Buscar

História do Direito Brasileiro Caso 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de SÁ - Campus West shopping
Aluno: Robson José da Silva Matrícula: 2016.01.15592-1
Disciplina: História do Direito Brasileiro Prof. Claudio
Curso: Direito Turno: Manhã
Caso O1 Capítulo 01, p. 14 a 18.
Vá ao Google e pesquise o que vem a ser sistema Common Law e o que vem a ser sistema Civil Law?
1) Quem defendeu a tese usada pelos adeptos da Common Law e quem defendeu a tese usada pelos adeptos do Civil Law?
2) Por que se usa a denominação sistema românico-germânico?
3) Qual dos sistemas se vincula a tradição jurídica portuguesa e, por consequência, a tradição jurídica brasileira?
Respostas:
1) Flavio defende a lei Civil Law e a Aline a Common Law. Porque Civil Law é um sistema baseado em leis que são elaboradas por representantes eleito pela população e o julgamento segue o que está ‘escrito’ como lei. O Common Law é proveniente de uma legislação que não está escrita. Como assim? No Common Law o julgamento ocorre individualmente ‘cada caso é um caso’.
2) Tem essa denominação porque sua fonte de produção jurídica foi desenvolvida na Roma.
3) Civil Law. Brasil e Portugal tem como sua fonte principal de Direito a lei.
Caso O1 Capítulo 01, p. 20
1) O que foi e o que representou o fenômeno das Grandes Navegações? É possível relacionar o descobrimento do Brasil com este fenômeno? As grandes navegações foram um conjunto de viagens marítimas que expandiram os limites do mundo conhecido até então. Mares nunca antes navegados, terras, povos, flora e fauna começaram a ser descobertas pelos europeus. E muitas crenças passadas de geração a geração, foram conferidas, confirmadas, ou desmentidas. Eram crenças de que os oceanos eram povoados por animais gigantescos ou que em outros lugares habitavam seres estranhos e perigosos. Ou que a terra poderia acabar a qualquer momento no meio do oceano, o que faria os navios cair no nada. (Essa expansão marítima possibilitou a descoberta do Brasil. null nullb) Uma variante do Direito Lusitano. No início da colonização a aplicação do direito se deu por meio dos forais, responsáveis por solucionar questões locais. Com a divisão das capitanias hereditárias as funções judiciais foram dadas aos donatários, que tinham como função administrar, legislar, acusar, julgar, etc. Eles tinham pleno poder por tudo que estava em suas terras. Porém, esse sistema foi falho, de modo que o governo colonial teve de se centralizar e ser coordenado por um governador-geral. Os ouvidores-gerais tiveram bastante importância nesse período, pois Portugal precisava de oficiais que aplicassem de maneira eficaz o direito lusitano, garantindo seus interesses. Os governadores-gerais administravam a colônia, já os ouvidores tomaram o lugar dos donatários e eram responsáveis pela aplicação fiel da lei lusitana.null nullc) Sim, o Rio de Janeiro poderia ser considerado como território da colônia portuguesa na América na virada do Século XVI para o Século XVII. 
2) Qual o direito aplicado pelos portugueses na colônia brasileira?
R: Direito Romano-germânico (Civil Law), no qual os reis (monarcas) eram os “legisladores” do sistema.
3) Faça uma pesquisa e procure saber se o território onde está localizada a cidade na qual você mora poderia ser considerado como território da colônia portuguesa na América virada do século XVI para o século XVII?
Sim, era chamada Capitania Hereditária de Pernambuco, confiada a Duarte Coelho. Trouxe muito sucesso aos empreendimentos dos donatários, principalmente em relação à produção da cana-de-açúcar. No século XVII, atingiu o posto de maior e mais rica área de produção de açúcar no mundo.

Continue navegando