Gabarito do Livro Unopar Politicas Públicas Básica
11 pág.

Gabarito do Livro Unopar Politicas Públicas Básica


DisciplinaEducação Física e Educação4.812 materiais30.275 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Gabarito 1. Faça Valer a Pena \u2013 Seção 1.1
1. Letra A. Comentário: a estrutura que transcende os indivíduos e as coletividades, que se caracteriza por sua impessoalidade e por arbitrar as regras e normas, refere-se ao ESTADO.
2. Letra E. Comentário: ainda sobre a noção de Estado: é a estrutura que forma o ELO entre o indivíduo e o coletivo.
3. Letra B. Comentário: o governo é composto por indivíduos ou grupos que por um determinado período de tempo assumem o controle do Estado.
4. Letra C. Comentário: é capacidade ou propriedade de obrigar alguém a fazer alguma coisa.
5. Letra D. Comentário: são exemplos de políticas educacionais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96); Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos 
Profissionais da Educação (Fundeb). Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN);
6. Resposta: distribuição de poder é a forma de organização do Estado democrático na execução da legislação. Assim, uma vez que as políticas públicas são definidas, os organismos que compõem o Estado (unidade federativa e municípios), órgãos públicos são responsáveis pela sua aplicação/execução.
7. Resposta: Estado é um Conjunto organizado de instituições sob um governo independente e ocupando um território próprio.
Gabarito 2. Faça Valer a Pena \u2013 Seção 1.2
1. Letra A.
Comentário: são exemplos de políticas de governo: Relacionam-se a um plano, ação ou programas educacionais previstos para durarem um longo prazo. Sistema Nacional de Educação Básica é um exemplo desse tipo de política.
2. Letra B.
Comentário: referem-se a políticas públicas que concedem acessos a bens, direitos ou poder, e normalmente contemplam uma parte expressiva da sociedade. As cotas raciais para negros em universidades públicas são um exemplo desse tipo de política.
3. Letra D
Comentário: refere-se a tudo aquilo que pertence de modo exclusivo (como uma propriedade) a um indivíduo ou grupo.
4. Letra E.
Comentário: Regulatórias e distributivas.
5. Letra C.
Comentário: Superar a concepção de que as diferenças são deficiências, e saber trabalhar com as diferenças é inclusive dever do professor.
6. Resposta: políticas públicas de educação são regras e normativas destinadas
à regulamentação da educação.
7. Resposta: a relação entre política e educação reside na ideia de que a educação escolar tem uma intencionalidade política, porque ao ensinar os conhecimentos científicos, também forma para o exercício da cidadania.
Gabarito 3. Faça Valer a Pena \u2013 Seção 1.3
1. Letra E.
Comentário: trata-se de um termo que obteve diferentes significados ao longo do tempo. Para Santos (2012), o termo é utilizado para referir-se ao âmbito coletivo, voltando-se para a análise de elementos como a relação entre o indivíduo e a administração pública, entre as estruturas da coletividade e os indivíduos, entre os indivíduos e os órgãos representativos. A Ditadura Militar, que representa parte da história política de nosso país, é um exemplo de exercício de poder realizado por meio da coação.
2. Letra D.
Comentário: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN);
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/96);
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
3. Letra B.
Comentário: A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional visam a estabelecer princípios, orientações para a organização da educação básica, visando, portanto, a sua regulação.
4. Letra E.
Comentário: essa estrutura pode ser considerada uma espécie de \u201celo\u201d entre a legislação dos indivíduos de cada sociedade. Refere-se a uma estrutura que transcende os indivíduos e as coletividades.
5. Letra B.
Comentário: o governo é composto por indivíduos ou grupos que por um determinado período de tempo assumem o controle do Estado.
6. Resposta: Pode-se destacar em políticas educacionais as seguintes características: A regulação de acesso à educação e controle sobre os conteúdos ministrados nas escolas.
7. Resposta: A diferença entre Estado e Governo está na hierarquia entre ambos. O governo é mais uma das instituições que compõem o Estado. É a esfera pública responsável por administrá-lo. Os governos são transitórios, geralmente elegíveis através do voto (exceto em ditaduras e em governos absolutistas), enquanto o Estado é permanente, apesar de haver movimentos políticos que clamam pelo fim dos Estados, a exemplo dos anarquistas.
Gabarito 4. Faça Valer a Pena \u2013 Seção 1.4
1. Letra A
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
2. Letra B.
Comentário: progressiva universalização do Ensino Médio gratuito.
3. Letra E.
Comentário: este documento também recebe a denominação de Carta Magna. É a política instituinte, por excelência, que rege a configuração do Estado brasileiro. A educação está presente, nessa lei, no Capítulo III, Seção I, entre os artigos 205 e 214.
4. Letra D.
Comentário: a CF/88 não faz considerações sobre o financiamento da educação. O artigo 209 regulamenta a oferta de ensino por parte da iniciativa privada, submetendo-a às premissas estabelecidas pela legislação nacional.
5. Letra A.
Comentário: oferecer prioritariamente a educação infantil em creches e pré escolas e o ensino fundamental. 
6. Resposta: Legislar sobre a Educação é importante para formar o cidadão com expectativa de sua inserção nas forças produtivas. As políticas educacionais dão o direcionamento para a formação do sujeito capaz de exercer sua plena cidadania e, principalmente, produzir a mão de obra necessária para o desenvolvimento do país.
7. Resposta: A Educação tem por objetivo ensinar o sujeito o conhecimento científico, as normas cultas e os valores que fundamentam o agir, ou seja, a Educação forma o sujeito para o exercício da cidadania.
Políticas Públicas na Educação básica: UNIDADE 2
Gabarito 1. Faça Valer a Pena \u2013 Seção 2.1
1. Letra A.
Comentário: o objetivo da LDB é, entre outros, definir as relações, os acordos e os conflitos que podem ocorrer no âmbito da educação brasileira.
2. Letra E.
Comentário: estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento. Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino. Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.
3. Letra C.
Comentário: LDB 9.394/96 no artigo 26 A estabelece o estudo obrigatório da história e da cultura afro-brasileira e indígena para os estabelecimentos de ensino fundamental e médio.
4. Letra E
Comentário: 75% de aulas previstas é a obrigatoriedade de frequência aos alunos.
5. Letra D 
Comentário: a LDB garante: acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um; oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando; vaga na escola pública de educação infantil ou de ensino fundamental, mais próxima de sua residência, a toda criança a partir do dia em que completar quatro anos de idade.
6. Resposta: a Escola democrática é o cerne norteador das políticas públicas da educação. Assim, o projeto pedagógico deve ser construído dentro dessa perspectiva, com o envolvimento de todos os segmentos da escola e a gestão democrática deverá ser feita dentro da mesma vocação impressa no PPP.
7. Resposta: o papel social da escola é formar o sujeito para o exercício da cidadania e por isso a importância da implementação de uma gestão democrática na organização curricular. O currículo reflete o sujeito a ser formado.
Gabarito 2. Faça Valer a Pena \u2013 Seção 2.2
1. Letra A.
Comentário: são regulatórias.
2. Letra A.
Comentário: foram publicados no ano de 1997 pelo Ministério da Educação. Os Temas Transversais se apresentam como o grande diferencial dessas publicações. Os PCNs surgem com o objetivo de assegurar formação básica comum, e de se apresentar como um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental no Brasil.
3. Letra B.
Comentário: estética da sensibilidade,