Buscar

psicologia da aprendizagem e memoria trabalho av1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: MÉTODOS DE OBSERVAÇÃO EM PSICOLOGIA – Trabalho Av1
Alunos: Bruna Lima, Carolina Conti e Jonathan Silva
Para realizar essas observações, assistimos a um episódio do programa Super Nanny, onde uma especialista em educação ensina aos pais como educar e tratar seus filhos. No caso que assistimos, os pais não impõem limites às filhas, as mimam, têm pouca paciência e a Super Nanny vai até a casa deles para ajudá-los.
Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=PxnGTqLHpTk&t=77s
Parte I – Observação assistemática
Uma família composta por um pai, uma mãe e duas filhas, uma de dez e outra de dois anos de idade. Os pais têm um chaveiro e uma papelaria localizada de baixo da casa deles e os dois trabalham juntos no local, enquanto as duas filhas ficam andando entre a casa e o local de trabalho dos pais. Percebe-se que é uma família que tem muitas dificuldades em relação à educação das meninas, os pais mimam e não impõem limites a elas. 
Parte II – Observação sistemática
Para realizar uma observação sistemática, tomamos como recorte da situação a mãe. A mãe é uma mulher nova que é dona de casa, trabalha com o marido no chaveiro e na papelaria e cuida das filhas “sozinha” já que o marido não a ajuda muito nesse assunto. Podemos observar que ela é sobrecarregada diante de tantas tarefas destinadas a ela, a partir de um momento ela se torna impaciente com as filhas pois, como ela cuida das meninas praticamente sozinha, a pressão em cima dela para que as filhas se comportem fica cada vez maior e podemos notar também que o marido não a ajuda nas tarefas domésticas e na educação com as filhas. Como exemplo podemos citar alguns acontecimentos durante o vídeo: em 2:02 minutos de vídeo podemos ver a mãe sendo dona de casa antes de trabalhar na loja com o marido; em 6:20 minutos vemos o tamanho da impaciência da mãe em relação as filhas, ela até diz que gostaria de sumir devida a tanta sobrecarga imposta a ela; em 6:40 minutos vemos o pai jogando total responsabilidade para a mãe em relação a criação das crianças.
Conclusão - Concluímos que a mãe não tem nenhuma autoridade sob suas filhas. Ao não impor limites a elas, as crianças acabaram dominando a casa e fazendo o que elas quiserem. Como a mãe não tinha apoio do pai para tomadas de decisão e criação das filhas, precisou de ajuda externa da Super Nanny, para conseguir controlar a situação. Ao ter ficado com a responsabilidade toda para ela, a mãe acabou desenvolvendo estresse e impaciência, contribuindo para o mau comportamento das meninas.

Continue navegando