Buscar

Teorias da Aquisição da Linguagem e Abordagens Linguísticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmica: Gabriela Cogo Paes Máximo
 Rgm: 063.2470
 Disciplina: Tópicos Especiais de Literatura
 Respostas referentes às aulas 1 e 2
 A teoria do gerativismo abordada por Chomsky, se propõe a explicar as manifestações da aquisição da linguagem partindo do princípio que a linguagem é inata e específica de cada espécie, ou seja, é transmitida geneticamente. Para este estudioso a criança já nasce dotada da capacidade de aquisição da linguagem. Nessa concepção a aquisição da língua materna é o resultado do amadurecimento da criança, é uma consequência da capacidade de formular questões e respostas. Para Chomsky, a criança possui um mecanismo que lhe permite adquirir a linguagem, chamado de Dispositivo de Aquisição da Linguagem, o qual parte da herança genética de sua espécie e que é acionado pelas frases ou falas dos adultos, gerando assim a gramática da língua na qual a criança está contextualizada.
Jean Piaget foi responsável pela criação da teoria cognitivismo construtivista, na qual a aquisição da linguagem depende do desenvolvimento da inteligência na criança e se dá por volta dos 18 meses. No estágio do desenvolvimento cognitivo se dá o desenvolvimento da função simbólica, por meio da qual um significante pode representar um significado. Dessa forma o jogo simbólico e as coordenações entre ações e o sujeito, a possibilidade de internalizar e conceituar as ações passam a fazer parte da realidade. Através do desenvolvimento cognitivo gradativo a criança é capaz de adquirir cada vez mais a capacidade adulta em relação aos aspectos da linguagem. A visão de Piaget tem por base a ideia de que o desenvolvimento das estruturas do conhecimento ou estruturas cognitivistas é feito pela interação entre ambiente e organismo.
Para Vygotsky, o uso da linguagem é importante para o desenvolvimento das estruturas psicológicas da criança. Nesta concepção a criança é o sujeito no processo de aquisição da linguagem, construindo seu conhecimento de mundo com a ajuda do outro, o chamado interacionismo social. As teorias apresentadas por Piaget e Vygotsky são as mais claras e aceitas até hoje.
A abordagem formalista refere-se ao estudo da forma linguística, ou seja, a língua é vista como um sistema autônomo e seus estudos se voltarão a fonética, fonologia, morfologia e sintaxe, priorizando as características internas da língua. Nessa abordagem a língua é observada nas relações entre suas partes e princípios que orientam sua organização. A abordagem funcionalista descreve a língua como um instrumento de interação social e remete ao estudo do significado e do uso da linguagem durante as interações comunicativas. Nessa abordagem a linguagem não possui um fim em si mesma, e a estrutura é considerada motivada pelo contexto, ou seja, pela situação e intensão comunicativa.

Outros materiais