Buscar

5.  Você é monitor na disciplina de farmacognosia básica. Na ementa da disciplina, estão previstas aulas práticas em laboratório, incluindo o scree...

5. 

Você é monitor na disciplina de farmacognosia básica. Na ementa da disciplina, estão previstas aulas práticas em laboratório, incluindo o screening fitoquímico dos principais grupos de metabólitos secundários. Na próxima semana, você ajudará na aula de identificação química de alcaloides em plantas medicinais, porém dois materiais solicitados pelo seu professor estão em falta no laboratório: amostra vegetal de Peumus boldus (boldo-do-chile) e ácido sulfúrico a 10% em água. Você confere, na lista geral do laboratório, as alternativas para o material e o reagente que estão em falta. Entre as alternativas a seguir, qual é a escolha correta visando à extração de alcaloides em meio ácido?


💡 1 Resposta

User badge image

Jose Ribeiro

Resposta incorreta.A. 

Raízes de ruibarbo (Rheum palmatum) e ácido fosfórico a 15%.

A raízes de ruibarbo não são uma alternativa viável para a substituição das folhas de boldo-do-chile, pois não apresentam alcaloides como compostos majoritários, e sim antraquinonas. Possíveis alternativas seriam folhas de jaborandi (Pilocarpus microphyllus) ou cascas de quina (Coutarea hexandra). O ácido fosfórico a 15% poderia substituir o ácido sulfúrico a 10%. 


Você não acertou!B. 

Folhas de jaborandi (Pilocarpus microphyllus) e hidróxido de amônio a 20%.

As folhas de jaborandi podem substituir as folhas de boldo-do-chile no experimento, pois contêm alcaloides. Contudo, o hidróxido de amônio a 20% apresenta pH básico, ou seja, não forneceria o pH adequado para a extração de alcaloides. Nesse caso, poderiam ser empregados ácido clorídrico ou ácido fosfórico diluídos no lugar do ácido sulfúrico a 10%. 


Resposta correta.C. 

Cascas de quina (Coutarea hexandra) e ácido clorídrico a 20%.

As cascas de quina contêm alcaloides e poderiam substituir as folhas de boldo-do-chile no experimento. O ácido clorídrico a 20% é uma opção viável para a substituição do ácido sulfúrico a 10%, pois confere pH ideal para extração em meio ácido.



2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais