Buscar

CONTABILIDADE INTERNACIONAL AVALIANDO

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201309276099)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia atentamente as afirmações abaixo e responda ao que se pede.
I - Um dos grandes problemas que retardou o processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais está relacionado ao fato de que as práticas contábeis aplicáveis às companhias abertas brasileiras estão fundamentadas na Lei nº 6.404/76.
II - A Lei 11.638/2007, ao revisar os aspectos contábeis da Lei das S.As., determinou a maior mudança de legislação societária dos últimos anos.
Das afirmativas acima, conclui-se que:
		
	 
	As afirmativas I e II estão corretas, sendo a II consequência da I.
	
	A afirmativa I está incorreta e a afirmativa II está correta.
	
	As afirmativas I e II estão incorretas.
	
	As afirmativas I e II estão corretas, porém não existe relação entre as duas.
	
	A afirma I está correta e a afirmativa II está incorreta.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308977342)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	(1° Exame CFC 2013) De acordo com a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL, para a informação contábil-financeira ser útil, ela precisa ter as seguintes características qualitativas fundamentais:
		
	
	tempestividade e objetividade
	
	verificabilidade e objetividade.
	
	comparabilidade e valor justo.
	 
	relevância e representação fidedigna.
	 
	tempestividade e materialidade.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308496325)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em relação ao IFRS assinale a opção FALSA:
		
	
	As normas IFRS foram adotadas pelos países da União Européia a partir do final de 2005, com o objetivo de harmonizar as demonstrações financeiras consolidadas.
	
	A lei 11.638/07 trouxe no Brasil, grande parte das alterações propostas pelas IFRS
	 
	O objetivo principal das demonstrações financeiras em IFRS é o de cumprir a legislação.
	
	As Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standard - IAS), atualmente conhecidas como normas IFRS (International Financial Reporting Standard) são um conjunto de pronunciamentos de contabilidade publicados e revisados pelo IASB (International Accounting Standars Board).
	
	As empresas brasileiras serão obrigadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a publicar suas demonstrações financeiras consolidadas, seguindo o padrão internacional, que reforça a busca pela transparência e o melhor entendimento das informações dadas por investidores de todo o mundo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308496331)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual o órgão internacional e independente que, atualmente, estuda os padrões contábeis mundiais, visando a estabelecer uma harmonização de procedimentos válida para os países membros?
		
	
	IOSCO - International of Securities Comiission
	
	IFAC - International Federation of Accoutants.
	 
	IASB - International Accouting Standards Board.
	
	OECD - Organization for Economic Cooperation and Development
	
	FASB - Financial Accouting Standards Board
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201309044864)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FCC 2011 - TRF 1ª Região. Prova: Analista Judiciário - Contadoria). Considere as afirmações a seguir: I. As companhias abertas estão obrigadas a apresentar, desde o exercício social de 2009, suas demonstrações financeiras consolidadas de acordo com o padrão contábil internacional, emitido pelo International Accounting Standards Board - IASB, em substituição ao padrão contábil brasileiro. II. No primeiro exercício de adoção das Normas Internacionais (2009), a apresentação, para fins de comparação, das demonstrações consolidadas do exercício anterior devem ser obrigatoriamente elaboradas no padrão internacional. III. As companhias abertas deverão apresentar, em nota explicativa às demonstrações financeiras consolidadas, uma declaração explícita e sem reservas de que as demonstrações relativas a 2008 estão em conformidade com as normas internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB e com as práticas contábeis adotadas no Brasil. Está INCORRETO o que se afirma em:
		
	
	II e III, somente.
	
	II, somente.
	 
	I, II e III.
	
	I, somente.
	
	I e II, somente.
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando