Buscar

balanço de pagamentos - slides

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Contas Nacionais
Aula 15 – Balanço de Pagamentos
Prof. Fernando Pozzobon
fernando.esag@gmail.com
1
http://www.bcb.gov.br/?ecoimpext
http://www.bcb.gov.br/sddsp/balpagam_p.htm
http://www.bcb.gov.br/pec/notastecnicas/port/2001nt01bpm5p.pdf
BALANÇO DE PAGAMENTOS
Perspectiva contábil: balanço de pagamentos é um registro das transações de um país com o mundo exterior. 
Perspectiva econômica: balanço de pagamentos é o resultado síntese do funcionamento global da economia nacional.
3
 
Definições IMPORTANTES
O Balanço de Pagamentos registra todas as transações entre RESIDENTES e NÃO-RESIDENTES de um país num determinado período de tempo.
Definem-se como residentes de um país todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que tenham esse país como seu principal centro de interesse.
Residentes
 Todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que tenham esse país como seu principal centro de interesse, ou seja, pessoas que moram permanentemente no país (mesmo que nascidas em outros países), aquelas que moram no país mas estão temporariamente em outros países, empresas sediadas no país, etc... 
Importância das relações com o Mundo
Sabe-se que o desempenho econômico de um país é fortemente relacionado ao desempenho do setor externo e do balanço de pagamentos.
O crescimento da economia se expressa através da expansão da produção e da renda nacionais, mas a expansão da oferta pode ser restringida pela incapacidade de o país expandir suas importações (principalmente de matérias primas e de capital – maquinaria) e exportações (vender lá fora o que o mercado local não absorve).
Como já sabemos...
Os registros de um Balanço de Pagamentos são realizados com base no princípio contábil das partidas dobradas e portanto, do ponto de vista contábil, o BP está sempre equilibrado.
Trabalharemos com 2 tipos de contas:
Contas operacionais: correspondem às transações geradoras de pagamentos e recebimentos. 
Contas de caixa: registram o movimento dos meios de pagamentos internacionais à disposição do país. 
Estrutura Básica
O Balanço de Pagamentos é um conjunto de contas agregadas.
A estrutura geral apresenta 3 contas:
Conta Corrente: exibe todos os fluxos que afetam diretamente a renda nacional presente. Registra o comércio de bens e serviços, pagamentos e recebimentos de rendas de capital e trabalho e as transferências unilaterais de renda entre o país e o resto do mundo.
Conta de Capital e Conta Financeira: registra os fluxos de todos os ativos internacionais que irão afetar a renda nacional futura. O primeiro registra transferências unilaterais de ativos reais, financeiros entre residentes e não residentes. O segundo registra todos os tipos de fluxos de capitais entre o país e o resto do mundo.
Assim...
Inexistindo Erros e Omissões:
Conta Corrente
(+)
Conta de Capital
(+)
Conta Financeira
---------------------------------------------
( = ) Saldo do Balanço de Pagamentos
O país acumula reservas internacionais quando os recebimentos do exterior superam os pagamentos para o exterior e vice-versa.
Erros e Omissões 
Como, na prática, nem todas as transações entre residentes e não residentes são devidamente registradas, é normal que existam discrepâncias entre a soma das contas correntes, capital e financeira de um lado e a variação das reservas monetárias do outro. 
Por isso, existe uma quarta conta, chamada de Erros e Omissões que correspondem às transações que não foram registradas mas que acarretam uma variação das reservas internacionais do país.
É um valor de chegada, ou seja, ele é calculado justamente para tornar nula, no balanço de pagamentos, a somatória de débitos e créditos.
Haveres da autoridade monetária
A ultima conta, para “zerar” o sistema, é de haveres da autoridade monetária.
Um saldo negativo dessa conta representa um aumento nas reservas internacionais do país e um saldo positivo, representa uma queda nas reservas internacionais.
Sendo BP o saldo do balanço de pagamentos e R o valor resultante da variação de reservas, temos que:
BP = - R 
Ou 
BP + R = 0
Ou seja, um BP positivo implica em um R negativo. 
http://www.fazenda.gov.br/spe/novo_site/home/setor_externo.html
No Brasil...
Conta Corrente
Apresenta 4 sub contas: balança comercial, balanço de serviços, balanço de rendas e balanço de transferências unilaterais de renda.
Balança Comercial
O Balança Comercial diz respeito ao intercâmbio de bens tangíveis, que são as exportações e importações de mercadorias. 
As transações com mercadorias são geralmente contabilizadas pelo seu valor de mercado no local de embarque, excluindo o valor dos fretes, das taxas portuárias, do seguro e das corretagens.
 Daí a diferença entre Free on Board (FOB) X Cost, Insurance and Freight (CIF).
Basicamente, esta conta divide-se em Importações e Exportações. Seu saldo é dado pela diferença entre exportações e importações. 
Quando se tem dados, pode-se subdividir em bens de consumo duráveis, não duráveis, intermediários, de capital, combustíveis, etc.
Balanço de Serviços
Registram as receitas e pagamentos relativos à prestação de serviços, em transações entre residentes e não residentes. No Brasil...
Balanço de Rendas
O Balanço de Rendas registra as rendas de capital e trabalho. Relata, em sua quase totalidade, as remessas de renda de capitais estrangeiros e as receitas auferidas pelos capitais nacionais no exterior.
Transferências Unilaterais de Renda
Correspondem as receitas ou despesas (tanto em moeda quanto em bens) que não têm como contrapartida a aquisição de um bem, prestação de serviços ou utilização de fatores de produção.
Nas Transferências Unilaterais Correntes destacam-se: recursos destinados a reparações de guerra, transferências de legados e heranças, donativos privados, doações, pagamentos de pensões a cidadãos nacionais residindo no exterior, e remessas enviadas por imigrantes que trabalham no exterior.
Saldo da Conta Corrente
Somando-se os saldos da balança comercial, balança de serviços e rendas e transferências unilaterais, obtemos o chamado saldo do balanço de pagamentos em transações correntes, ou saldo em conta corrente. 
 Este saldo contém um significado muito importante ao país:
 	Se o país envia mais recursos do que recebe nessas contas, temos um déficit em transações correntes.
Balanço de Capital e Financeiro
Conta de Capital registra as transferências unilaterais de ativos reais, financeiros e intangíveis. A principal diferença entre ela e as transferências unilaterais é que as transferências de capital envolvem direitos de propriedade sobre ativos ao invés de renda. Envolve a transferência de patrimônio de migrantes internacionais.
Conta Financeira registra os fluxos de capital. Fluxos decorrentes de transações internacionais com ativos e passivos financeiros entre residentes e não residentes.
Abrange quatro grupos principais de fluxos:
1.      Investimento Direto.
2.      Investimento em Carteira.
3.      Derivativos financeiros.
4.      Outros Investimentos.
Conta de Capital e Financeira
Desagregando um pouco... 
Conta Financeira: Investimentos Diretos
São investimentos de longo prazo, considera-se um investimento estrangeiro como investimento direto quando o investidor detém 10% ou mais das ações ordinárias ou do direito de voto de uma empresa.
No cálculo do IED tem-se, portanto, os aportes de capital pelo investidor direto (compra de ações ou quotas, aumento de capital, criação de empresas), empréstimos líquidos (incluindo empréstimos de curto prazo e adiantamentos da matriz à filial) e lucros reinvestidos.
Greenfield (novos) x Brownfield (já existentes)
Conta Financeira: Investimentos Indireto
Um investimento estrangeiro inferior a 10% será contabilizado como investimento de portfólio. Não tem necessariamente um caráter de longo prazo. 
Dificilmente contribui para o aumento da planta produtiva do país.
Conta Financeira: Derivativos
É uma conta recentemente incluída nas contas. São contratos
financeiros cujo valor deriva do preço de outros ativos ou índices (ex: contratos em dólar futuro). 
Como seus valores flutuam, não há renda associada a este tipo de contrato. Os ganhos ou perdas de capital dos detentores vem justamente das variações.
Conta Financeira: Outros Investimentos
É uma conta residual que registram os valores que não se enquadram em nenhuma das categorias anteriores.
Ex: créditos comerciais, empréstimos, moeda e depósitos, etc.
A contabilidade do BP
Natureza dos lançamentos no balanço de pagamentos:
Balança Comercial
	Exportações: crédito
	Importações: débito
Balança de Serviços
	Operação dá origem a entrada de recursos: crédito
	Operação dá origem a saída de recursos: débito
A contabilidade do BP
Transferências Unilaterais
	Operação dá origem a entrada de recursos e merc.: crédito
	Operação dá origem a saída de recursos e merc.: débito
Movimento de Capitais
	Operação dá origem a entrada de recursos: crédito
	Operação dá origem a saída de recursos: débito
Variação de Reservas
	Redução das reservas: crédito
	Acréscimo das reservas: débito
A contabilidade do BP
 Duas operações merecem comentários adicionais: (1)
Na operação lucros reinvestidos, o lançamento é feito a débito na conta rendas de capital. Contudo, como tal operação não gerou saída de divisas, a conta a ser creditada não pode ser a conta variação de reservas. A conta que então é creditada é a conta reinvestimentos.
	 Como de fato a movimentação de divisas não existe nesse caso, simplesmente debita-se a conta rendas de capital e, em vez de se creditar a conta investimentos, dá-se um destaque ao fato de se tratar de recursos reinvestidos pelo capital estrangeiro no país e credita-se então a conta reinvestimentos. 
	
A contabilidade do BP
Duas operações merecem comentários adicionais: (2)
Nas transações unilaterais, apesar do termo unilateral, tais operações devem respeitar o método das partidas dobradas. Se tal operação resultou em entrada de divisas, deve ser feito um lançamento a débito na conta variação de reservas. Mas qual conta deverá ser creditada? Justamente, a conta transferência unilateral. 
	 Num caso onde ocorra um terremoto ou qualquer tipo de catástrofe natural, e em função disso tenha recebido ajuda em bens do exterior, o débito deve ser feito na conta importações. 
	
Agora é com vocês...
Exemplos de Registro Contábil
Refazer os exemplos de: 
PAULANI(2007) pg 145-148
FEIJÓ(2007) pg 143-145
Artigo: Estudo de caso
Os alunos serão divididos em grupos de 4 alunos.
Cada grupo deverá elaborar um artigo nos padrões metodológicos da UDESC sobre uma das contas do Balanço de Pagamentos que será sorteado na aula.
Cada grupo deverá entregar uma versão preliminar no dia 07 de maio (valendo 50% da nota do artigo).
Os temas a serem sorteados são: importações, exportações, investimentos brasileiros diretos, investimentos estrangeiros diretos. 
O artigo deve conter de 10 a 15 páginas (não contando os elementos pós-textuais) com informações sobre a conta, evolução histórica recente (para dados mensais, pelo menos a última década, para dados anuais as duas últimas décadas), principais parceiros do Brasil, principais setores, característica e análise geral.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais