Buscar

contrato didatico sociologia

Prévia do material em texto

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo
DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE CARAPICUÍBA
Av. Rui Barbosa, 820 Centro – Carapicuíba - CEP - 06311-001 Fone - 41643064 – fax 4184-4904 - e-mail -
E.E TOUFIC JOULIAN
e009751a@see.sp.gov.br
Contrato didático 2016
Sociologia – Prof. ª Ruana Castro
1º Respeito e Empatia: O entendimento de que todos em sala de aula são seres humanos e tem vidas pessoais dentro e fora da escola. Preconceitos de qualquer natureza serão repreendidos, tanto o bullying, quanto racismo, classismo, racismo, machismo, preconceito regional ou xenofobia e a homofobia.
2º Conversas em sala de aula: É vetada a conversa e necessário o absoluto silêncio durante a explicação e debate dos conteúdos, salvo os momentos em que não exige atenção total.
3º Avaliações:
A) Instrumentos de avaliação: A participação na aula, questionando e debatendo e realizando leituras, faz parte do conjunto de avaliações propostas, além de provas (com consulta, ou não, objetivas, alternativas ou dissertativas), seminários, atividades no caderno, pesquisas, trabalhos individuais ou em grupo. Todo bimestre haverá obrigatoriamente pelo menos 3 instrumentos de avaliação, mas podem variar em cada período.
B) Tempo de Estudo: É obrigatório que haja pelo menos no mínimo uma semana de intervalo entre o aviso e a realização das avaliações para fins de estudo. O prazo pode se estender devido à complexidade da atividade.
C) Prazo de entrega: Se entregue no prazo determinado inicialmente as atividades sempre valerão nota 10. É permitido que se entregue atividades ou se realizem provas após a data inicial, com a ressalva da perda de 2 pontos na atividade para cada aula depois do prazo original. Mediante justificativas plausíveis mediante o julgamento da professora, não será realizado desconto de pontos.
D) Entrega de provas e trabalhos: Deve haver no máximo duas semanas de prazo entre a realização de provas e entrega de trabalhos e a correção e devolução dos mesmos para os alunos.
E) Plantão de dúvidas e Vista de provas: Nos dias de aula anteriores as provas haverá um momento de revisão, na qual será especificamente de preparação para as avaliações. No dia de entrega dos resultados haverá também uma aula que servirá de momento para retirar as dúvidas de correção e contestação de resultados.
F) Relatório de correção: Após a correção das provas e a vista o estudante tem direito a um ponto a mais somado em nota da avaliação se entregar um pequeno relatório no qual corrige os possíveis equívocos cometidos na realização do exercício em questão.
G) Participação: Como parte dos instrumentos de avaliação a participação se pauta na presença em aula, a contribuição nos debates, a leitura compartilhada nas aulas, a entrega da atividades. A participação será encarada não apenas como pontos extras, mas como parte da composição da média.
4º Saída da sala de aula: Seguindo as normas da escola as saídas já são previamente determinadas, mas com a ressalva de uma vez por aluno e por aula será permitida a saída para banheiro e água, se autorizado previamente pelo professor. É vetado que mais de um aluno saia da sala ao mesmo tempo, mesmo que por diferentes motivações.
5º Limpeza do ambiente: Todos devem prezar por um ambiente saudável, portanto limpo e livre de perturbações. Portanto é vetado o consumo de alimentos em sala de aula fora o período de intervalo, salvo casos de atividades propostas previamente e autorizadas pelo professor.
6º Uso de eletrônicos: A legislação estadual veta o uso de celulares e outros eletroeletrônicos em sala de aula terminantemente. Entretanto, com autorização prévia da escola e como parte da proposta pedagógica seu uso pode ser realizado, ou excepcionalmente em caso de extrema urgência. Fones de ouvidos devem ser mantidos dentro da mochila durante as aulas.
7º Uso de acessórios: É permitido o uso de bonés e toucas em sala de aula, mas com a ressalva de que se isso for usado para encobrir fones de ouvido será terminantemente proibido a partir da ocasião. Cosméticos e maquiagens de qualquer natureza são proibidos de serem aplicados durante as aulas.
8º A disposição das carteiras e cadeiras: Para que a turma se sinta mais descontraída e integrada as aulas se darão em maior parte em dinâmicas de círculo, salvo os momentos de aula com lousa e se houver comum acordo entre os docentes acerca do mapeamento da turma.
9º Objetivo da disciplina: As aulas de Sociologia não servem apenas para que os requisitos escolares sejam cumpridos, mas para que todos tenham a oportunidade de participar de um ambiente na qual a autonomia, a cidadania e a reflexão de seja possível e respeitada, pois: “Todos os homens são intelectuais, mas nem todos os homens desempenham na sociedade a função de intelectuais” GRAMSCI, Antonio. Desse modo o objetivo da disciplina é dar a todos a possibilidade de exercerem sua intelectualidade dentro e fora de aula.
10º Objetivo do contrato didático: É o momento inicial de parceria e igualdade entre professor e alunos, no qual ambos debaterão coletivamente a organização do dia-a-dia em sala de aula e criarão as regras para que todos tenham direitos e deveres no ambiente escolar.

Continue navegando