Buscar

FIBRAS ATIVIDADE 2

Prévia do material em texto

Nutrição Humana
Atividade 2
- As fibras alimentares solúveis são utilizadas como nutrientes pela flora intestinal?
 As fibras fermentadas convertem-se em nutrientes necessários para um melhor desenvolvimento das bactérias biofidos e lactobacilos, aumentando favoravelmente a flora bacteriana. Um dos pontos mais positivos da formação desta superpopulação bacteriana benéfica é a inibição do crescimento de bactérias patogênicas (malignas). Entre tanto não é usada diretamente como nutriente pela flora intestinal mas o primeiro aspecto importante das fibras solúveis é o aumento do tempo de exposição dos nutrientes no estômago, proporcionando uma melhora na digestão dos mesmos, em particular os açúcares e as gorduras. Este aspecto contribui na regularização do metabolismo energético para um melhor aproveitamento no desempenho de todas as atividades físicas. As fibras solúveis, assim como as insolúveis, agem igualmente sobre a velocidade do trânsito intestinal, porém sem aumento da absorção de água. No cólon, as fibras solúveis são fermentadas pelas bactérias intestinais, produzindo ácidos graxos de cadeia curta (acético butírico e propiônico). Estes ácidos graxos são responsáveis por regular a proliferação epitelial e diferenciação da mucosa colônica (butirato); aumentar o fluxo sanguíneo e produção de muco; constituir fonte energética preferencial para os colonócitos (butirato); reduzir o pH no cólon, com efeito no equilíbrio da microflora intestinal; estimular a absorção de sódio e água; exercer efeito sobre o metabolismo lipídico (propionato) e glicídico (acetato e propionato); estimular a secreção pancreática e de outros hormônios.
 - Qual a importância da digestão das fibras alimentares no intestino grosso? - As fibras alimentares diminuem a biodisponibilidade de minerais?
 A fermentação destas fibras pelas bactérias da flora permite abaixar o pH deste meio, o que é favorável à saúde do organismo sob vários aspectos. As fibras fermentadas convertem-se em nutrientes necessários para um melhor desenvolvimento das bactérias biofidos e lactobacilos, aumentando favoravelmente a flora bacteriana. Um dos pontos mais positivos da formação desta superpopulação bacteriana benéfica é a inibição por competição do crescimento de bactérias patogênicas (malignas). Com isso, o sistema imunológico do órgão também torna-se fortalecido, prevenindo casos de infecções gastro-intestinais e até mesmo de câncer de cólon.
 O consumo elevado de fibras limita a absorção de ferro, cálcio e outros nutrientes, podendo resultar em deficiências nutricionais. Adicionalmente, poderão existir deficiências energéticas (principalmente em alguns grupos etários), uma vez que a sensação de saciedade pode ser atingida antes de se terem obtido nutrientes em quantidade suficiente para as nossas necessidades.
 - Como as fibras alimentares solúveis e insolúveis se comportam em relação aos movimentos peristálticos? - Porque as fibras alimentarem interferem na absorção de sais biliares no íleo?
 Pela absorção de líquidos e aumento do volume do bolo fecal, a fibra estimula os movimentos peristálticos do intestino, resultando na eliminação mais fácil da fezes.
As fibras se ligam aos sais biliares, interferindo a sua reabsorção no íleo, diminuindo o colesterol disponível no fígado para a síntese de lipoproteínas.
 As fibras se ligam aos sais biliares, interferindo a sua reabsorção no íleo, diminuindo o colesterol disponível no fígado para a síntese de lipoproteínas.

Continue navegando