Buscar

REVISÃO FUNDAMENTOS DAS CIENCIAS SOCIAIS


Continue navegando


Prévia do material em texto

REVISÃO
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Socialização: Necessitamos viver em sociedade
	É um conceito fundamental nas ciências sociais e tem por objetivo compreender as interações humanas no interior das sociedades. Socialização e a responsável pela assimilação de hábitos característicos dos grupos sociais, todo processo através da qual o individuo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura lhe é própria. A socialização é responsável pela transmissão e manutenção das normas e valores da sociedade que cria mecanismos de controle social de sanções que reprovam comportamentos não esperados socialmente.
Obs: Cultura:
Normas = Leis
Controles 
Sanções = Reprovações
Normas que o comportamento humano
Papéis Sociais:
Homens e mulheres tem direitos iguais, para a lei somos todos iguais.
Os papeis sociais foram no passado, conhecidos como o resultado de uma divisão natural do trabalho. Para os cientistas sociais que estudam gênero, a divisão sexual de tarefas, longe de ser consequência natural de diferença biológica, é construção criada e mantida pela sociedade.
Nas ciências sociais, a pesquisa de gênero procura estudar a distribuição de poder e de recursos entre homens e mulheres em uma dada sociedade, considerando a questão de gênero como uma dimensão da analise fundamental de toda a organização social.
Reconhecimento de gênero e um papel importante das ciências sociais (papeis sociais). PEA – População Economicamente Ativa.
Durkheim – Nas perpesctivas de Durkheim, fato social consiste em toda maneira de agir fixa ou não que exerce sobre o individuo uma coerção exterior.
Fato Social = Mecanismo de controle
Coerção = Exterior 
Envocada de ponto
Fato social remete a uma coerção um fato de controle
Diversidade Cultural – Diferença ou multiplicidade
A diversidade cultural refere-se multiplicidade de formas de ver, sentir e se inserir ao mundo, sendo a convivência de diferentes formas de agir de padrões culturais e de estilos de vida.
Diversidade cultural
Cultura = Agir, padrões, estilos.
Mudanças modificadas gradativamente de acordo com os padrões da época.
A Cultura – É um conceito que está sempre em desenvolvimento, pois com o passar do tempo ela é influenciada por novas maneiras pensar, inerentes ao desenvolvimento do ser humano.
Cultura = Ser Humano
Nota: Cultura e mídia mudaram a forma de ver os fatos.
Aborto: Sociedade, crime, religião
“Aborto é uma pratica criminosa, ilegal.
Fato social é toda maneira de agir, fixa ou não, sucetível de exercer sobre o individuo uma coesão exterior 
Por socialização se entende os processos pelo quais os seres humanos são induzidos a adotar os padrões de comportamento, normas, regras e valores do seu mundo social.
Os fenômenos sociológicos são definidos como normas pela sua:
Generalidade (comum aos membros da sociedade)
Sua correspondência as condições de vida social
Quando se encontra generalizado pela sociedade; é unanimo, é consenso social, é vontade coletivo
Quando desempenha alguma função importante para a adaptação ou evolução da sociedade.
Fenômenos patológicos são aqueles que se encontram fora dos limite permitidos pela ordem social e moral vigente. Eles são transitórios e excepcionais assim como as doenças.
Dialética – e um modo de pensarmos as contradições da realidade, de pensarmos as diferenças sociais e, consequentemente a transformação permanente realidade.
Em todo processo há uma proposição inicial (TESE) que vai gerar o efeito contrário (ANTITESE). Do embate entre ambos surgira uma nova preposição (SINTESE).
Modo de produção é entendido como a maneira pela qual os homens obtém seus meios de existência material.
Relações sociais - Para Marx a estrutura de uma sociedade se forma a partir do conjunto de suas relações de produção e delas se derivam outros tipos de relações sociais, como as religiosas, as culturais, as jurídicas, etc...
Ideologia – É o conjunto de proposições existentes como a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construído uma hegemonia daquela classe tornando-se uma verdade absoluta e natural.
Para Marx há uma relação de complementariedade entre infraestrutura (base material da sociedade) e superestrutura (as demais esferas da vida social), determinadas pelas contradições existentes do modo de produção capitalista. 
Ação Social é a conduta humana dotada de um significado atribuído pelo agente (o individuo que a pratica) e tem relação com a conduta de outros indivíduos. Para Weber o objetivo da sociologia é compreender os surtos (significados das ações sociais)
Para Weber, os tipos ideias, ou tipos puros, seriam instrumentos ou conceitos criados pela cientista social, para a analise da sociedade por meio de um principio de comparação.
Durkeheim define consciência coletiva
Conhecimento: falível, factral, real e propabilistico
Tipos de conhecimento: senso comum, cientifico e religioso.
Globalização é um conjunto de transformações da ordem politica e econômica mundial visíveis desde o final século XX.
É notória a importância dos dos elementos etnos, branco, negros, indígenas para a formação da sociedade brasileira.