Buscar

Campos de Atuação psicologia do esporte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Campos de Atuação
A Psicologia ao longo das décadas vem ampliando novos horizonte e dividindo espaços que antes eram exclusivos de outros profissionais. Esse é o reflexo de buscar facilitar o diálogo em áreas que se aproximam mas mantendo sua particularidade. A Psicologia do Esporte vem para compor um espectro denominado Ciências do Esporte, composto por diversas disciplinas como a medicina, fisiologia e biomecânica do esporte que vieram mostrar a necessidade à interdisciplinaridade.
O trabalho desenvolvido pelo psicólogo profissional do esporte pode contribuir para os atletas, técnicos, e os demais integrantes da comissão técnica. Mas o psicólogo não se limita a trabalhar apenas com preparação psicológica dos atletas para melhorar seu rendimento, e sim, também com o bem estar dos mesmos.
O psicólogo esportivo busca trabalhar com diferentes elementos, como: pesquisa, ensino e intervenção. Sendo assim, exerce algumas funções básicas, sendo elas:
Investigadora: lida com os processos psicológicos aplicados a atividade física.
Educativa: princípios e técnicas psicológicas, ou seja, palestras, cursos e seminários para os atletas e a comunidade esportiva.
Clínica: lida de maneira direta com problemas psicológicos que possam interferir na prática esportiva.
A Psicologia do Esporte visa compreender melhor as demandas implicadas nestas atividades e dar uma assistência aos seus praticantes propondo um crescimento global e harmônico de sua personalidade. Objetiva, também, estudar o efeito do exercício sobre a área emocional do indivíduo como daquele portador de patologias (Becker Jr, 1986).
Samulski (1992) destaca a necessidade de uma formação abrangente apontando as áreas de aplicação e atuação do psicólogo do esporte:
Esporte escolar: Nesse caso o psicólogo analisa os processos de ensino, formação, educação e socialização da criança, jovem ou adulto praticante.
Esporte de rendimento: Atua sobre os fatores que influenciam diretamente na otimização da performance do atleta. Cabe ao psicólogo observar as condições institucionais, grupais e individuais, analisando e transformando os determinantes psíquicos que interferem no desenvolvimento do atleta ou grupo esportivo.
Esporte recreativo: Busca o estudo e intervenção de atividades físicas desenvolvidas ao ar livre, visando a análise do comportamento recreativo e o bem estar de pessoas de diferentes faixas etárias.
Esporte de Reabilitação: Desenvolve um trabalho voltado para prevenção e intervenção de indivíduos com limitações como deficiência física e mentais, ou atletas que sofreram lesões decorrentes da prática esportiva. Promove a regulação psíquica do indivíduo através da conduta esportiva e a promoção da saúde física e mental.
Projetos Sociais: Analisa as questões culturais de instituições e avalia e desenvolve noções básicas de cidadania dentro da demanda da instituição. Ou seja, trabalha a prática de esporte para o desenvolvimento humano e complemento da educação.

Outros materiais