Buscar

Ciências políticas caso 07

Prévia do material em texto

Rio de Janeiro, 27/09/17
Ciências Políticas
Caso 07
Leia o fragmento de reportagem publicado em http://www.vermelho.org.br/noticia/251526-1, conforme segue: Economista francês: Eleição de neoliberal é retrocesso para o mundo Dominique Plihon, professor da 
Universidade Paris 13, em entrevista ao Brasil Debate, afirma: “Se um candidato neoliberal ganha no Brasil, certamente ficarei triste pelos brasileiros, mas também triste pela ordem internacional. Precisamos de líderes que saibam resistir às grandes potências, ao setor financeiro, e não que sejam seus aliados” 
O chamado neoliberalismo representa um retorno dos ideais liberais do Século XVIII. Nos dias de hoje os ideais neoliberais são por muitos considerados conservadores, representando, como afirmado pelo famoso professor, um retrocesso para o mundo. Neste sentido responda as questões abaixo formuladas: 
Quais as características marcantes do chamado Estado Liberal? 
Resposta: O núcleo fundante do Estado Liberal se divide em duas ideias fundamentais: o respeito ao catálogo das liberdades públicas, mais precisamente a proteção dos direitos civis e políticos e, visando à obtenção deste objetivo, a limitação do poder estatal (com a pressuposta intervenção mínima na esfera privada dos cidadãos), buscando a manutenção do equilíbrio e independência entre os três poderes. Não se pode esquecer que no âmbito jurídico, também é observável, o reconhecimento da chamada igualdade formal perante a lei. 
b) A visão de Dominique Plihon, conforme expressa no texto acima, é a mesma que tinham os revolucionários franceses (1789) e americanos (1776) quando promoveram suas revoluções? 
Resposta: Não Dominique Plihon, expressa claramente no texto que sua visão é contrária as que os revolucionários franceses e americanos tinham quando promoveram suas revoluções. 
c)Qual a relação entre o Estado Liberal e o movimento constitucionalista do Século XVIII? 
Resposta: O constitucionalismo, como visão jurídico-política, está absolutamente enovelado com a concepção de um Estado de Direito, na qual os governantes estão abaixo da vontade expressa pela lei. Em um Estado Democrático de Direito não são permitidos desmandos por parte do corpo político ou mesmo por parte do corpo técnico do Estado. No atual estágio político por que passa o país é essencial que se aponte que os desvios de conduta por parte dos exercentes dos poderes da República é uma anomalia inaceitável.

Continue navegando