Buscar

aval.alta complexidade

Prévia do material em texto

Uma gestante diagnosticada com eclâmpsia, a caminho para UTI Obstétrica, apresenta um episódio de crise convulsiva. Para prestar atendimento a uma vítima durante a crise convulsiva, deve-se: I- Segurar firmemente pernas e braços da paciente para impedir os movimentos convulsivos a fim de reduzir danos em virtude dos espasmos musculares. II - Proteger via aérea, lateralizando a cabeça da paciente para evitar broncoaspiração. III - Afastar objetos e condições que representem riscos para a paciente. IV- Não inserir objetos na cavidade da boca da paciente. As ações que devem ser tomadas frente a esta situação estão descritas corretamente em:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	II, III e IV, apenas.
	
	
	I, II e III, apenas.
	
	
	II e III, apenas.
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	III e IV, apenas.
	
	
		2.
		Escolha a alternativa que apresenta a variação dos valores normais da Pressão Intra Craniana em um adulto.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	de 5 a 10 mmhg.
	
	
	de 30 a 40 mmgh
	
	
	de 20 a 25 mmhg
	
	
	de 15 a 20 mmhg.
	
	
	de 10 a 15 mmhg.
	
	
		3.
		No paciente com edema agudo de pulmão na emergência, várias condutas iniciais são tomadas, entre elas mantê-lo sentado com os MMII pendentes. São objetivos dessa conduta, exceto:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Usar diuréticos
	
	
	Reduzir a pré-carga
	
	
	Melhorar o desconforto respiratório
	
	
	Favorecer a musculatura respiratória
	
	
	Aumentar o retorno venoso
	
	
		4.
		No atendimento a vítima politraumatizada com Traumatismo Cranioencefálico (TCE) e a vítima apresentar rinorreia, significa:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	N.D.A
	
	
	Perda rápida da consciência.
	
	
	Diâmetro desigual das pupilas.
	
	
	Sangramento orofaringea.
	
	
	Sangramento auricular.
	
	
		5.
		A instituição de Programas de Humanização nas Unidades de Terapia Intensiva, discutidos, implementados e monitorados por grupos multiprofissionais deve ser encorajada, pois a Humanização se faz por pessoas. (KNOBEL, 2005) A esse respeito, as seguintes afirmativas estão corretas, EXCETO:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	O desconforto com o uso de tubos e sondas no nariz ou boca, pode ser minimizado por meio de informação prévia ao paciente, quando possível.
	
	
	A equipe de enfermagem deve reconhecer que a necessidade universal de ajuda é identificada como a mais importante para as famílias, seguida da necessidade de informação adequada e da sensação de que a equipe está preocupada com o paciente.
	
	
	O enfermeiro deve estar apto a reconhecer o momento em que paciente e família necessitam de intervenções psicológicas maiores e mais específicas e realizar o devido encaminhamento para avaliação e intervenção por um profissional da área da saúde mental.
	
	
	Uma liderança centralizadora contribui para o desenvolvimento das equipes de saúde, uma vez que o processo de tomada de decisão requer rapidez e efetividade.
	 1a Questão (Ref.: 201402452367)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	J.A.C., 69 anos foi admitido na UTI apresentando inquietação, fadiga, cefaléia, dispnéia, taquicardia, progredindo com confusão mental, letargia e insuficiência respiratória o que levou a necessidade de entubação oro traqueal. Durante o processo de entubação o paciente apresentou uma parada cardiorrespiratória por Taquicardia Ventricular sem pulso. Como deve ser realizada a RCP para este caso seguindo o que é recomendado pela American Heart Association?
		
	
	Checar a responsividade e respiração; checar pulso; não usar o desfibrilador; preparar material para intubação orotraqueal; administrar medicações
	
	Iniciar compressões torácicas; Finalizar via aérea definitiva (IOT); Ventilação com AMBU conectado ao tubo; Acesso venoso e drogas; A desfibrilação neste caso é contra indicada;Diagnóstico diferencial.
	
	Checar a responsividade e respiração; checar pulso; usar o desfibrilador; preparar material para intubação orotraqueal; administrar medicações
	 
	Iniciar compressões torácicas; Finalizar via aérea definitiva (IOT); Ventilação com AMBU conectado ao tubo; Acesso venoso e drogas; Desfibrilação;Diagnóstico diferencial.
	
	Iniciar compressões torácicas; Checar a responsividade e respiração; checar pulso; usar o desfibrilador.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402452292)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Os pacientes habitualmente são encaminhados pelo serviço Movel de Urgência ou então procuram o serviçoo de emergência com sintomatologia de desconforto torácico e apresentam arritmias tais como taquicardia paroxistica, bradicardias ou extra-sístoles ventriculares bigeminadas. Estas arritmias requerem intervenção medicamentosa. Outrossim, a desfibrilação de emergência deve ser o tratamento de escolha utilizado quando o paciente apresenta a seguinte alteração cardíaca:
		
	 
	Fibrilação Atrial
	 
	Fibrilação ventricular
	
	Flutter atrial.
	
	Taquicardia atrial
	
	Tasquicardia Sinusal
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402452197)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No eletrocardiograma as ondas de contração e relaxamento do músculo cardíaco são registradas e cada uma recebe uma nomenclatura correspondente à câmara que foi contraída ou relaxada. Neste sentido qual a nomenclatura pertinente a contração do átrio?
		
	
	Ondas PP
	
	Complexo QRS.
	 
	Onda P.
	
	Ondas P, QRS e T.
	
	Onda T.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402452206)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Para montar um leito hospitalar que permita o seguro atendimento de um paciente em condições de risco à vida são necessários equipamentos, recursos humanos suficientes para se oferecer esta segurança ao paciente durante o período de sua internação. O Eletrocardiogramao é utilizado durante a assistência do paciente de alta complexidade para.
		
	
	Permite ventilar o paciente de maneira não invasiva
	
	Permite ventilar o paciente de maneira invasiva
	
	Permite que medicamentos sejam administrados com controle rigoroso do volume
	 
	Registrar o traçado eletrocardiográfico do paciente.
	 
	Registra os parâmetros hemodinâmicos do paciente
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402452625)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(FUNRIO, 2016 - IF-PA Enfermeiro) J.M.S., 38 anos, portador de hipertensão arterial sistêmica, sofreu traumatismo craniano contuso em acidente automobilístico, sendo atendido em uma unidade de emergência onde realizou tomografia craniana. Foi submetido a procedimento cirúrgico para inserção de cateter intraventricular e encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva. Assinale dentre as ações a seguir aquelas referentes à assistência de enfermagem necessária ao paciente.
		
	
	Registrar a PIC (Pressão Intracraniana) com intervalo mínimo de 4 em 4 horas; Realizar mudança de decúbito a cada 2 horas durante toda a permanência do cateter de PIC para evitar o surgimento de úlceras de decúbito.
	
	Mensurar a PPC (Pressão de Perfusão Cerebral) e comunicar à equipe médica quando esse valor estiver menor que 100mmHg; Avaliar a dor e medicar conforme a prescrição médica.
	 
	Mensurar a PIC (Pressão Intracraniana) e acompanhar os valores de forma contínua, preferencialmente de 1 em 1 hora e quando houver alguma elevação súbita de valor; Registrar sinais vitais de 2 em 2 horas e aumentar a frequência do registro se o paciente evoluir com instabilidade; Comunicar à equipe médica quando a PIC estiver maior ou igual a 15mmHg.
	
	Mensurar a PPC (Pressão de Perfusão Cerebral), comunicar qualquer alteração à equipe médica; Avaliar a sedação empregando Escala de Glasgow.
	
	Avaliar a PIC (Pressão Intracraniana) e acompanhar os valores em intervalo mínimo de 2 em 2 horas, principalmente diante de elevaçãosúbita de valor; Manter leito zerado para favorecer o retorno venoso; Comunicar à equipe médica quando a PIC estiver maior ou igual a 30mmHg.
	1a Questão (Ref.: 201402452192)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	As Monitorações consideradas invasivas permitem avaliar a função de diferentes órgãos. Com o Swan ganzs é possível monitorar:
		
	 
	A pressão dentro das câmaras cardíacas
	
	A pressão dentro do crânio
	
	A pressão dentro das veias
	
	A pressão arterial
	
	O ritmo do coração.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402452383)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Hospital Madre Teresa Residência Multiprofissional Edital 02/2015 adaptada) A Síndrome da Angústia Respiratória do Adulto (SARA) é uma das importantes causas de insuficiência respiratória aguda em pacientes graves internados em Unidades de Terapia Intensiva. Analise as afirmativas e assinale a CORRETA:
		
	
	As causas são sempre secundárias a patologias pulmonares.
	
	Em resposta à fisiopatologia, o parênquima pulmonar torna-se ressecado, com diminuição do muco.
	
	Ocorre sobrecarga ventricular esquerda por aumento da pós-carga, além do aumento da resistência vascular pulmonar.
	
	Os pulmões tornam-se muito complacentes devido ao aumento do edema e do exsudato alveolar.
	 
	Caracteriza-se pela hipoxemia refratária a altas concentrações de oxigênio, presença de infiltrados pulmonares bilaterais e diminuição da complacência pulmonar.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402452638)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	CESPE/UnB - SESA/ES/2013 - Adaptado por Talline Hang-Costa) Acerca do traumatismo craniano, classificado como leve e de baixo risco, define-se, pela Escala de Coma de Glasgow, entre os níveis de pontos:
		
	
	8 e 9.
	 
	6 e 7.
	
	12 e 13.
	
	10 e 11.
	 
	14 e 15.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402452183)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A utilização da ventilação mecânica da maneira e indicação corretas, muitas das vezes é o diferencial entre a vida e a morte do paciente. Sendo assim, ao enfermeiro são atribuídas funções quando no atendimento ao paciente crítico (alta complexidade), entre elas, o manuseio deste equipamento e as suas indicações, para que desta forma possa auxiliar os demais componentes da equipe multiprofissional de saúde em prol do paciente. Considerando a importância da utilização do ventilador mecânico em setores que normalmente encontram-se pacientes que necessitam de cuidados de alta complexidade, entre eles a emergência e o CTI, analise as afirmativas abaixo: I. Podemos citar como alguns objetivos da ventilação mecânica: aumentar o volume pulmonar, reduzir o trabalho do músculo respiratório, prevenir ou reverter atelectasias, entre outros. II. Nos ventiladores ciclados, a inspiração termina após um tempo inspiratório pré-determinado e a quantidade de gás ofertada varia a cada respiração, pois depende da mecânica ventilatória. III. Em casos de pacientes que não conseguem realizar esforço respiratório, poderemos utilizar a ventilação controlada, pois nesse modo ventilatório o volume-minuto é totalmente dependente do ventilador. Após a análise das afirmativas acima, assinale a alternativa correta:
		
	 
	I - II - III
	
	I
	
	I - III
	
	II
	
	I - II
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402452449)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Paciente MJS, 26 anos, está no 2º dia de internação na UTI por trauma crânio encefálico (TCE) com fratura de base de crânio. Evolui sedado e sem respostas a estímulos, com saída de líquor pelas narinas. Evolui com hematoma periorbital importante. Com monitorização da pressão intracraniana (PIC) que se mantém elevada. Com base no caso marque a alternativa correta.
		
	
	As indicações preferenciais de fármacos são: atracúrio e furosemida.
	
	A indicação de sondagem gástrica é preferencialmente feita pela narina.
	 
	A sedação ocorre para que diminua o metabolismo cerebral e consequentemente o edema ocasionado pelo trauma.
	
	Dois cuidados importantes para o paciente com elevação da PIC são: intercalar procedimento de enfermagem e manter decúbito 90o
	
	A avaliação das pupilas periodicamente é um cuidado importante e a anisocoria não indica emergência.
	LEIA O ITEM PRESCRITO: 1 - ADMINISTRAR MEDICAMENTOS PARA A PRESSÃO ARTERIAL BASEANDO-SE NA PRESSÃO ARTERIAL MÉDIA - NÃO ADMINISTRAR COM VALORES INFERIORES A PAM MENOR QUE 80mmHg. O TÉCNICO DE ENFERMAGEM VERIFICOU A PRESSÃO E ECONTROU OS SEGUINTE VALORES: PAS 148 mmHg e PAD 67mmHg. CÁLCULE A PAM PARA SABERMOS SE DEVEMOS ADMINISTRAR O MEDICAMENTO:
		
	 
	PAM 94mmHG - SERÁ ADMINISTRADA
	
	PAM 79 mmHg - NÃO SERÁ ADMINISTRADA
	
	PAM 94 mmHg - NÃO SERÁ ADMINISTRADA
	
	PAM 98 mmHg - SERÁ ADMIINSTRADA
	
	PAM 78 mmHG - NÃO SERÁ ADMINISTRADA
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402452262)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	" Ocorre quando o volume sanguíneo é anormalmente deslocado no sistema vascular, resultando em hipovolemia." Qual o tipo de choque que possui essa definição?
		
	 
	Choque distributivo
	 
	Choque hipovolêmico
	
	Choque cardiogêncio
	
	Choque elétrico
	
	Choque compensado
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402452123)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	"É A SUCESSÃO RÁPIDA DE BATIMENTOS ECTÓPICOS VENTRICULARES QUE PODE LEVAR À ACENTUADA DETERIORAÇÃO HEMODINÂMICA, CHEGANDO MESMO A AUSÊNCIA DE PULSO ARTERIAL PALPÁVEL, QUANDO ENTÃO É CONSIDERADA UMA MODALIDADE DE PARADA CARDÍACA, DEVENDO SER TRATADA" . ESTE RELATO SE REFERE A QUAL MODALIDADE DE PARADA CARDÍACA?
		
	
	BLOQUEIO ATRIAL
	
	ATIVIDADE ELÉTRICA SEM PULSO
	
	ASSITOLIA
	 
	TAQUICARDIA VENTRICULAR SEM PULSO
	
	FIBRILAÇÃO VENTRICULAR
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402452146)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	A principal causa de óbito em um grande queimado na fase aguda é o choque hipovolêmico. Dessa forma, constitui um cuidado para a prevenção e /ou detecção precoce deste agravo na fase aguda do atendimento, exceto:
		
	 
	Punção de acesso venoso para infusão de soluções coloidais
	
	Punção de acesso venoso periférico para infusão de ringer com lactato.
	
	Mensuração frequente dos sinais vitais
	
	Controle dos líquidos eliminados.
	 
	Aquecimento do cliente
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402452171)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Ao encontrar um cliente vítima de queimadura por produto químico em MIE, que compromete a epiderme e a derme, pode-se afirmar que:
		
	
	É um grande queimado
	 
	Possui queimadura de 3o. grau somente
	
	Possui queimadura de 2o. e 3o. grau
	 
	Possui queimadura de 2o. grau, somente.
	
	Possui queimadura de 1o. grau

Continue navegando