Buscar

Aterosclerose na diabetes

Prévia do material em texto

A aterosclerose é o espessamento, endurecimento e perda de elasticidade das paredes da artéria, devido ao acúmulo do colesterol, células brancas do sangue e cálcio. 
 Existem dois tipos de casos com aterosclerose, no primeiro, o colesterol e os triglicerídeoscomeçam a se acumular entre as paredes da artéria. Isso faz com que o organismo envie células brancas, porque ele vê o acumulo como uma ameaça que precisa ser isolada. À medida que o colesterol e os triglicerídeos acumulam-se (isso pode levar anos) podem ocorrer hemorragias (sangramento), e então, como uma resposta de cicatrização, há uma resposta do colágeno juntamente com algum cálcio, a fim de selar a ferida. Isto causa o endurecimento das artérias. Neste caso, a placa fica presa na parede da artéria reduzindo o seu diâmetro, de modo que o sangue não pode fluir adequadamente.
No segundo caso, nós começamos com o mesmo processo, mas ao invés da placa permanecer na parede, esta se desprende da artéria e forma um coágulo que continuará a mover-se no sistema circulatório. O perigo desse deslocamento do coágulo (trombos) é que pode bloquear o fluxo do sangue causando um derrame (AVC), A falta de fluxo no membro também pode levar a amputação
Doença arterial coronariana: A doença arterial coronariana (DAC) ocorre quando uma substância chamada placa se acumula nas artérias que fornecem sangue ao coração (chamadas de artérias coronárias). A placa é feita de depósitos de colesterol e pode se acumular nas artérias. Quando isso acontece, o diâmetro do vaso diminui ao longo do tempo e este processo é chamado de aterosclerose. O acúmulo de placa nas artérias pode causar angina, que é o sintoma mais comum de DAC. A angina é caracterizada como dor no peito e ocorre porque o coração não recebe sangue suficiente
Acidente vascular cerebral: Um coágolo vai bloquear a passagem do fluxo sanguíneo para o cerebro. Quando os níveis de glicose são normais, não há alterações nas paredes internas dos vasos sanguíneos que alimentam nossos tecidos e órgãos, no entanto, através de uma série de processos patológicos e episódios de hiperglicemia, as artérias podem ser danificadas, e assim favorecem a acumulação de gordura. Eventualmente, isso poderá provocar um bloqueio no fluxo de sangue em pontos vitais como o coração e o cérebro, aumentando a probabilidade de um ataque cardíaco ou AVC. Se você tiver casos de doenças cardíacas em seu histórico familiar, o risco é ainda maior.
Doença vascular periférica: Condição circulatória em que vasos sanguíneos estreitos reduzem o fluxo de sangue para os membros.

Continue navegando