Buscar

Os elementos essenciais do Estado


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os Elementos
Essenciais do
Estado
LIMA, Marcelo Machado. Os elementos essenciais do Estado. Território: a delimitação espacial do poder. Ciência política / Marcelo Machado Lima; Guilherme Sandoval Góes. Rio de Janeiro: SESES, 2015 pp. 59-78. 
-Como se deu o surgimento deste Estado Moderno? Desde sua origem, que remonta aos acordos de Paz de Vestfália, de 1648, o Estado absolutista buscou colocar nas mãos do monarca o poder característico da autoridade estatal, um poder de imperium, vale dizer, um direito absoluto do Rei sobre todos aqueles que se encontrassem no território do Estado.
- Somente após a celebração da citada Paz de Vestfália, de 1648, é que nasce o Estado Moderno, que pouco a pouco vai centralizando o poder nas mãos do monarca.
- A primeira versão do Estado Moderno é a configuração do Estado Absoluto.
-Nascimento do direito internacional.
- “as grandes monarquias absolutas do início da Idade Moderna se formam através de um duplo processo de unificação: 1) unificação de todas as fontes de produção jurídica na lei, como expressão da vontade do soberano (...) 2) unificação de todos os ordenamentos jurídicos superiores e inferiores ao Estado no ordenamento jurídico estatal, cuja expressão máxima é a vontade do príncipe.” (Norberto Bobbio)
Território: a
Delimitação
Espacial do Poder
- A ideia de território fixa a jurisdição do Estado, aqui compreendida como os limites dentro dos quais se exerce a soberania do Estado. Adota-se, então, a definição de Ferrucio Pergolesi, que estabelece ser o território “a parte do globo terrestre na qual se acha efetivamente fixado o elemento populacional, com exclusão da soberania de qualquer outro Estado”.
-A soberania se estende sobre o solo, o subsolo, as águas interiores, o mar territorial e o espaço aéreo sobrejacente, perfazendo assim o caráter multidimensional do território.
- Somente com o Estado Moderno é que o território passou a ser considerado como elemento essencial do Estado.
- Com base na monopolização da feitura da lei nas mãos de um único centro de poder normativo, a teoria do território-competência faz a associação direta entre o princípio da impenetrabilidade da ordem jurídica e a visão do território como base geográfica do poder do Estado. (Weber)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando