Buscar

problematização artigo

Prévia do material em texto

Os autistas, principalmente crianças, exibem dificuldades na comunicação, verbal e não verbal, pois faltam gestos, linguagem corporal e principalmente demonstrações faciais. Em autistas é muito comum ocorrer repetição de palavras e frases escutadas anteriormente, sendo que algumas vezes elas demostram afeição, manifestando alguns gestos, como beijar, abraçar, sem diferenciar as pessoas, ou seja, apenas fazendo gestos repetitivos. Autistas são metódicos, seguem rotinas e apresentam uma não aceitação de mudanças. Durante as brincadeiras elas são bem apáticas não demonstram criatividade ou qualquer outro traço de imaginação, e se apegam muito a um determinado brinquedo, chegando a passar um longo período somente com o mesmo.
 Os autistas são crianças que apresentam atrasos na linguagem ou ausência no desenvolvimento da fala, o que ás vezes dificulta a manutenção de um diálogo. Os autistas poderão apresentar ecolalia que é a repetição que alguém acabou de dizer, incluindo palavras, expressões ou diálogos (FONSECA, 2009, p. 16).
Auxiliares importantíssimos e de grande valia durante o tratamento, os brinquedos, além de proporcionar essa “segurança” melhoram também a imaginação, ajudam a criança a desvendar suas preferências, respeitando o tempo necessário para a criança expressar seus sentimentos. 
Uma opção para trabalhar com crianças autistas são atividades lúdicas, que incluem diversas atividades como pinturas, jogos, brincadeiras e desenhos. Assim a criança é capaz de mostrar sua autonomia, vontades, criatividades e críticas, proporcionando melhorias cotidianas, uma vez que através do brinquedo a criança expressa experiências reais, fantasias e desejos. O brincar auxilia também o desenvolvimento da criança, atuando como agente auxiliador na socialização e comunicação, tanto com os outros quanto consigo, pois estimula sua imaginação e promove sua autoestima. Atividades lúdicas melhoram o intelecto e a parte física, pois as brincadeiras além de divertidas são educativas e assim sendo auxiliam no desenvolvimento cognitivo, e na concentração.
Através das atividades lúdicas a criança assimila valores, adquire comportamentos, desenvolve diversas áreas de conhecimento, exercita-se fisicamente e aprimora habilidades motoras. No convívio com outras crianças aprende a dar e receber ordens, a esperar sua vez de brincar, a emprestar e tomar como empréstimo o seu brinquedo, a compartilhar momentos bons e ruins, a fazer amigos, a ter tolerância e respeito, enfim, a criança desenvolve a sociabilidade. (SANTOS, 2008, p. 56).

Continue navegando