Buscar

discursiva Psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia
Explique o conceito de sentido formulado por Vygotski.
O sentido é composto por um processo diferente, ele abrange a subjetividade e sua unidade essencial e a emoção.O pensamento somente é processo psicológico porque é permeado por sentimentos, quer dizer que são as emoções que definem a disponibilidade dos recursos subjetivos para o desenvolvimento de uma atividade. 
Descreva a estrutura sensória motora caracterizada por Piaget.
Até dois anos de idade. Inicia-se por uma indiferenciação da criança com o mundo, progredindo para uma distinção entre ela e os demais elementos. Com base nos aparelhos reflexivos, o sujeito, na interação com o meio, constrói esquemas sensórios-motores, pautamos na percepção e na motricidade. Isso servirá de alicerce para o desenvolvimento das novas estruturas , a criança construirá as noções centrais de espaço , tempo , casualidade e objeto permanente.
Descreva o conceito de signos na perspectiva Vygostiskyana.
Os signos são instrumentos psicológicos por excelência e referem-se a tudo que está situado fora do individuo, sendo que, por meio de atividades internas e externas irão atingir diretamente o outro. Com isso o ser humano somente planeja porque dispõe do pensamento e por isso necessita do signo para representá-lo.
Descreva quando ocorre a apropriação do conhecimento nesse período.
De 6 a 12 anos surgem novas formas de organização da vida psíquica, cognitiva e afetiva, das relações individuais e das inter-relações. Ela passa ser capaz de estabelecer relações entre as transformações dos estados e das coisas, de modo que as ações podem ser executadas mentalmente em um determinado momento, independentemente da manipulação de objetos. Aumenta a capacidade de concentração e a capacidade de se trabalhar em grupo.
 5 - Discorra sobre o que são os mapas conceituais. 
Mapas conceituais São diagramas que indicam a relação entre conceitos e podem ser vistos como diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina ou parte de uma disciplina. Tem como objetivo mostrar as relações hierárquicas entre os conceitos que estão sendo ensinados.
6 - Explique a categoria atividade segundo a visão de vygostsky. 
É na atividade que o ser humano desenvolve sua capacidade cerebral sendo diferente do animal irracional, onde a sua atividade está ligada somente a satisfação biológica, o ser humano já é motivado pela apropriação da experiência humana. A medida que a pessoa adquire a capacidade de planejar, abstrair e reconhecer conexões causais e de antecipar aos conhecimentos imediatos, ele passa a produzir sua forma de existência humana.
7- Descreva o desenvolvimento cognitivo de Piaget.
Segundo Piaget o desenvolvimento cognitivo é um processo de equilíbrios sucessivos, sendo baseado em etapas ou fases ou períodos do desenvolvimento da inteligência infantil sendo eles: sensório- motor , pré- operatório, operacional concreto e operacional formal. Cada um desses períodos marcados por avanços intelectuais que terão marcas na vida da criança por todo o seu longo processo de desenvolvimento ate a juventude. Esses períodos foram pensados em idades mais ou menos aproximadas e nem sempre correspondem a idade cronológica da criança, sendo que o ritmo de desenvolvimento de cada criança é diferente, mas cada uma passara por eles mais cedo ou mais tarde dependendo não só das condições biológicas de cada criança mas também do desenvolvimento cultural e familiar de onde vivem. Nesse período a criança a criança sente a necessidade de explicar logicamente suas ideias e ações. Ela desenvolve o pensamento lógico sobre as coisas concretas, da mesma forma que desenvolve a compreensão das relações entre as coisas e a capacidade para classificar objetos superando o egocentrismo da linguagem.

Continue navegando