Buscar

Relatório de Aulas Práticas farmacognosia 1

Prévia do material em texto

Relatório de Aulas Práticas
Farmacognosia I
Aluno: Edécio Paulo Barbosa Júnior
Matrícula:201504150066
Prof: Alan Lucena
Curso: Farmácia 5º período
Objetivo: Identificação dos metabólicos secundários ( cumarina,antraquinonas,saponinas), após utilizar os métodos extrativos adequados a cada metabólico.
Cumarinas
Nome ciêntifico: dipteryx odorata
Matéria- prima: cumaru
Metabólico: cumarina(anticoagulante plaquetário) atividade da planta.
Solvente: Etanol
Esqueleto Carbônico Cumarina
Extraida a partir das sementes de Cumaru (Dipteryx odorata).Derivado do Ácido cinâmico,via ortr-hidroxilização,trans-cis isomerização da dupla ligação da cadeia lateral e lactonização.
Foi utilizado o vidro relógio para pesagem de 5g do material vegetal, que apresenta atividade antibiótica, broncodilatadora, fungicida, anticoagulante, vasodilatadora, espasmolítica e antitrombótica); em seguida utilizamos gral e pistilo para o processo de maceração, aquecemos álcool etílico 95%; quando o álcool estava aquecido foi adicionado com o material vegetal triturado no Becker para a infusão, após isso utilizamos um funil de vidro junto à um papel filtro para auxiliar a passagem da concentração do Becker para o tubo de ensaio. Com a pipeta de Pasteur retiramos do tubo de ensaio uma pequena quantidade da concentração e colocamos dois pingos nas extremidades do filtro e levamos para aquecimento em vapor de amônia; após o aquecimento levamos o filtro para observar em um equipamento de infravermelho com comprimento de onda 354nm e observamos uma fluorescência característica do metabólico secundário majoritário da espécie Dipteryx odorata na extremidade que foi aquecida com amônia.
Antraquinona
Nome Ciêntifico: Cassia Angustiofila
Matéria-Prima: Sene
Solvente: Gtanol 50ml (aquecido)
Esqueleto carbônico Antraquinona
 Utilizamos o vidro de relógio para pesar 5g de folhas de sene (Senna angustiofila), em seguida utilizamos gral e pistilo para maceração do material vegetal. Medimos 50 ml de álcool etílico na capela e em seguida aquecemos, depois misturamos com as folhas no erlenmeyer até medir 50 ml para infusão, após homogenização foi para o processo de filtração, usando um funil com filtro sendo depositada a concentração em um tubo de ensaio; acrescentamos uma gota de hidróxido de amônio e notamos uma mudança na coloração. Antes a concentração estava com uma coloração esverdeada após adicionar o hidróxido de amônio passou a ter uma cor vermelha (O composto encontrado é característica do metabólico secundário majoritário da espécie Cassia angustifolia). 
Saponinas
Nome ciêntifico: Ziziphus joazeiro 
Matéria-Prima: Casca de juá
Esqueleto Carbônico Saponina
Adicionamos o material vegetal em um tubo de ensaio em uma proporção de 1:3 de água destilada, em seguida utilizamos o dedo indicador e médio para segurar o tubo de ensaio e com o polegar tampamos a abertura e viramos o tubo de ensaio de baixo pra cima agitando o conteúdo sem deixar vazar. . Notamos o aparecimento de espumas que é uma propriedade das saponinas denominado de afrogênicas. Seu metabólito é adquirido pela síntese de glicona(açúcar) + aglicona (sapogenina).As saponinas são glicosídeos do metabolismo secundário vegetal, caracterizados pela formação de espuma, tendo propriedades de detergentes e surfactantes.
As saponinas possuem ação farmacológica antifúngicas,antivirais,atividade espermicida,expectorante,diurética e anti-inflamatória.

Continue navegando