Buscar

BEHAVIORISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

BEHAVIORISMO
BEHAVIORISM
Tem origem no termo, 
que em inglês 
significa;
,
O behaviorismo é um termo genérico que agrupa diversas e até mesmo contraditórias correntes de pensamento na psicologia, mas que tem como elemento fundamental o comportamento.
também conhecido como comportamentalismo, teoria comportamental, análise experimental do comportamento, análise do comportamento, etc., é uma área da psicologia, que tem  o comportamento como interesse de estudo*.
surgiu como oposição ao funcionalismo e ao estruturalismo, e é uma das três principais correntes da psicologia, juntamente com a psicologia da forma (Gestalt) e psicologia analítica (psicanálise).
FUNCIONALISMO
teoria psicológica que considera a percepção e a consciência como funções a serviço de impulsos e de necessidades, em um contexto de confrontação com o meio ambiente.
ESTRUTURALISMO
teoria que enfatiza as ligações entre os componentes afetivos e o conteúdo vivido.
GESTALT
doutrina da psicologia baseada na ideia da compreensão da totalidade para que haja a percepção das partes
PSICANÁLISE
é um ramo clínico teórico que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a tratar distúrbios mentais e neuroses.
Esta teoria teve início em 1913, com um manifesto criado por John B. Watson – “A Psicologia como um comportamentista a vê". 
Nele o autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência POSITIVISTA.
De acordo com o 
psic teoria e método de investigação psicológica que procura examinar do modo mais objetivo o comportamento humano e dos animais, com ênfase nos fatos objetivos (estímulos e reações), sem fazer recurso à introspecção.
O behaviorismo considera o comportamento como uma forma funcional e reacional de organismos vivos. 
Esta corrente psicológica não aceita qualquer relação com o transcendental e com a introspecção, mas pretende estudar comportamentos objetivos que podem ser observados.
Os ramos principais desta teoria são o
e o
Mas, não são os únicos ramos, também encontramos: 
Neobehaviorismo mediacional
Behaviorismo filosófico
Comportamentologia
Behaviorismo metafísico
BEHAVIORISMO
METODOLÓGICO
É o campo de pesquisa experimental, que crê ser possível prever e controlar toda a conduta humana, com base no estudo do meio em que o indivíduo vive e nas teorias do russo Ivan Pavlov sobre o condicionamento.
Experiência com o cachorro, que saliva ao ver comida, mas também ao mínimo sinal, som ou gesto que lembre a chegada de sua refeição.
JOHN B. WATSON	
John Broadus Watson é conhecido como o pai do Behaviorismo Metodológico ou Clássico, 
De acordo com Watson, o estudo do meio que envolve um indivíduo possibilita a previsão e o controle do comportamento humano.
BEHAVIORISMO
RADICAL
Proposta de filosofia sobre o comportamento humano que utiliza como referência outros filósofos da ciência do século XX.
Segundo Skinner, é a filosofia da ciência do comportamento humano, onde o meio ambiente era o responsável pelo comportamento humano. 
B. F. SKINNER
O behaviorismo radical, denominado também como condicionamento operante, foi proposto pelo psicólogo americano Burrhus Frederic Skinner.
Ao propor o behaviorismo radical, responsabiliza o meio ambiente pela conduta humana, desenvolveu os princípios do condicionamento operante e a sistematização do modelo de seleção por consequências para explicar o comportamento.
SKINNER SE OPÕE AO ‘INTERNALISMO’ postula que as causas do comportamento estão sediadas no interior do homem, seja em seu organismo ou em sua mente - nas memórias ou nas emoções.
O condicionamento operante explica que quando após um comportamento ou atitude é seguida a apresentação de um reforço, aquela resposta (ação) tem maior probabilidade de se repetir com a mesma função.
Behavioristas Notáveis
Burrhus Frederic Skinner (EUA) 
C. Lloyd Morgan (Reino Unido) 
Edward C. Tolman (EUA) 
J.R. Kantor (EUA) 
John Broadus Watson (EUA) 
Joseph Wolpe (África do Sul)
Albert Bandura (Canadá)
REFERÊNCIAS
http://www.infoescola.com/psicologia/behaviorismo/
http://www.portaldapsique.com.br/Artigos/Behaviorismo.htm
https://www.significados.com.br/behaviorismo/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando