Buscar

OBJETIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1- Os resíduos sólidos urbanos merecem atenção especial, pois o tratamento e a disposição estão ligados à qualidade do meio ambiente e à qualidade de vida da população.
Assinale a alternativa que corresponde à definição a seguir.
 Segundo Moraes (1999) “é o conjunto de ações que visam restituir o meio ambiente ao estado natural, através de processos que venham torná-lo habitável em razão de sua despoluição”
	
	A
	Saneamento ambiental.
	
	B
	Ecologia ambiental.
	
	C
	Impacto ambiental.
	
	D
	Conservação ambiental.
2- Durante a criação das normas, vários documentos são elaborados pelos TC e submetidos à aprovação da ISSO, processo esse que é composto por três fases principais: Fase 1, Fase 2, e Fase 3. É importante ressaltar ainda, que são três os princípios que fundamentam as normas ISO:
I. O princípio do consenso.
II. O princípio da abrangência internacional.
III. O princípio da voluntariedade. 
Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s) dos princípios que fundamentam as normas ISO:
	
	A
	Somente o item I está correto.
	
	B
	Somente o item II está correto.
	
	C
	Somente os itens I e II estão corretos.
	
	D
	Todos os itens estão corretos.
3- Segundo Levine (2000), a norma OHSAS 18001, que entrou em vigor no ano de 1999, aparece como uma ferramenta para que administradores, empregados e profissionais da saúde e segurança do trabalho, além de outras especialidades, pudessem ter à disposição um caminho a seguir e para o qual direcionar suas ações quanto aos aspectos relativos à prevenção nas empresas. Para Cicco (1999), de uma maneira geral, a OHSAS 18001 trata de um sistema de gestão que segue os mesmos moldes dos modelos já existentes como os da série ISO 9000 e ISO 14000. Ela também delimita a maneira como deve ser administrada a saúde e a segurança do trabalho nas empresas, fornecendo um caminho a ser analisado, planejado e mantido conforme certos procedimentos que garantem, além dos benefícios internos, a adequação da organização às exigências legais, principalmente no que diz respeito às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.
Analise as afirmativas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
 
I.Todo projeto de segurança e saúde ocupacional deve ser acessível, documentado, mantido e reavaliado periodicamente.
II. Um sistema de gerenciamento e saúde ocupacional deve ter entre seus integrantes líderes da comunidade que realizem o enquadramento das ações para o benefício da população local.
III. Uma das metodologias que pode ser utilizada em um sistema ocupacional é o Empowerment, eventualmente utilizado em gerenciamento de organizações.
IV. O uso de softwares como Costumer Relationship Management (CRM) permite o amparo necessário ao sistema de gestão de segurança e saúde no que diz respeito à atualização de dados do mesmo.
	
	A
	É correta apenas a sentença I.
	
	B
	É correta apenas a sentença II.
	
	C
	É correta apenas a sentença III.
	
	D
	É correta apenas a sentença IV.
4- Leia o texto abaixo:
Segundo Scarlat e Pontin (1992, p. 57) “a reciclagem é considerada a [solução] mais adequada, por razões ecológicas e também econômicas: diminui os acúmulos de detritos na natureza, e a reutilização dos materiais poupa, em certa medida, os recursos naturais não renováveis”. Assim, adotar a reciclagem significa assumir um novo comportamento diante do ambiente, conservando-o o máximo possível. Além de reduzir os resíduos urbanos, permite o prolongamento da vida útil de aterros e a geração de empregos para catadores. A reciclagem de uma tonelada de papel representa a não derrubada de vinte árvores, enquanto que a reciclagem de uma tonelada de metal significa a economia de cinco toneladas de bauxita. (OLIVEIRA; CARVALHO, 2004). Vale ressaltar que existe, porém, uma sutil diferença entre reciclar e reutilizar. Reutilizar um determinado produto significa reaproveitá-lo sem qualquer alteração física, modificando ou não o seu uso original. Reutilizam-se embalagens de vidro de alimentos quando, consumido o produto, usa-se o recipiente para acondicionar objetos diversos, e até o mesmo produto, após a lavagem e esterilização da embalagem. . Já na reciclagem o produto inicial é submetido a um processo de transformação, podendo ser artesanal ou industrial. Embalagens retornáveis são, nesse sentido, reutilizáveis (sofrem apenas um processo de limpeza), enquanto que as sem retorno são potencialmente recicláveis (depois de trituradas, os cacos servem de matéria-prima para a confecção de novas embalagens).
ALENCAR, Mariléia Muniz Mendes. Reciclagem de lixo numa escola pública do município de Salvador. Disponível em: http://www.gepexsul.unisul.br/extensao/2012/amb3.pdf. Acesso em 13/04/2015.
( ) Uma das vantagens da reciclagem de materiais está em reduzir a pressão por mais matérias-primas.
( ) A reciclagem em si não contribui para a redução dos problemas ambientais.
( ) A reciclagem tem como principal vantagem a redução da poluição ambiental.
( ) A reciclagem consiste no reuso de resíduos como matéria prima no processo manufatureiro.
	
	B
	F, V, F, V
	
	C
	V, V, F, F
	
	D
	V, F, F, V
	
	E
	V, V, V, F
5-Complete a frase a seguir, e em seguida assinale a alternativa correta.
 “O sistema de comércio entre os países, é regido por uma série de acordos, que podem ser multilaterais, regionais e bilaterais. Com base nesses conceitos, tratados internacionais são definidos como ______________________ entre Estados em forma escrita e regulados pelo Direito Internacional”.
	
	A
	acordos concluídos.
	
	B
	acordos inacabados.
	
	C
	acordos inválidos.
	
	D
	acordos falsos.
Assinale a alternativa que apresenta o que significam as siglas EIA/RIMA/CONAMA.
	
	A
	Etapa prévia de impacto ambiental; resumo de impacto sobre o meio artificial; Comissão Nacional do Meio Ambiente.
	
	B
	Estudo de impossibilidade ambiental; resumo de impacto ao meio ambiente; Cooperação Nacional para preservação do Meio Ambiente.
	
	C
	Elaboração de impacto ambiental; relatório de impacto sobre o meio ambiente; Consagração Natural do Meio Ambiente.
	
	D
	Estudo de impacto ambiental; relatório de impacto sobre o meio ambiente; Conselho Nacional do Meio Ambiente.
6-Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades que, direta ou indiretamente, afetam:
I. A qualidade dos produtos.
II. A saúde, a segurança e o bem-estar da população.
III. As atividades sociais e econômicas.
IV. As condições estáticas e sanitárias do meio ambiente. 
 Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s).
	
	A
	Somente o item II está correto.
	
	B
	Somente o item III está correto.
	
	C
	Somente os itens II, III e IV estão corretos.
	
	D
	Somente os itens I e II estão corretos.
7- A função principal do serviço de saúde ocupacional é cooperar com a gerência e com os trabalhadores, atuando na prevenção e contribuindo para a melhoria contínua da segurança e das condições de trabalho. As boas práticas de segurança e higiene ocupacional são importantes para evitar acidentes e garantir a saúde dos trabalhadores. Muitas organizações no Brasil ainda têm uma visão restrita em relação à segurança, à medicina do trabalho e à saúde ocupacional. O tratamento dessas questões se restringe à coleta de dados estatísticos, ações reativas a acidentes do trabalho e respostas a causas trabalhistas. Segurança e saúde ocupacional iniciam-se como sistema de gestão através de normas como a OHSAS 18001/99 (Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional – Especificação) e BS 8800/96 (Diretrizes para Sistemas de Gerenciamento de Segurança e Saúde Ocupacional), além do Prêmio Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional. Estas ações devem estar associadas com a melhoria das condições de trabalho.
Subestimar os riscos do ambiente de trabalho ou subestimá-los cria um ambiente propício à ocorrência de acidentes.
Enumere as ações a seguir conforme as etapas de um sistema de gestão e saúde ocupacional e segurança e, depois, assinale a alternativa correta.
(3) Implantação de sistema de rastreamento de produção.
(4) Divulgação de resultados da auditoria por meio de relatórios dinâmicos na internet.
(2) Implantação de um sistema de gerenciamento de conteúdo colaborativo.
(1) Reunião com setor jurídico para análise da legislação específica de saúde e segurança.
 
	
	A
	 3 – 4 – 2 – 1.
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1.
	
	C
	3 – 4 – 1 – 2.
	
	D
	3 – 2 – 1 – 4.
8- A lei 12.305/ 2010 complementa a realização do plano de gerenciamento dos resíduos sólidos e aplica, também, o dispositivo na resolução nº 307, de 05 de julho de 2002, que obriga as obras da construção civil a realizarem o mesmo plano de gestão de resíduos.
Marque V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas em relação aos objetivos das empresas que devem ser acoplados a referida lei e, em seguida, assinale a alternativa correta.
 
(F) A disponibilização de lixeiras.
(V) Destinação final ambientalmente adequada aos rejeitos.
(V) Diminuição do uso de recursos naturais no processo de produção de novos produtos.
(V) Intensificação de ações de educação socioambiental.
(V) Aumento da reciclagem no país.
(V) Promoção da inclusão social.
(V) Geração de emprego e renda para catadores de materiais recicláveis.
	
	A
	F – F – V – V – V – F – V.
	
	B
	V – F – V – V – V – F – F.
	
	C
	 F – V – V – V – V – V– V.
	
	D
	F – V – V – V – V – F – F.
9- Preocupado com a escassez dos recursos naturais renováveis e não renováveis, com a degradação de áreas e com a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, foi implantado em 13/10/1989 o programa “lixo que não é lixo”.
Assinale a alternativa que apresenta a cidade que implantou este programa.
	
	A
	Florianópolis, SC.
	
	B
	Maringá, PR.
	
	C
	 Curitiba, PR.
	
	D
	Uberlândia, MG.
10- Auditorias que melhoraram o meio ambiente de forma direta.
Japão: Melhor Utilização dos Recursos Naturais.
Em 2001, uma auditoria das cercas de segurança usadas para delimitar as margens de um parque recomendou que se trocasse o material de plástico e de cimento para material proveniente do desbaste florestal. Esse material é coletado no desbaste de áreas florestais volumosas para que as árvores possam ter maior acesso à luz do sol. Esse material é amplamente disponível, durável e econômico, se comparado com plástico e cimento. Assim, o material florestal permanecerá em seu ambiente natural, e serão necessários menos recursos e menos energia para construir as cercas de segurança. Além disso, o Conselho de Auditoria do Japão concluiu que 65,4 milhões de ienes (US$555.000,00) foram economizados.
Coréia: Melhora na Qualidade da Água
Entre 1993 e 2000, embora o governo coreano tenha gasto US$15 bilhões para melhorar a qualidade da água em quatro rios principais, não havia nenhuma melhora perceptível. Em 2001, foi realizada uma auditoria para identificar por que as condições da água não tinham melhorado. Com base nas informações e recomendações da auditoria, o Ministério do Meio Ambiente realizou uma avaliação pós-projeto e criou um sistema de revisão de feedback. Eles ajustaram o tamanho das usinas de tratamento de esgoto e mudaram o enfoque, deixando de simplesmente tratar o esgoto da área pecuária e passando a produzir fertilizantes orgânicos. A auditoria e suas recomendações resultaram na constante melhora da qualidade da água.
 
Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta em relação aos benefícios da auditoria ambiental específicos para as empresas.
 
	
	A
	As auditorias ambientais possibilitam uma melhor integração organizacional, já que permitem a percepção, por parte da organização, de peculiaridades culturais.
	
	B
	Os relatórios de auditoria ambiental possibilitam a criação de parcerias estratégicas entre empresas, já que estes sinalizam pontos de interesse entre as empresas.
	
	C
	 A auditoria ambiental deve ser vista como uma ferramenta gerencial, já que permite à empresa controlar seus processos sob o enfoque ambiental e, deste modo, melhorar sua imagem.
	
	D
	É por meio da auditoria ambiental e da ISO 14.000 que as empresas são classificadas para concorrer a investimentos oriundos de créditos de carbono em âmbito mundial.
11- A produção de resíduos está intimamente ligada ao contexto social que vem sendo vivenciado pelas populações desde que o homem deixou sua via nômade e passou a buscar conforto, dando origem às cidades, gerando um ambiente propício ao progresso cultural e tecnológico, representando um cenário ideal para o consumo de mais variados produtos e, consequentemente, a crescente produção de lixo.
Assinale a alternativa que apresenta quem são os geradores de lixo na sociedade.
	
	A
	 Cada ser humano deve se reconhecer como gerador de lixo.
	
	B
	Somente as indústrias geram lixo.
	
	C
	O lixo é gerado somente nas residências.
	
	D
	Os hospitais são os únicos geradores de lixo.
12- A periculosidade de um resíduo é classificada em função de suas propriedades físicas, químicas ou infectocontagiosas, podendo apresentar risco à saúde pública e ao meio ambiente, quando o resíduo é manuseado ou destinado de forma inadequada.
Marque V para as proposições verdadeiras e F para as proposições falsas em relação à classificação dos RSU dentro das classes I e II e III, como perigosos, não inertes e inertes e, em seguida, assinale a alternativa correta.
(V)  Classe I ou resíduos perigosos são aqueles que, em função das suas características intrínsecas de inflamabilidade, corrosividade, reatividade, toxicidade e patogenicidade apresentam riscos à saúde pública por meio do aumento da mortalidade ou morbidade ou, ainda, provocam efeitos adversos ao meio ambiente quando manuseados ou dispostos de forma inadequada, exigindo, assim, tratamento e disposição  especiais.
(F) Classe I ou resíduos perigosos, em função de suas propriedades físico-químicas e infectocontagiosas,  não  apresentam  risco à saúde pública e ao meio ambiente. Não causam acidentes de impacto ambiental e não devem ser condicionados, armazenados temporariamente, incinerados, tratados ou dispostos em aterros sanitários próprios para receber resíduos perigosos.
(V) Classe II ou resíduos não inertes são aqueles que não apresentam alta periculosidade, porém, não são inertes. Podem apresentar propriedades como combustibilidade, biodegradabilidade ou solubidade em água, com possibilidade de acarretar riscos à saúde ou ao meio ambiente.
(V) Classe III ou resíduos inertes são resíduos que, por suas características intrínsecas, não oferecem riscos à saúde ou ao meio ambiente, quando amostrados de forma representativa e submetidos a um contato estático ou dinâmico com água destilada ou deionizada em concentrações maiores que aquelas apresentadas nas normas de potabilidade da água executando-se os padrões de aspecto, cor, turbidez e sabor.
	
	A
	V – F – F – V.
	
	B
	F – F – F – V.
	
	C
	 V – F – V – V.
	
	D
	V – F – V – F.
13-O Programa Desperdício Zero foi criado pelo Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
Assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo deste programa.
	
	A
	Eliminação de 30% dos lixões no Estado do Paraná e a redução de 50% das reservas naturais.
	
	B
	Eliminação de 100% dos lixões no Estado do Paraná e a redução de 30% dos resíduos gerados.
	
	C
	Eliminação do Programa “Lixo que não é Lixo” no Estado do Paraná.
	
	D
	Redução dos resíduos gerados.
14-Considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades que,
direta ou indiretamente, afetam:
I. A qualidade dos produtos.
II. A saúde, a segurança e o bem-estar da população.
III. As atividades sociais e econômicas.
IV. As condições estáticas e sanitárias do meio ambiente. 
Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s).
	
	A
	Somente o item II está correto.
	
	B
	Somente o item III está correto.
	
	C
	Somente os itens II, III e IV estão corretos.
	
	D
	Somente os itens I e II estão corretos.
15-Leia o texto abaixo:
Os dados do ano de 2013 apresentados a seguir têm por origem a pesquisa direta aplicada pela ABRELPE junto aos municípios, cujo questionário está disponível para download em www. abrelpe.org.br. As projeções para o Brasil resultam da somatória das projeções de cada uma das regiões do país, apresentadas nos itens a seguir. Sempre que possível, as tabelas e gráficos, além dos dados de 2013, trazem as informações relativas ao ano de 2012, permitindo a comparação entre ambos. Para a coleta de RSU, além da quantidade de resíduos coletados no país, no ano de 2013, é também apresentada a abrangência desses serviços, bem como a distribuição percentual dos resíduos coletados nas diferentes regiões. Merecem destaque os números relacionados à destinação final dos resíduos coletados, cuja pesquisa revelou que 58,3 % seguiram para aterros sanitários em 2013, praticamente sem alteração do cenário registrado no ano anterior. Nesse sentido, é importante ressaltar que os 41,7% restantes correspondem a 79 mil toneladas diárias, que são encaminhadas para lixões ou aterros controlados, os quais pouco se diferenciam dos lixões, uma vez que ambos não possuem o conjunto de sistemas e medidas necessários para proteção do meio ambiente contra danos e degradações. Mesmo com uma legislação mais restritiva e dos esforços empreendidos em todas as esferas governamentais, a destinação inadequada de RSU se faz presente em todas as regiões e estados brasileiros e 3.344 municípios, correspondentes a 60,0% do total, ainda fizeram uso em 2013 de locais impróprios para destinação final dos resíduos coletados. Os recursos aplicados pelos municípios em 2013 para fazer frente a todos os serviços de limpeza urbana no Brasil foram, em média, menos de R$10,00 por habitante por mês. Os dados de cada região também são apresentados e permitem que se faça uma análise comparativa entre a situação da gestão de resíduos sólidos e o volume de recursos aplicados no setor, no total e por habitante. Por tratar-se de serviços que demandam a utilização de mão de obra intensiva, o número de empregos diretos no setor demonstra a sua relevância na geração e manutenção de postos formais de trabalho, que vêm crescendo a cada ano e em 2013 superaram 332 mil empregos diretos. O mercado de limpeza urbana no país novamente apresentou evolução, que foi registrada em todas as regiões, e movimentou recursos da ordem de R$ 24 bilhões.
Com base no texto acima e tomando por base os conteúdos abordados nas aulas e no referencial bibliográfico da disciplina analise as afirmações abaixo e assinale a opção correta.
I - Os resíduos sólidos podem ser entendidos como qualquer detrito oriundo de trabalhos, domésticos industriais etc. que se joga fora.
II - A gestão de resíduos sólidos tem como foco tudo o que se retira de um lugar para deixá-lo limpo.
III - Lixo pode ser entendido como tudo aquilo que não tem mais valor.
IV - Resíduo deve ser entendido como toda substância que deve ser tratada e que deve receber uma destinação adequada
	
	A
	São corretas apenas as afirmativas I, II.
	
	B
	São corretas apenas as afirmativas II, III.
	
	C
	 São corretas apenas as afirmativas III, IV.
	
	D
	São corretas apenas as afirmativas I, II, III.
	
	E
	São corretas apenas as afirmativas II, III, IV.
16- Entende-se como barreira comercial qualquer regulamento, lei, prática ou política governamental imposto para proteger os
produtos contra a competição externa.
Assinale a alternativa que corresponde ao trecho a seguir.
Tratam de restrições quantitativas, licenciamento de importação, procedimentos alfandegários, medidas antidumping, medidas
compensatórias, subsídios, medidas de salvaguarda, medidas sanitárias e fitossanitárias.
A Barreiras tarifárias.
B Barreiras não tarifárias.
C Barreiras institucionais.
D Barreiras alfandegárias.
17- Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir.
“Com o intuito de facilitar as transações internacionais em meio a toda diversidade existente, a padronização é mais que uma
tendência global: é uma necessidade. Para Almeida, Mello e Cavalcanti (2000), a criação de normas ambientais vem
buscar a homogeneização e a padronização de conceitos, com o intuito de criar uma mesma linguagem para atividades e
procedimentos, principalmente para aqueles com forte potencial de causar impactos ambientais”.
A oportunidade
B reflexão
C necessidade
D tentativa
18- Na área ambiental, assim como em outras áreas, a perícia é regida pelo código de processo civil. Contudo, por estar ligada a
atividades específicas relacionadas ao meio ambiente, a perícia ambiental terá o embasamento na legislação tutelar do ambiente
e, sendo assim, a prova pericial.
Assinale a alternativa que apresenta como é denominada no caso da ação civil pública.
A Perícia ambiental judicial.
B Perícia ambiental econômica.
C Perícia ambiental pública.
D Perícia ambiental conclusivo.
19- Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença a seguir.
Tudo o que o homem pode usar da natureza é chamado de _______________________. Por “usar”, entende-se qualquer tipo de uso,
desde os necessários à sobrevivência e ao desenvolvimento das civilizações até os que proporcionam exclusivamente conforto.
A recurso natural.
B lixo orgânico.
C material descartável.
D lixo reciclável.
20- Segundo Levine (2000), a norma OHSAS 18001, que entrou em vigor no ano de 1999, aparece como uma ferramenta para que
administradores, empregados e profissionais da saúde e segurança do trabalho, além de outras especialidades, pudessem ter à
disposição um caminho a seguir e para o qual direcionar suas ações quanto aos aspectos relativos à prevenção nas empresas.
Para Cicco (1999), de uma maneira geral, a OHSAS 18001 trata de um sistema de gestão que segue os mesmos moldes dos
modelos já existentes como os da série ISO 9000 e ISO 14000. Ela também delimita a maneira como deve ser administrada a
saúde e a segurança do trabalho nas empresas, fornecendo um caminho a ser analisado, planejado e mantido conforme certos
procedimentos que garantem, além dos benefícios internos, a adequação da organização às exigências legais, principalmente no
que diz respeito às normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.
Analise as afirmativas a seguir e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I.Todo projeto de segurança e saúde ocupacional deve ser acessível, documentado, mantido e reavaliado periodicamente.
II. Um sistema de gerenciamento e saúde ocupacional deve ter entre seus integrantes líderes da comunidade que realizem o
enquadramento das ações para o benefício da população local.
III. Uma das metodologias que pode ser utilizada em um sistema ocupacional é o Empowerment, eventualmente utilizado em
gerenciamento de organizações.
IV. O uso de softwares como Costumer Relationship Management (CRM) permite o amparo necessário ao sistema de gestão de
segurança e saúde no que diz respeito à atualização de dados do mesmo.
A É correta apenas a sentença I.
B É correta apenas a sentença II.
C É correta apenas a sentença III.
D É correta apenas a sentença IV.
21- Um dos principais resultados da ECO-92 foi a Agenda 21: um documento que estabelece princípios e intenções para os cuidados
com o meio ambiente. A agenda trata de temas como meio ambiente, ecologia e desenvolvimento sustentável, entre outros. Há
muitas discussões presentes no documento, sendo que os temas tratados, em geral, são:
I. Desenvolvimento
rural com sustentabilidade.
II. Educação como forma de conscientização para a proteção do meio ambiente.
III. Fortalecimento das ONGs na busca do desenvolvimento sustentável.
IV. Conservação da energia.
Assinale a alternativa que apresenta os itens corretos.
A Somente os itens I e II estão corretos.
B Somente os itens III e IV estão corretos.
C Somente os itens I, II e III estão corretos.
D Somente os itens II e III estão corretos.
22- Durante a criação das normas, vários documentos são elaborados e submetidos à aprovação da ISO, processo este composto por
três fases principais. É importante também ressaltar que são três os princípios que fundamentam as normas ISO.
Assinale a alternativa que define corretamente a classificação do princípio da voluntariedade.
A Existe a obrigatoriedade teórica de levar em consideração o interesse de todos na busca de um denominador
comum. Contudo, é possível perceber que algumas partes, sobretudo as representadas por grandes empresas e
representantes de países fortes, exercem considerável influência na aprovação das normas.
B Tem como fundamento primordial a busca da ampla aplicação para os setores estudados, propondo soluções e uma
aplicabilidade global.
C Não há obrigatoriedade que as empresas adotem os princípios estipulados pelas normas. A aceitação dos critérios
tem que partir de um interesse pela certificação ambiental.
D Assegurar a conformidade com sua política ambiental definida.
23- A Avaliação do Ciclo de Vida do Produto é definida como “uma ferramenta de avaliação dos impactos potenciais associados a um
produto ou serviço”. Para isso, adotam-se as categorias gerais de impactos, considerando desde o esgotamento de recursos até
suas consequências no ambiente. Entre os objetivos gerais da Avaliação, estão:
I. Ações em marketing.
II. Comparação entre produtos similares.
III.Preço do produto.
IV. Identificação de pontos fortes e fracos do sistema.
Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s).
A Somente o item I está correto.
B Somente os itens I, II e IV estão corretos.
C Somente os itens I e II estão corretos.
D Somente os itens I e III estão corretos.
24- De maneira geral, são várias as abordagens e definições adotadas no que se refere à rotulagem ambiental. Porém, a definição
que consideraremos é a adotada pela NBR SISO 14020, para a qual rotulagem é determinada como uma série de requisitos com o
objetivo de incentivar o interesse por produtos e serviços de baixo impacto ambiental. A ISO reconhece um conjunto de critérios
para a rotulagem ambiental e, dessa forma, estabelece alguns tipos de rótulos ambientais: tipo I – rótulos ambientais
certificados; tipo II – autodeclarações; tipo III – declarações ambientais do produto.
Sendo assim, assinale a alternativa que define corretamente a classificação de rótulos ambientais certificados.
A Configura-se pela declaração de produtores, importadores ou distribuidores, com o objetivos de informar sobre
características ambientais positivas e específicas dos seus produtos e serviços como, por exemplo, os produtos
livres (CFC).
B São programas voluntários que concedem rótulos, refletindo uma preferência ambiental global de um produto
dentro de uma categoria particular, baseados em considerações do ciclo de vida.
C Também conhecidas como EPDs, buscam trabalhar com um conjunto de dados ambientais mensuráveis,
considerando todo o ciclo de vida do produto.
D Adesão ao sistema de certificação, intervindo no processo de elaboração das normas ambientais em defesa de seus
interesses, buscando tornar esse procedimento mais democrático.
25- A coleta seletiva é um instrumento que visa à separação de materiais recicláveis e à destinação destes para a reciclagem ou
compostagem, tendo como principal objetivo a coleta seletiva e o encaminhamento desses materiais para indústrias de
reciclagem, o que evita a disposição de resíduos em lixões ou aterros sanitários. Dependendo da estrutura local ou da
determinação do governo local, de que forma ocorre a realização de coleta seletiva?
Assinale a alternativa correta.
A Coleta seletiva domiciliar, pontos de entrega voluntária e catadores.
B Catadores, indústrias e coleta domiciliar.
C Coleta seletiva domiciliar, pontos de entrega voluntária e indústrias.
D Coleta nas escolas, coleta domiciliar e coletas nas indústrias.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais