Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

Análise das Demonstrações Financeiras
Aula 6
Análise por Quocientes – Quocientes de Liquidez
Quocientes de liquidez
Os quocientes de liquidez demonstram o grau de solvência da empresa de acordo com a situação da solidez financeira que garanta o pagamento dos compromissos assumidos com terceiros.
Tais quocientes revelam a proporção entre os Investimentos realizados no Ativo Circulante e no Ativo Realizável a Longo Prazo, em relação aos Capitais de Terceiros (Passivo Circulante e Passivo Exigível a Longo Prazo), e são calculados a partir de valores extraídos do Balanço Patrimonial.
Para a análise da liquidez faz-se necessário o estudo dos seguintes índices: Liquidez Corrente; Liquidez Seca; Liquidez Imediata e Liquidez Geral.
A partir dos quadros 1 e 2, pode-se extrair os índices de Liquidez.
Liquidez Corrente
O quociente de liquidez corrente identifica o quanto a empresa possui de recursos de curto prazo (ativo circulante) para cada real de dívidas de curto prazo (passivo circulante).
Desta maneira, se o índice de liquidez for maior que 1, significa que o capital circulante líquido (CCL) da empresa será positivo, ou seja, espera-se a compatibilidade entre os recursos a receber no curto prazo e o que se pretende pagar no curto prazo.
Interpretação: Quanto Maior, Melhor.
O quociente de Liquidez Corrente que for igual a um, indicará que a empresa possui solvência suficiente para quitar com as dívidas de curto prazo.
Já quando este quociente for maior que 1, demonstrará a existência de uma folga financeira de curto prazo, que corresponde ao Capital Circulante Líquido.
Pela análise da Participação de Liquidez Corrente da Droga Raia, seguem os cálculos dos índices:
Liquidez Seca
O quociente divulga a capacidade financeira líquida da empresa em honrar os compromissos de curto prazo, ou seja, quanto a empresa tem de Ativo Circulante Líquido para cada $1 do Passivo Circulante.
A rigor, a lógica da Liquidez Seca é a análise da capacidade de pagamento da entidade, excluindo-se os ativos de difícil capacidade de transformação em dinheiro.
Interpretação: Quanto Maior, Melhor.
Pela análise da Liquidez Seca da Droga Raia, seguem os cálculos dos índices:
Liquidez Imediata
Trata-se de um quociente que mede a capacidade de liquidez imediata da empresa em liquidar suas dívidas de curto prazo por meio de Caixa, Bancos e Aplicações Imediatas.
É um índice com uma medida mais rigorosa na avaliação da liquidez e que a rigor, a sua análise está ligada com empresas com a continuidade comprometida e no diagnóstico da necessidade ou não de obtenção de recursos para cobrir Obrigações quem vencem no curto prazo.
Normalmente, este quociente é pouco utilizado pelos analistas, pois é raro as empresas manterem recursos nas disponibilidades, assim como, há divergências temporais entre Caixa e Equivalentes de Caixa (numerador) e Passivo Circulante (denominador).
NBC TG 03 (R3) – Demonstração dos Fluxos de Caixa
Caixa compreende numerário em espécie e depósitos bancários disponíveis.
Equivalentes de caixa são aplicações financeiras de curto prazo, de alta liquidez, prontamente conversíveis em montante conhecido de caixa e que estão sujeitas a um insignificante risco de mudança de valor.
Liquidez Geral
Este índice revela se os recursos financeiros aplicados no Ativo Circulante e no Ativo Realizável a Longo Prazo são suficientes para saldar os compromissos totais tanto a curto prazo (Passivo Circulante), como também, a longo prazo (Passivo Não Circulante) assumidos com Terceiros.
Representa um indicador que, mais do que os demais quocientes de liquidez, sofre os efeitos temporais dos componentes do numerador e denominador.
Nesse sentido, recomenda-se que a análise da liquidez geral seja complementada por liquidez seca e que além dos prazos entre Direitos e Obrigações, os componentes do Realizável a Longo Prazo sejam revisados quanto a sua velocidade de realização de dinheiro, assim como, que as Obrigações podem não representar compromissos que refletirão necessariamente a saída de recursos na sua liquidação.
Pela análise da Liquidez Geral da Droga Raia, seguem os cálculos dos índices: