Buscar

estágio em Educação Fundamental II 09 09 2013

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

estágio em Educação Fundamental II
 de rebecasal | trabalhosfeitos.com
 UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Carmem Silvia Guerreiro Salomão – RA 4029173891
 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ENSINO FUNDAMENTAL II
Bauru
2012
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Carmem Silvia Guerreiro Salomão – RA 4029173891 
 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
ENSINO FUNDAMENTAL II
 Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia do Centro de Educação a Distância – CEAD da Universidade Anhanguera-UNIDERP como requisito obrigatório para cumprimento da disciplina de Estágio Supervisionado – Ensino Fundamental II.
Bauru
2012
SUMÁRIO
Cronograma do Estágio Supervisionado……………………………………...
02
Ficha de Identificação do Aluno………………………………………………..
03
Introdução………………………………………………………………………...
04
Atividades desenvolvidas durante o estágio – Ensino Fundamental I
1 – Avaliação da orientação e da discussão do estágio...............…………
05
2 – Apresentação da unidadeescolar……………………………..................
06
3 – Observação e interação na Escola....................…………………………
07
4 – Entrevista com o coordenador pedagógico…................………………..
08
5 – Elaboração de plano de aula……................……………………………..
09
6 – Desenvolvimento e avaliação da aula ministrada…................…………
10
Considerações Finais……………………………………………………………
11
Referências Bibliográficas………………………………………………………
12
Anexos.........................................................................................................
13
CRONOGRAMA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL I
ATIVIDADE
DESCRIÇÃO
CARGA HORÁRIA
DATAS DE REALIZAÇÃO
Observações e interações na escola
Realização da primeira visita à escola para solicitar a autorização para a realização do estágio. Observações sobre a realidade escolar com formulações de questões e reflexões sobre intervenções adequadas. Participação na programação da escola. Por meio de observação, sugestão e execução de atividades na escola e na sala de aula.
10H
03/09 – 04/09
05/09 – 06/09
e 10/09
Plano de Aula
Elaboração de um plano de aula com a orientação do professor regente, do professor-tutor presencial e do professor-tutor a distância.
5H
01/10 e 02/10
Regência
Execução e regência das atividades propostas no plano de aula sob a orientação do professor regente, bem como do professor-tutor presencial e professor-tutor a distância.
10H
22/10 – 23/10
 24/10
Manual de Estágio
Realização de leitura do Manual de Estágiodisponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
5H
16/08 e 17/08
Autoestudo
Atividades realizadas para fundamentação teórica do relatório de estágio. Tais como: pesquisas online, leituras do PLT, leituras completares, entre outras.
5H
10/08 e 13/08
Relatório 
Elaboração do relatório do Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental I que deverá ser postado no AVA.
10H
05/11 – 06/11 
e 07/11
Documentação
Providenciar toda a documentação necessária (fichas de frequência e demais documentos devidamente assinados e carimbados pela escola).
5H
14/08 – 15/08
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
Nome do Estagiário: Carmem Silvia Guerreiro Salomão 
R.A.: 4029173891
Curso: Pedagogia
Semestre: 6º
Ano: 2012
Início do estágio: 10/08/2012
Término do estágio: 10/11/2012
INTRODUÇÃO
	
O estágio supervisionado tem como objetivo proporcionar ao estudante experiências práticas que complementem o seu aprendizado, de forma a aperfeiçoar o seu processo de formação profissional e humana, perceber a importância para o preparo da docência, especialmente do levantamento das condições concretas na sala de aula, identificar as formas adequadas para coletar, analisar, sistematizar, discutir os dados e as informações obtidas nas visitas realizadas à escola.
O estágio supervisionado é a oportunidade de viver na prática as teorias estudadas, fazendo assim uma ponte entre a teoria e a prática dos conhecimentos adquiridos, sendo de fundamental importância para umaformação profissional de qualidade. Através do estágio podemos absorver diferentes experiências aumentando a nossa fonte de aprendizagem.
O estágio supervisionado foi realizado na EMEF Santa Maria escola de Ensino Fundamental I e II que está localizada na cidade de Bauru SP, Vila Cardia . A Unidade Escolar atende 730 alunos, 48 professores e 16 funcionários, no período da manhã atende alunos do 6º ao 9º Ano e no período da tarde alunos do 1º ao 5º Ano. Esta Unidade Escolar atende crianças do bairro, porém, a maioria dos alunos são de bairros distantes de onde está situada a escola, seus pais e tutores tem condições suficientes para colaborar no processo de ensino aprendizagem.
O texto será organizado segundo a observação feita na Unidade Escolar em todas as etapas propostas, tais como, conhecer e analisar o plano escolar adotado pela escola para a Educação Fundamental I , observação em sala de aula acompanhando o trabalho do professor no 3° ano, ou seja,conhecendo a prática cotidiana e a rotina da escola e como são os trabalhos os projetos focando todas as disciplinas, elaborar um plano de aula, vivenciar essa prática e ser avaliada, concluir com as contribuições do estágio tanto para a escola como para o estagiário. Anexar também as fichas de freqüência e toda a documentação devidamente assinados e carimbados pela Unidade Escolar.
1 - Avaliação da orientação e da discussão do estágio
Atividade de orientação do estágio supervisionado da Educação Fundamental II no 3° ano, ministrado aatividade com o professor tutor presencial EAD Carla Grimaldi Franco e através do auto-estudo, onde realizamos a leitura do manual de estágio que é de suma importância para nortear o nosso trabalho, os nossos momentos de atividade com o tutor presencial foram bastante dinâmicos e esclarecedores, foi explicado com ênfase a importância do estágio para a formação do pedagogo, sobre a postura que devemos adotar em sala de aula sabendo que estamos ali como observadores, recebemos toda a orientação também quanto ao preenchimento da documentação do estágio. As horas, de cada etapa do estágio já estão determinadas e serão atribuídas de acordo com cada atividade proposta. O modelo é o descrito no PLT 376 que é utilizado pela instituição.
O meu primeiro contato com a Unidade Escolar, foi muito bom, no semestre passado o estágio foi realizado na mesma unidade escolar, neste período houve a mudança de diretora e a receptividade foi a mesma, tanto a diretora como os professores e funcionários foram acolhedores desde o primeiro momento, recebi toda orientação e ajuda necessárias, houve uma interação muito boa , a escola valoriza o trabalho em equipe.
O estágio é de suma importância para adquirirmos experiência, ele nos prepara para a vivência da profissão, é o momento de aliar a teoria à prática, ou seja, viver na prática as teorias estudadas, sendo de fundamental importância para uma formação profissional de qualidade, através do estágio podemos absorver diferentes experiências,
aumentando a nossa fonte deaprendizagem, é o momento de observar o aspecto escolar, conhecer o plano pedagógico da escola , interagir com todos os funcionários da escola mantendo sempre a ética. O estágio nos proporciona uma visão mais ampla em relação ao cotidiano escolar.
 2 – Apresentação da Unidade Escolar
	 O estágio supervisionado do Ensino Fundamental II no 3° ano foi realizado na EMEF. “Santa Maria” situada na Rua Presidente Kennedy, 19-97 Vila Cardia – Bauru SP. A escola Santa Maria surgiu a 56 anos com a parceria da Prefeitura Municipal de Bauru com a paróquia de São Sebastião, a diretoria a que pertence é a Secretaria Municipal de Educação/Diretoria Regional de Ensino de Bauru. A diretora responsável por esta Unidade Escolar é Eliane Maria Rocha Dias e o período de funcionamento é: manhã do 6º ao 9º Ano e tarde do 1º ao 5º Ano, a zona de localização é residencial e recebe hoje 730 alunos, 48 professores e 16 funcionários.
Quanto ao ambiente físico e aos recursos materiais a Unidade Escolar contem 14 salas de aula, 1 laboratório adaptado para sala de aula, 2 salas de administração, 1 quadra esportiva coberta, 1 cozinha para merenda e 1 pequena para funcionários, sala dos professores e diretoria. Há um pátio para recreação e uma pequena pracinha onde os alunos ficam nos intervalos. Há também alguns ambientes especiais como sala de informática, biblioteca, sala de recursos, sala de aula adaptada para vídeo. Os equipamentos disponíveis são: rádios, vídeo, DVD, data-show, retroprojetor, TV, projetor deslides, projetor de filmes, computadores, telefones, copiadora.Os espaços físicos da escola são pequenos, porém devidamente organizados. Cada espaço tem sua finalidade, o prédio foi construído especialmente para escola, atende as necessidades da escola de forma razoável e sua conservação é regular , os lavatórios e os vasos sanitários são adequados. A água é proveniente do Sistema Municipal de Abastecimento Urbano, os filtros e bebedouros são insuficientes para a quantidade de alunos, os mobiliários são adequados a quantidade de alunos possibilitando ao professor melhor disposição dos alunos dependendo das atividades a serem realizadas e para as realizações das mesmas com conforto.
A comunidade escolar, formada por alunos, professores, direção, funcionários e pais, tem características atípicas pelo fato de grande parte das famílias residem em bairros distantes, o que prejudica as ocasiões de encontro e o reconhecimento casual que se verificaria, caso a maioria residisse no âmbito do bairro ou nas adjacências. Porém, isso não impede que os pais freqüentem a escola, ainda que de modo tímido, ou compareçam, quando convocados para tratar de assuntos de interesse de seus filhos. A grande maioria está bem situada quanto aos referenciais idade e série,não ocorrendo distorções relevantes. Seus pais ou tutores tem condições financeiras suficientes para colaborar no processo de ensino-aprendizagem.
3 – Observação e interação na Escola
Informações obtidas por meio de observação na EMEF “SantaMaria” com a professora do 3° ano. Observa-se cooperação e respeito mutuo entre todos os integrantes da equipe. No ambiente escolar a direção e toda a equipe luta para manter um ambiente saudável e agradável. As crianças ficam no pátio da escola aguardando a chegada dos professores, a turma do 3° ano fica na praça perto da sala aguardando a professora, ao avistá-la formam fila dupla, as meninas entram primeiro.
Durante a realização da aula os alunos são organizados individualmente, sendo um atrás do outro. Quanto aos recursos utilizados nas aulas foram: lousa e giz, livros didáticos, jogos, aparelho de CD, TV e DVD. O conteúdo trabalhado durante a aula pertencia ao tratamento da informação, números e sistema de numeração, a aula foi organizada pelo professor, possibilitando que os alunos levantassem hipóteses e solucionassem problemas. A professora ensina e orienta os alunos, atua como mediadora, incentiva as crianças estimulando a cooperação entre os alunos e conhece o Projeto Político Pedagógico e para os alunos com deficiência conta com o apoio da psicopedagoga.
Os alunos respeitam o professor, cooperam entre si, a maioria dos alunos realizam as atividades com facilidade e demonstram interesse no desenvolvimento das atividades principalmente quando se trabalha o lúdico. A avaliação é feita na lousa em conjunto com os alunos e as atividades de casa é feita pelo professor de forma individual.
Quanto ao ambiente escolar percebe-se preocupação com a prevenção de acidentes visando o bem estardos alunos e de toda equipe escolar. Há acessibilidade para alunos com deficiência, sala de recursos e atendimento multidisciplinar, os funcionários trabalham para manter o local sempre limpo e organizado e todos os integrantes da equipe orientam os alunos a conservar o ambiente organizado.
Através da realização do estágio Supervisionado pode-se observar a prática cotidiana e esses momentos são de fundamental importância para a prática futura, observar o trabalho de pessoas que respeitam a profissão e lutam por um mundo melhor é um exemplo a ser seguido.
4 – Entrevista com o Coordenador Pedagógico
	O coordenador pedagógico é o responsável, nas unidades escolares, pelas ações de articulação coletiva do Projeto Político Pedagógico, pelo acompanhamento e orientação do trabalho docente, pela organização de reuniões pedagógicas e pelas atividades de formação continuada.
O trabalho didático é organizado através do Projeto Político Pedagógico, plano de curso elaborado por cada docente com a respectiva série/ano.Guiado pelo Plano Gestão que é elaborado quadrienalmente e os anexos que serão elaborados anualmente, nos anexos constam os projetos que serão realizados durante o ano de 2012.
O corpo docente, coordenação e direção reúnem-se semanalmente para realizar a ATP ( Atividade de Trabalho Pedagógico ).Os assuntos abordados são diversificados de acordo com as necessidades da Unidade Escolar e alguns encaminhados pela Secretaria da Educação.
A teoria embasa a prática, mas a teoria muitas vezesnão condiz com a realidade da sala de aula.
5 – Elaboração de plano de aula
PÚBLICO-ALVO: Crianças do Ensino Fundamental I
SÉRIE: 3° ano C
NÚMERO DE ALUNOS: 20
PERFIL DA CLASSE: A maioria dos alunos desta turma são bastante agitados, curiosos e criativos, tem facilidade de interação e também falam muito.
TEMPO PREVISTO PARA O DESENVOLVIMENTO DA AULA: 3 aulas
TEMA: Leitura “ Contar, Recontar e Encantar “
OBJETIVO GERAL:
Este plano tem por objetivo levar o aluno a criar o hábito de ler, perceber a importância de ouvir, contar e recontar histórias, sendo que, a leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual do ser humano e na construção do conhecimento, aguçando a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Ter contato com variadas literaturas;
- Formar o hábito da leitura;
- Estimular a criatividade, raciocínio e a imaginação;
- Ouvir, contar e recontar histórias;
 - Desenvolver a oralidade e a escrita;
- Desenvolver atenção e coordenação motora;
- Observar que o livro tem título, autor, editora e ilustração;
- Valorizar e cuidar dos livros
METODOLOGIA: 
DESENVOLVIMENTO: 1° aula
ETAPA 1
No primeiro período da aula escrever o cabeçalho na lousa, iniciar um bate papo com os alunos, perguntando qual a história preferida de cada um e observando os seus comentários para o levantamento dos conhecimentos prévios.
Leitura do livro “A galinha ruiva”, recontado por Elza Fiúza, ilustrado por Leninha Lacerda da editoraModerna. 
Dividir os alunos em 4 grupos, passar o livro para que os grupos observem as ilustrações e anotem no caderno o que mais gostaram da história e o que não gostaram, depois deverão escolher um integrante do grupo para contar a classe sobre suas observações.
ETAPA 2
No segundo período da aula propor a apresentação de uma peça
teatral da “galinha ruiva” para os alunos do 3° anos A e B. Decidir quem serão os personagens, explicar que a montagem do cenário terá a participação de todos os integrantes com os materiais que temos disponível e iniciar o ensaio da peça.
Como tarefa cada criança escolhe um livro para levar para ler com os pais.
2° Aula
ETAPA 3
No primeiro período da aula escrever o cabeçalho na lousa e chamar quatro crianças para ler novamente o livro, após relembrar vamos para mais um tempo de ensaio da peça.
ETAPA 4
No segundo período da aula executar as atividades.
ATIVIDADE 1:
Entregar uma lista com diversos títulos de livros, autores e editoras, pedir que a criança encontre na lista os itens do livro da peça a ser apresentada, circular e pintar da cor preferida.
ATIVIDADE 2:
Cruzadinha com personagens e objetos da história, após completar a cruzadinha formar uma frase com cada palavra.
ATIVIDADE 3:
As crianças vão trocar os livros para ler com os pais, e escrever a história com a ajuda deles como tarefa.
3° Aula 
ETAPA 5
Arrumar as crianças, montar o cenário e apresentar a peça. Para casa será a confecção do livro com a escrita e ilustração das crianças queterá acompanhamento e continuação com o professor responsável pela sala.
RECURSOS:
Livro “A galinha ruiva” e diversos livros do acervo da escola, caderno, lápis, borracha, lápis de cor, cópias das atividades, cola. TNT (tecido), mesa, cadeira, mascaras ( galinha, porco e pato), lousa, giz, folhas A4 e canetinha.
AVALIAÇÃO:
A avaliação se dará através da observação e interação dos alunos de forma individual e coletiva do interesse e empenho demonstrado através da execução das atividades propostas em sala de aula e as atividades solicitadas para casa. 
6 – Desenvolvimento e avaliação da aula ministrada
A partir do plano de aula o desenvolvimento do trabalho foi dividido em etapas com o intuito de buscar a melhor forma para atingir os objetivos. Na primeira aula houve o desenvolvimento das etapas 1 e 2, onde se começa com o cabeçalho escrito na lousa e em seguida a apresentação do tema e um bate papo com os alunos a fim de levantar os conhecimentos prévios, leitura do livro “A galinha ruiva” e a divisão dos grupos para observação das ilustrações e anotações referente ao que mais gostaram ou o que não gostaram em seguida um integrante do grupo conta para a classe as suas anotações. No segundo momento propor a apresentação da peça “A galinha ruiva” para ser apresentada ao 3° ano A e B, escolha dos alunos que vão apresentar lembrando que a montagem do cenário é responsabilidade de todos, como tarefa cada aluno escolhe um livro para ler com os pais. Na segunda aula executar asetapas 3 e 4 que inicia com a escrita do cabeçalho na lousa, ouvir os comentários sobre a leitura com os pais, escolher quatro alunos para ler novamente o livro “A galinha ruiva”, após relembrar ensaiar a peça, no segundo momento da aula executar as atividades preparadas e autorizada pelo professor responsável. Atividade 1: Entregar para cada aluno uma lista com diversos títulos, autores e editoras para que a criança encontre, circule e pinte com a sua cor preferida os itens referentes ao livro trabalhado. Atividade 2: cruzadinhas com personagens e objetos da história, após formar frases com cada palavra. Atividade 3: como tarefa trocar os livros com os colegas para ler com os pais e escrever a história com o auxilio deles. Na terceira aula executar a etapa 5 que é a montagem simples do cenário, arrumação das crianças e apresentação da peça, a atividade para casa será a confecção de um livro com as ilustrações e escrita da criança com o auxilio dos pais e acompanhamento do professor responsável pela sala.
Durante o desenvolvimento das atividades a estagiária teve domínio do assunto e interagiu com as crianças transmitindo segurança, auxiliando-as em todas as etapas do trabalho, na escolha do tema houve respeito e cooperação pelo trabalho já iniciado pelo professor responsável agindo de forma respeitosa com toda a equipe desta unidade de ensino.
Considerações finais
	Ao término do estágio supervisionado na Unidade Escolar foi possível concluir que a presença do estagiário na escola é muitoprodutiva, pois o estagiário tem sede de aprender, vontade de vivenciar a prática e teorias recém estudadas.O que contribui muito para o crescimento escolar como um todo.
As trocas de experiências, um olhar diferente sobre a prática vivida na Unidade Escolar contribui e muito como uma forma de aprendizado e construção de conhecimento. O que nos pode fazer refletir sobre a prática vivida na Unidade Escolar para aprimorá-la sempre.
Realizar o estágio supervisionado foi muito importante e produtivo, pois as observações realizadas deram origem a novas reflexões sobre planejamento e toda a prática futura e tive também a oportunidade de aliar a teoria à prática que é fundamental para uma formação profissional de qualidade.
Referências bibliográficas
SILVA, Nilson Robson Guedes. Estágio Supervisionado em pedagogia. Campinas, SP: Editora Alínea, 2011.
TENTOR, Sônia Bastos. Projeto político – pedagógico: pressupostos básicos que devem nortear a estruturação da proposta. In: Revista do Professor. POA, 16(62), p- 43 – 44, obr/jun 2000.
LJUBTSCHENKO, Valentina; NELSON, Valente. Org. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. São Paulo: Edicon, 1997.
http://escolalibania.blogspot.com.br/2012/05/projeto-literatura-turmas-da-creche.html
FIÚZA, Elza. A galinha ruiva / recontado por Elza Fiúza ; ilustrado por Leninha Lacerda ; consultoria editorial de Nelly Novaes Coelho. – São Paulo : Moderna, 1996. – (Clássicos infantis). 
Anexos
	Caso haja anexos, inclua neste espaço.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando