Buscar

ED AMBIENTAL

Prévia do material em texto

Questão 1: Com base no trecho citado, bem como em seus conhecimentos sobre a transposição do rio São Francisco, redija um parágrafo expositivo que justifique a afirmação “Ele foi proposto em vários momentos, abandonado, reformulado e novamente proposto em contextos diferentes e com as vezes grandes intervalos de tempo entre uma apresentação e outra”.
R: Esse projeto da transposição do Rio São Francisco não é algo recente. É uma notícia sobre uma proposta assim desde 1858, mencionou um desvio que levaria água do São Francisco, para o rio Jaguaribe, no Ceará. Ao longo dos anos todas às vezes que o tema foi levantando causava certa polemica, visto que os estados de Minas Gerais e Bahia (que fazem parte da bacia hidrográfica) sentiam-se prejudicados e concentravam seus esforços para demonstrar os pontos negativos do projeto. A partir do início dos anos 80 a transposição começa a ganhar fôlego. Uma época de migração crescente dos atingidos pela seca corria em busca de nova vida no centro-sul. Mesmo assim o projeto ainda precisava de mais informações técnicas. As diferenças foram deixadas de lado e o projeto saiu do papel. O governo federal assumiu as diretrizes, e o Rio da Integração Nacional, começou a levar águas para mais terras no nordeste.
Questão 2:Com base nas informações acima, redija um paragrafo que aborde os seguintes itens: Transposição do Rio São Francisco – Responsabilidade Social- Povo Indígenas.
R: O projeto de transposição do Rio São Francisco não levou em consideração a responsabilidade social para com os povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos que sempre moraram às margens do Rio e dele tiravam o seu próprio sustento. O Governo deveria ter levado em consideração e procurado juntamente com engenheiros outra forma de fazer a transposição prejudicar os moradores locais.
Questão 3: Com base nas informações acima, escreva um paragrafo que discorra sobre o seguinte tema “Acidentes e desastres na transposição do rio São Francisco: Fatalidade ou gestão negligente?
R: Diante acidentes no mesmo ano é possível afirmar que existe algumas falhas, varias irregularidades e ausências de plano de segurança e de plano de ação em caso de emergência para todas as barragens da transposição localizadas na Paraíba. Ocorre por conta de uma gestão negligente.

Continue navegando