale a Alternativa abaixo cujas palavras completam corretamente (NA SEQUÊNCIA CORRETA) as acepções acima:
Justiça; Validade; Eficácia
7. Indique a alternativa correta. ¿Uma visão do Direito, exclusivamente sob o ângulo dogmático-normativo, conduz o jurista ao legalismo. Seu raciocínio será lógico, preciso.(...) A formação do jurista brasileiro é bastante marcada por essa diretriz¿. (J.B. Herkenhoff) Para a Sociologia Jurídica o Direito é fato social. Assim é possível concluir que:
a aplicação da norma, observando somente a determinação legal, mostra que o juiz não está concatenado com a realidade social.
8. O Direito, assim como outros elementos criados pela ação humana, se estabelece numa relação dialética entre produtor e produto. Ele é uma invenção do homem em sociedade, que ao mesmo tempo que afeta e de certa forma "molda" o convívio social, é modificado e aprimorado pela mesma sociedade. Tomando esse conceito como parâmetro, podemos classificá-lo como:
Escola Sociológica

Outros materiais