Buscar

AVALIANDOS DE FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Simulado: CCJ0001_SM_201708098526 V.1 
	Aluno(a): JOYCE ALVES DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201708098526
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 16/09/2017 00:06:43 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201708365130)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	¿Enunciado de maneira menos formal, etnocentrismo é o hábito de cada grupo de tomar como certa a superioridade de sua cultura¿. ¿Todas as sociedades conhecidas são etnocêntricas¿. ¿A maioria dos grupos, senão todos, dentro de uma sociedade, também são etnocêntricos¿. ¿Embora o etnocentrismo seja parcialmente uma questão de hábito é também um produto de cultivo deliberado e inconsciente. A tal ponto somos treinados para sermos etnocêntricos que dificilmente qualquer pessoa consegue deixar de sê-lo¿. Fonte: HORTON, P. B. & HUNT, C. L. Sociologia. Tradução de Auriphebo Berrance Simões. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1982. p. 46-47. Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre o tema, considera-se etnocêntrica a seguinte alternativa:
		
	
	A produtividade da mão-de-obra haitiana é inferior à da chilena.
	
	Não gosto de música sertaneja.
	 
	Acredito em minha religião.
	 
	A raça ariana é superior.
	
	O crescimento do PIB argentino tem sido muito superior ao do brasileiro nos últimos quatro anos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708368104)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	É muito comum ouvirmos alguém dizer: ¿ele não tem cultura¿ quando está se referindo a outro alguém com pouca escolaridade. Isso é um equívoco por que não existe alguém sem cultura. O tema cultura é estudado pela:
		
	
	Ciência Política
	
	Filosofia
	 
	Antropologia
	
	Sociologia
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708316345)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Indígenas montam site e contam sua versão da história em materiais didáticos (Leonardo Blecher - Catraca Livre) A ONG Thydewá tem diversos projetos com o objetivo de empoderar os povos indígenas. Ainda nos primeiros anos da escola, quando as crianças têm seus contatos iniciais com a história brasileira, uma das perguntas propostas por muitos professores é "Quem descobriu o Brasil?". A esta indagação, é comum que se espere que a criançada em coro responda "Pedro Álvares Cabral". Ao atribuir ao navegador português a descoberta do país, esta versão dos acontecimentos desconsidera as estimadas 5 milhões de pessoas que aqui viviam antes da chegada dos europeus. Para tentar minimizar este e muitos outros desrespeitos à cultura indígena, a ONG Thydêwá resolveu criar uma plataforma online para que os índios desenvolvam materiais didáticos que contem sua história e atualidade. Do ponto de vista da antropologia, podemos afirmar que ao perguntar "Quem descobriu o Brasil?" muitos professores reproduzem:
		
	
	Uma atitude relativizadora.
	
	Uma atitude histórica.
	 
	Uma atitude etnocêntrica.
	
	Uma atitude antropológica.
	
	Uma atitude pedagógica.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708761369)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia atentamente o texto abaixo e assinale a alternativa correta: ¿Fifa cria cartilha polêmica para estrangeiros e acaba criticando o Brasil (...)Entre elas está a falta de pontualidade para os compromissos e a flexibilidade dos horários no País. Dessa forma, a Fifa também faz críticas aos atrasos nas obras dos estádios do Mundial. "No Brasil é muito comum fazer as coisas no último minuto. A recomendação aos turistas é que tenham muita paciência. No final, tudo estará pronto a tempo. Isso pode ser aplicado aos estádios", diz o texto. Os costumes dos brasileiros no trânsito, nas filas e nas casas noturnas também fazem parte da cartilha de Joseph Blatter. Dos dez tópicos, apenas um é positivo, quando a Fifa sugere aos turistas experimentar o açaí¿ (texto extraído do site do jornal O Estado de São Paulo).
		
	 
	Pode-se afirmar que o texto revela comportamento etnocêntrico já que faz juízo de valor em relação aos brasileiros, sem procurar entender o contexto em que tais comportamentos ocorrem
	 
	Pode-se afirmar que o texto é um exemplo de relativismo cultura já que procura mostrar as diferenças entre nossa cultura e as demais
	
	Pode-se afirmar que o texto é um exemplo de relativismo cultural já que revela preconceito com a nossa cultura.
	
	Pode-se afirmar que o texto revela um comportamento etnocêntrico já que mostra=-se bastante simpático aos brasileiros.
	
	Pode-se afirmar que o texto não traz juízos de valor, apenas mostra a realidade do País
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708746740)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa correta sobre fato e concepção.
		
	 
	os fatos são sempre concebidos de acordo com a qualidade e o estilo de quem o registra.
	
	fato e concepção são sempre a mesma coisa, pois ninguém afeta a realidade com um relato pessoal.
	
	a concepção do fato sempre é mentirosa.
	
	a concepção dos fatos sempre obedece a critérios neutros e nulos do pesquisador, profissional que os registra com isenção.
	
	os fatos sempre são verdadeiros e nunca estão sujeitos à influência de quem os registra.
	Simulado: CCJ0001_SM_201708098526 V.1 
	Aluno(a): JOYCE ALVES DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201708098526
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 20/09/2017 10:34:49 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201708117554)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O positivismo também foi chamado de organicismo, isto por que:
		
	
	Os positivistas não se inspiravam no método de investigação das ciências naturais.
	
	A sociedade era vista como possuidora de características diferentes das ciências sociais.
	 
	A sociedade era identificada como constituída de partes integradas que funcionavam harmonicamente.
	
	Os positivistas se baseavam no materialismo histórico.
	
	Os positivistas não reconheciam o êxito do método de investigação das ciências naturais aplicado às ciências sociais.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708776062)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"A transposição dos conceitos físicos e biológicos para o estudo das sociedades e do comportamento humano promoveu desvios interpretativos graves, que acabaram por prestar uma garantia de cientificismo a ações guiadas por preconceito e interesses oarticulares. Um desses desvios ocorreu com o conceito de espécie em Darwin para o estudo das diferentes sociedades e etnias" (COSTA, C. 2005) Considerando uma perspectiva crítica acerca do darwinismo social, marque a única afirmativa INCORRETA:
		
	 
	A necessidade de abastecer e buscar matérias-primas em regiões cada vez mais distantes levou à invenção e popularização do trem e do navio a vapor.
	
	A aplicação leviana do conceito de espécie à análise da sociedade serviu, no século XIX, como justificativa para ação política e econômica de dominação da Europa sobre a África e Ásia.
	
	A conquista, a dominação e a transformação da África e da Ásia pela Europa revestiram-se de aparência humanitária que ocultava a violência da ação colonizadora, e a transformava em "missão civilizadora".
	
	O darwinismo social, além de justificar o colonialismo da Europa no resto do mundo, refletia o grande otimismo com que o progresso material da industrialização era percebido pelo europeu.
	
	Inspirados nas concepções evolucionistas, os cientistas sociais entendiam que as sociedades mais simples deveriam evoluir em direção ao progresso até atingir o estágio mais avançado semelhante à sociedade europeia.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708775056)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"A intensificação de relações sociais mundiais que unem localidades distantes de tal modo que os acontecimentos locais são condicionados por eventos que acontecem a muitas milhas de distância e vice versa". Esta afirmação de Anthony Guiddens refere-se à globalização, que trouxe muitas modificações no mundo contemporâneo. Entre essasmodificações verifica-se o surgimento de uma:
		
	
	Sociedade tradicionalista
	
	Sociedade fechada
	
	Sociedade harmônica
	 
	Sociedade em rede
	
	Sociedade interplanetária
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708773432)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre os principais autores articuladores da Sociologia na sua fase inicial de desenvolvimento, é CORRETO citar os nomes de:
		
	
	Descartes e Marx
	
	Durkheim e Platão
	
	Aristóteles e Comte
	 
	Comte e Durkheim
	
	Marx e Foucault
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708126942)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao estudar os fatos sociais, Durkheim percebeu que alguns fenômenos desvelavam situações em que um indivíduo ou grupos perdiam as referências normativas que orientavam a vida e, com isso, enfraqueciam a solidariedade social. O indivíduo sentia-se livre de vínculos sociais e, muitas vezes, apresentava um comportamento antissocial.
Com base nessa ideia, assinale a única alternativa certa sobre o conceito desenvolvido por este autor que corresponde ao tema tratado na letra da música de Raul Seixas, "O dia em que a terra parou", apresentada abaixo:
No dia em que todas as pessoas/ Do planeta inteiro/ Resolveram que ninguém ia sair de casa/ Como que se fosse combinado em todo o planeta/ Naquele dia, ninguém saiu saiu de casa, ninguém/ O empregado não saiu pro seu trabalho/ Pois sabia que o patrão também não tava lá/ Dona de casa não saiu pra comprar pão/ Pois sabia que o padeiro também não tava lá/ E o guarda não saiu para prender/ Pois sabia que o ladrão, também não tava lá/ E o ladrão não saiu para roubar/ Pois sabia que não ia ter onde gastar (...) E nas Igrejas nem um sino a badalar/ Pois sabiam que os fiéis também não tavam lá/ E os fiéis não saíram pra rezar/ Pois sabiam que o padre também não tava lá E o aluno não saiu para estudar/ Pois sabia o professor também não tava lá/ E o professor não saiu pra lecionar/ Pois sabia que não tinha mais nada pra ensinar No dia em que a Terra parou (Ôôôô)/ No dia em que a Terra parou (...)
		
	
	A letra desta música pode ser pensado como caso típico de normalidade, já que este fato encontra-se fora dos limites estabelecidos pela coletividade
	 
	A letra desta música pode ser pensada como caso típico de anomia, inversão ou ausência total das normas de conduta
	
	A letra desta música pode ser pensada como caso típico de patologia social, já que este fato encontra-se nos limites da consciência coletiva
	
	A letra desta música pode ser pensada como caso típico de normalidade, pois episódios como esse ocorrem frequentemente
	
	A letra desta música pode ser pensada como caso típico de anomia, acirramento ou interiorização das normas de conduta
	
		
		
	   FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Simulado: CCJ0001_SM_201708098526 V.1 
	Aluno(a): JOYCE ALVES DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201708098526
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 06/11/2017 13:33:30 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201708926503)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No mundo contemporâneo, a diversidade cultural assumiu grande relevância para a compreensão dos fenômenos sociais devido ao processo de globalização ocorrido a partir da década de 80 do século passado, quando a influência dos países ocidentais mais ricos, em especial os Estados Unidos, passou a se dar em escala mundial. Nesse contexto, se impõe o reconhecimento e o respeito às diferenças, buscando a convivência de culturas diversas numa mesma sociedade. A essa postura de não hierarquizar as diferentes culturas coexistentes, reconhecendo a diferença como algo positivo, dá-se o nome de:
		
	
	relativismo
	
	egocentrismo
	 
	multiculturalismo
	
	mundialização
	
	etnocentrismo
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708709264)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Podemos dizer que o aparecimento das Ciências Sociais foi o RESULTADO DE PROBLEMAS PRÓPRIOS DA SOCIEDADE em determinado momento do desenvolvimento do capitalismo: EXODO RURAL, URBANIZAÇÃO, MOVIMENTOS REIVINDICATÓRIOS, VIOLENCIA, POBREZA... Para os quais os saberes já instituídos (na Ciência Natural, Filosofia e Religião) não eram suficientes e nem adequados para uma explicação convincente. Analise as proposições afirmativas abaixo: I. Por Ciências Sociais, entende-se o conjunto de saberes relativos às áreas da Antropologia, Sociologia e Ciência Política. II. O objeto de estudo das Ciências Sociais é a sociedade em suas dimensões sociológicas, antropológicas e políticas. III. A Sociologia estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais. IV. Na Antropologia, privilegiam-se os aspectos culturais do comportamento do homem, que é, por excelência, o seu objeto de estudo. V. Na Ciência Política, analisam-se as questões ligadas às instituições do poder, ao Estado, sistema de governo, forma de governo, regimes de governo. VI. Ao contrário de outras ciências, as Ciências Sociais lidam, não apenas com o que se chama de realidade, com fatos exteriores aos homens, mas igualmente com as interpretações que são feitas sobre a realidade. Estão corretas:
		
	
	Somente as alternativas III, IV e V.
	
	Somente as alternativas IV, V e VI.
	
	Somente as alternativas I, II e III.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente as alternativas II, III e IV.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708372233)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Considerando-se as características do relativismo cultural, é incorreto afirmar que:
		
	
	o conceito relativista de cultura, nos possibilita "reconhecer na diversidade da cultura do outro as especificidades de nossa própria cultura, permitindo-nos uma perspectiva mais consciente de nós mesmos".
	
	é perspectiva favorecida pela prática etnográfica de pesquisa antropológica.
	
	é a postura privilegiada pela Antropologia contemporânea.
	
	deve-se analisar as práticas culturais no contexto em que são praticadas, permitindo-se, assim, ¿traduzir melhor a diferença entre nós e os outros e, assim fazendo, resgatar a nossa humanidade no outro e a do outro em nós mesmos¿.
	 
	é perspectiva favorecida pela pesquisa antropológica ¿de gabinete¿.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708775063)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Entre as principais consequências da globalização e da formação de uma sociedade em rede, assinale a opção incorreta:
		
	
	Os deslocamentos ou os desvios da globalização mostram-se, afinal, mais variados e mais contraditórios do que sugerem seus protagonistas ou seus oponentes.
	
	A globalização permitiu uma um fluxo constante de produção e disseminação de informações, cujo símbolo mais visível é a internet.
	 
	A globalização permitiu uma distribuição igualitária dos bens produzidos em escala mundial, tornado o mundo menos desigual.
	
	A globalização não parece estar produzindo nem o triunfo do global nem a persistência, em sua velha forma nacionalista, do local.
	
	Embora alimentada, sob muitos aspectos, pelo Ocidente, a globalização pode acabar sendo parte de um lento e desigual, mas continuado, descentramento do Ocidente.
		
	
	
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708706798)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(UFU 2013) A respeito do contexto histórico de emergência da Sociologia, marque a alternativa correta.
		
	
	Um dos principais legados do Iluminismo foi a crítica severa às concepções científicas da realidade social, combinada com a reafirmação de princípios e interpretações de cunho religioso.
	
	A crescente legitimidade científica do saber sociológico, produzido por autores como Auguste Comte e Émile Durkheim, deveu-se à sua forte crítica ao Iluminismo
	 
	A Sociologia consolidou-se, disciplinarmente, em resposta aos novos problemas e desafios desencadeados por transformações sociais,políticas, econômicas e culturais, cujos marcos históricos principais foram a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
	
	Herdeira direta das transformações sociais desencadeadas pela Revolução Industrial e pela Revolução Francesa, a Sociologia ignorou os métodos racionais de investigação em favor do conhecimento produzido pelo senso-comum.
	
	Todas estão corretas
		
	
	   FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Simulado: CCJ0001_SM_201708098526 V.1 
	Aluno(a): JOYCE ALVES DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201708098526
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 06/11/2017 13:51:31 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201708183441)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(UFPE 2008) O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) considera a ¿comunhão de valores morais¿ a condição fundamental e primeira para a construção da coesão social. Para ele, a moral (conjunto de valores e juízos direcionados à vida em comum) é o amálgama que une os indivíduos à vida em grupo. A moral traça as orientações da conduta ideal para as pessoas, e parte do seu conteúdo se materializa em normas e regras. Durkheim afirma o papel do regulamento moral para a integração social, insistindo que a moral é o mínimo indispensável, sem o qual as sociedades não podem viver em harmonia. Esses pressupostos, a respeito das condições para o bom convívio dos indivíduos numa coletividade, permitem a formulação de uma avaliação específica sobre o problema da criminalidade violenta praticada por jovens no Brasil, hoje. Indicam-se, a seguir, algumas possíveis propostas de ação para enfrentar esse problema. Assinale a alternativa que está em conformidade imediata com os pressupostos sociológicos mostrados no texto:
		
	 
	Promover a instituição familiar; reforçar o papel socializador da escola com ênfase na educação para a paz e para a cidadania e melhorar o funcionamento do sistema legal
	
	Investir no controle da natalidade, reduzindo o número de nascimentos a médias compatíveis com os índices de desenvolvimento econômico previstos
	
	Detectar antecipadamente os jovens portadores de personalidade irritável, impulsiva e impaciente e providenciar o tratamento terapêutico como política pública.
	
	Estimular a produção econômica para a geração de empregos, enfatizando aqueles voltados à população de 15 a 24 anos.
	
	Priorizar o combate ao narcotráfico, ao crime organizado, aos esquadrões da morte e a unificação das polícias.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708714820)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Segundo Durkheim, a consciência coletiva:
		
	
	È mais forte nas sociedades simples onde predomina a solidariedade orgânica
	
	È mais forte nas sociedades complexas onde predomina a solidariedade tradicional
	
	È mais forte nas sociedades capitalistas onde predomina a solidariedade orgânica
	 
	È mais forte nas sociedades simples onde predomina a solidariedade mecânica
	
	È mais forte nas sociedades complexas onde predomina a solidariedade mecânica
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708841754)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(UNCISAL 2012) O modo de vestir determina a identidade de grupos sociais, simboliza o poder e comunica o status dos indivíduos. Seu caráter institucional assume grande importância à medida que inclui ou exclui indivíduos de categorias ou estratos sociais. Ele exemplifica bem aquilo que Durkheim afirmava ser o objeto de estudo dos sociólogos: uma representação coletiva que além de ser válida para todos os indivíduos que fazem parte de um determinado grupo, expressa a exterioridade e a coercitividade. Assinale nas opções a seguir aquela que apresenta o objeto de estudo da Sociologia segundo Durkheim.
		
	
	Ações sociais.
	 
	Fatos sociais.
	
	Expressões culturais.
	
	Estruturas políticas.
	
	Relações sociais.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708705091)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Podemos conceituar a Sociologia como a ciência que estuda as relações sociais e as formas de associação, considerando as interações que ocorrem na vida em sociedade. No entanto, só passou a ser considerada ciência quando um determinado autor passou a formular os primeiros conceitos e demonstrou que os fatos sociais têm características próprias. Qual foi esse autor?
		
	
	Augusto Comte
	
	Jean Jacques Rousseau
	
	Max Weber
	 
	Émile Durkheim
	
	Karl Marx
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708772394)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conceito usado por Emile Durkheim para explicar a coesão social nas sociedades modernas e que contribui para o aumento das individualidades, é o de:
		
	 
	solidariedade orgânica.
	
	cooperação social.
	
	norma social.
	
	sistema orgânico.
	
	solidariedade mecânica.

Continue navegando