Buscar

AV2 Resumo Ap e memória

Prévia do material em texto

Importância da aprendizagem
R: A aprendizagem é qqr mudança relativamente permanente no comportamento e que resulta de experiências ou práticas. É através da aprendizagem que o homem se afirma como ser racional, forma sua personalidade e se prepara para a sociedade. A aprendizagem e a maturação biológica constituem as 2 maiores influências que afetam o comportamento humano.
Diferença entre aprendizagens:
Reflexo/Aprendido – ocorre através de uma experiência de aprendizado anterior, em um comportamento observado.
Instinto – são aqueles que nascem com o indivíduo sem nenhum tipo de aprendizagem.
Estampagem – é a forma de comportamento onde ao nascer, o bebe se vincula a um objeto específico ou ser como o pai ou mãe, vinculando-se ao 1º ser vivo.
Aprendizagem cotidiana e aprendizagem acadêmica
R: A diferença entre as duas é que na aprendizagem do cotidiano, aprendemos valores culturais, relações sociais, a amar, odiar, auto confiança, pois a capacidade de adaptação ao meio é o que nos leva a viver de forma melhor relacionado ao nosso desenvolvimento pessoal e na aprendizagem acadêmica é apenas a aquisição de conhecimentos ou de conteúdo dos livros.
Aprendizagem condicionamento clássico e operante
CC – processo de aprendizagem em que um estímulo anteriormente neutro torna-se associado a outro estimulo através de uma repetida união com aquele estímulo. Ex: Tocar música p o recreio, música p escovar os dentes.
CO – é um mecanismo de aprendizagem de novo comportamento.
Punição (Condicionamento aversivo)
R: É qd uma resposta é seguida de um estímulo ou evento aversivo, o que resulta no enfraquecimento ou extinção da resposta em ocasiões subsequentes, tendo como finalidade a repressão do comportamento operante (realizado). Ex: Dar tapinha na mão da criança qd pinta a parede
Lei do efeito de Edward Thordinike
R: A satisfação leva à aprendizagem, sugerindo que as respostas pela satisfação ficarão firmemente ligadas à situação e mais propensas a voltar a ocorrer quando a situação se repete.
Esquemas de reforçamento:
Aleatório – gera resistência à extinção de um comportamento. Ora oferece bala p parar de chorar e ora ñ.
Intermitente – tido como o mais eficaz na manutenção de respostas já modeladas, seu objetivo é tornar a resposta mais resistente à extinção, pode ser emitida mais vezes sem que necessariamente o reforçador tenha que ser apresentado.
Modelação (Bandura)
R: Refere-se ao processos de aprendizagem social, através de um modelo. Sendo mais amplo do que uma imitação, incluindo não apenas a observação e a réplica do comportamento, mas tb a modelagem verbal.
Modelagem (Skinner)
R: Processo de aproximação sucessiva de um comportamento desejado, através de uma aplicação de reforços (Cond operante)
Auto eficácia
R: Convicção de que o sujeito tem que executar algo com êxito e sua capacidade de alcançá-la e realizar com sucesso determinada atividade. A auto eficácia requer não apenas habilidades, mas também força de vontade em acreditar na capacidade de exercer uma determinada tarefa. Bandura acredita que, na prática clínica, valorizando a auto eficácia o sujeito pode progredir no tratamento de determinado transtorno, do mesmo modo que sujeitos com baixo grau de auto eficácia podem apresentar uma demora maior de resposta. A teoria da auto eficácia refere-se à autoestima, em crer nas próprias habilidades. Não se trata de possuir certas capacidades, mas sim de acreditar que as tem, ou que pode adquiri-las por meio de esforço pessoal.
Modelos congruentes e incongruentes
MC – É definida como o grau de exatidão entre a experiência da comunicação e a tomada de consciência.
MI – Ocorre quando há diferenças entre a tomada de consciência, a experiência e a comunicação desta. É a diferença entre a tomada de consciência e a comunicação a pessoa não expressa o que está realmente sentindo, pensando ou experienciando. São quando pessoas fazem ou falam algo diferente da sua realidade. Ex: Pais falam p o filho n beber, fumar e fazem isso perto dos filhos n dando um bom exemplo.
Desamparo aprendido
R: Dificuldade de aprender uma relação operante decorrente da exposição prévia a eventos aversivos incontroláveis, como consequência leva o individuo a ser mais negativo, gerando frustações e queda da auto confiança e depressão.
Comportamento: não se refere somente a reações explicitas ou de ação direta sobre o ambiente físico, mas também no de reações simbólicas, que se observam em gestos, falas, linguagem gráfica e também em comportamentos implícitos, como perceber, compreender e pensar de modo coerente.
Comportamento instintivo: complexo, universal, uniforme para cada espécie, de aparecimento súbito, não requerendo treinamento ou aprendizagem prévia e tendo valor de sobrevivência.
Distingue-se do comportamento reflexo porque este ocorre num grupo específico de efetores e é evocado pela estimulação de receptores específicos.
Aprendizagem – modificação sistemática do comportamento, por efeito da prática ou experiência, com um sentido de progressiva adaptação ou ajustamento.
─ Classes de comportamentos distintos da aprendizagem:
● Reflexos
● Instintos
● Estampagem: comportamento de algumas aves e sua vinculação ao nascer. Algumas aves como os gansos e os patos têm desde que nasce um sistema programado de vinculação, eles vinculam-se ao primeiro ser vivo com movimento que veem.
Só podemos observar o resultado da aprendizagem, não sendo possível ainda conhecer o que de fato ocorre dentro do organismo durante o processo de aprendizagem.
BEHAVIORISMO
● Objeto de estudo: comportamento humano
● Criado por Watson, bases teóricas por Pavlov
● Nenhum conceito que diga respeito ao universo interior supostamente existente do individuo, é levado em consideração. O comportamento é uma resposta do organismo a algo que o impressiona a partir do exterior, os estímulos.
● Teoria E─R
● Objeto observável, mensurável, cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.
● Rompimento definitivo com a tradição filosófica da psicologia.
Condicionamento clássico: É um processo de aprendizagem em que um estímulo anteriormente neutro torna-se associado a outro estímulo através de repetida união com aquele estímulo. 
● Salivação é resposta não-condicionada (RNC), pois não há aprendizagem envolvida.
● Ração é um estímulo não-condicionado (ENC)
Lei do Efeito: Na aprendizagem operante, a lei do efeito seleciona de uma série de respostas aleatórias apenas aquelas que são seguidas de consequências positivas. O processo é semelhante à evolução, em que a lei de sobrevivência dos mais aptos seleciona, de uma série de mutações aleatórias, apenas aquelas que promovem a sobrevivência da espécie.
Comportamento operante: inclui todos os movimentos de um organismo dos quais se possa dizer que, em algum momento, têm efeito sobre ou fazem algo ao mundo ao redor.
Condicionamento/aprendizagem: Agimos ou operamos sobre o mundo em função das consequências criadas pela nossa ação. O que propicia a aprendizagem dos 
comportamentos é a ação do organismo sobre o meio e o efeito dela resultante. A aprendizagem está na relação entre uma ação e seu efeito.
Reforço: As probabilidades de ocorrência futura de um determinado tipo de resposta aumentam. Os reforços fortalecem certas respostas. 
Tendência a reproduzir ações benéficas e gratificantes, em sentido amplo, e a evitar ações daninhas para o individuo. Não existem reforçadores per si. A noção de reforçador expressa uma relação funcional entre a atividade do individuo e seu meio.
Condicionamento/reforço: 
● Reforço positivo: é uma alteração do meio através da adição de um estimulo. Elogio dado a um individuo após responder com comportamento pretendido.
● Reforço negativo: é uma alteração através da remoção de um estímulo. Choques elétricos que cessam após o sujeito responder com um determinado comportamento pretendido. Desta forma, fortalece a resposta que o remove.* Não é o individuo que é recompensado, mas sim o comportamento! * 
Extinção: Processo contrário ao reforço. É usada para “desaprender” um comportamento previamente condicionado. Consiste na suspensão de um reforço associado a uma dada resposta condicionada. É um processo gradual.
Condicionamento aversivo: No treinamento por punição, uma resposta é seguida de um estímulo ou evento aversivo, o que resulta no enfraquecimento ou supressão da resposta em ocasiões subsequentes. 
A punição pode suprimir uma resposta indesejável, tem diversas desvantagens:
Seus efeitos não são tão informativos quanto os resultados de recompensa;
Como resultado o organismo pode substituir a resposta punida por outra ainda mais indesejável;
Os subprodutos da punição podem ser lamentáveis;
Através do condicionamento clássico, a punição muitas vezes faz com que a pessoa passe a temer ou desgostar da pessoa que a aplicou e da situação na qual ocorreu;
Uma punição extrema ou dolorosa pode despertar um comportamento agressivo mais grave do que o comportamento original indesejável.
Esquemas de Reforçamento: O reforço pode ser oferecido toda vez que o comportamento ocorrer, chamado de reforço continuo. Mas nem sempre estamos acompanhando o comportamento dos outros para poder oferecer um reforço, neste caso então é chamado de reforço intermitente. 
● Reforço Aleatório: não há critério para o reforçamento. O condicionamento por reforçamento aleatório gera uma incrível resistência à extinção. Skinner acreditava que este provocava o que ele chamou de “comportamento supersticioso”, o que pode expressar porque pessoas viciadas em jogos de azar tendem a se endividar, elas geralmente acreditam que, na próxima rodada, serão reforçadas (premiadas).
Modelação: Se refere ao processo de aprendizagem social (através de um modelo).
Modelagem: Se refere ao processo de aproximação sucessiva de um comportamento desejado através da aplicação de reforços (condicionamento operante).
Devemos a memória quase tudo que temos ou somos; que nossas ideias e concepções são obra sua e que nossa percepção, nosso pensamento e nossos movimentos cotidianos provem desta fonte.
Três grandes distinções:
Três estágios: codificação (transformação do estímulo em um tipo de código ou representação que a memória aceita e que você coloca na memória), armazenamento (retenção) e recuperação (resgate do armazenamento);
Diferentes memórias para armazenar informações por períodos longos e curtos;
Diferentes memórias para armazenar diferentes tipos de informação.
● Hipocampo 44: memória de longo prazo
● Córtex frontal (lobos pré-frontais): memória de operação
Memória explícita: É aquela em que a pessoa recorda conscientemente um evento no passado, sendo que essa recordação é experimentada como ocorrendo em um determinado tempo e lugar.
Memória de operação: Consiste em memórias que são armazenadas por apenas alguns segundos.
Memória de trabalho: Representa uma espécie de interface com aquilo que estamos recebendo do mundo exterior e os sistemas de memórias de longo prazo, onde estão armazenadas todas as informações que adquirimos ao longo da vida.
Falsas memórias: Recuperação total ou parcialmente alterada de acontecimentos.

Continue navegando