Buscar

Aula 1 gestao da cadeia de suprimentos

Prévia do material em texto

Aula 1: Cadeia de Suprimentos - Conceitos e Objetivos
Principais Conceitos da Cadeia de Suprimentos
Aula 1: Cadeia de Suprimentos - Conceitos e Objetivos
Principais Conceitos da Cadeia de Suprimentos
Fase 3 - Integração Flexível
A terceira fase, que começou em fins da década de 1980, e ainda está em fase de implementação em muitas empresas, é caracterizada pela mudança de natureza do planejamento, que passou a assumir um caráter mais flexível, respondendo melhor às necessidades instantâneas do processo. A integração dinâmica e flexível foi verificada ao longo da cadeia de suprimentos, envolvendo não só as relações internas da empresa, mas também o relacionamento entre a empresa e seus fornecedores e clientes. Tal relacionamento ainda se dava, no entanto, de dois em dois, entre as entidades da cadeia logística.
Tal fase, na qual se desenvolveu o importante conceito de Logística Integrada, foi bastante influenciada pelo emprego de poderosas tecnologias de informação e sistemas de comunicações, que contribuíram para uma grande revolução na forma de se tratar as informações. A mudança no nível de integração foi favorecida pela adoção do EDI (Intercambio eletrônico de dados), que conduziu à flexibilização do processo de programação. As informações, que antes só apresentavam alguma funcionalidade no tratamento histórico, passaram a ser essenciais para atualização de dados em tempo real.
Grandes melhoras no sistema de controle de estoque foram propiciadas pela introdução do código de barras em supermercados.  Tal tecnologia possibilitou o aumento do nível de integração entre o setor de vendas com depósitos e centros de distribuições. A coleta de dados, assim como a troca de informações, antes realizada de forma manual, sujeita a procedimentos demorados e muitas fontes de erro, passaram a ser realizadas de forma automática, com o emprego de tecnologias de captura de dados operantes em rádio-freqüência (Bowersox, 2001).
A interligação entre os elementos da cadeia já adquiriu nessa fase, um certo grau de flexibilidade, possibilitando responder de forma instantânea a eventuais mudanças externas.
Atualmente as organizações são desafiadas a operar de forma eficiente e eficaz para garantir a continuidade de suas atividades, o que as obriga a constantemente desenvolver vantagens em novas frentes de atuação. As demandas impostas pelo aumento da complexidade operacional e pela exigência de maiores níveis de serviço pelos clientes, mas que anseiam por preços declinantes, servem de exemplo aqui.
	Competir é preciso e, portanto, é uma realidade que não se pode mais ignorar. Assim, todas as organizações buscam diferenciar-se de seus concorrentes para conquistar e manter clientes. Só que isto está se tornando cada vez mais difícil. O aumento da arena competitiva, representado pelas possibilidades de consumo e produção globalizadas, a necessidade de que se façam lançamentos mais freqüentes de novos produtos, os quais, em geral, terão ciclos de vida curtos, e a mudança no perfil dos clientes, cada vez mais bem informados e exigentes, forçam as empresas a serem criativas, ágeis e flexíveis, mas também a aumentarem sua qualidade e confiabilidade.
	
A agregação de valor poderá surgir da oferta de entregas mais confiáveis e freqüentes, em menores quantidades, da oferta de maior variedade de produtos, melhores serviços de pós-venda, maiores facilidades de se fazer negócio e sua singularização na organização. Todas essas facilidades poderão ser transformadas em um diferencial aos olhos do cliente, que pode estar disposto a pagar um valor mais alto por melhores serviços, que representem benefícios.
Objetivos da Logística
Atualmente as organizações são desafiadas a operar de forma eficiente e eficaz para garantir a continuidade de suas atividades, o que as obriga a constantemente desenvolver vantagens em novas frentes de atuação. As demandas impostas pelo aumento da complexidade operacional e pela exigência de maiores níveis de serviço pelos clientes, mas que anseiam por preços declinantes, servem de exemplo aqui.
Diante desse cenário, muitas empresas vêm empreendendo esforços para organizar uma rede integrada e realizar de forma eficiente e ágil o fluxo de materiais, que vai dos fornecedores e atinge os consumidores, garantindo a sincronização com o fluxo de informações que acontece no sentido contrário.
As empresas que têm implementado o Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos estão conseguindo significativas reduções de estoque, otimização dos transportes e eliminação das perdas, principalmente aquelas que acontecem nas interfaces entre as organizações e que são representadas pelas duplicidades de esforços. Como agregação de valor, estão conseguindo maior confiabilidade e flexibilidade, melhoram o desempenho de seus produtos e estão conseguindo lançar novos produtos em menores intervalos de tempo.
Apesar dos expressivos resultados obtidos, muitas dificuldades existem na implementação desse conceito, pois torna-se necessária uma profunda análise na cultura das empresas que irão compor a cadeia.
 LOGISTICA FRAGMENTADA: As atividades logísticas (transportes, estoques, processamento de pedidos, etc.) eram tratadas não sob a visão sistêmica. Como resultado desta estruturação, criava-se, entre os vários setores das empresas, conflitos de responsabilidades e objetivos.
 Logística, na concepção desta fase, consistia no simples ato de entregar o produto certo, no lugar solicitado, dentro de um determinado intervalo de tempo, ou seja, não havia uma abordagem sistêmica, a ênfase era funcional e a execução dava-se por departamentos especializados. A definição acima exprime as características de uma das etapas do desenvolvimento da Logística
pensamento logístico: Conceitos e teorias que orientam o estudo e a pesquisa em Logística, influenciando o que se considera relevante e justificando as soluções propostas para ops problemas logísticos
exemplo de feedback negativo: A redução da demanda em relação à previsão
I - A cadeia de suprimento engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente e não inclui apenas fabricantes e fornecedores, mas também transportadoras, depósitos, varejistas e os próprios clientes. II - A gestão da cadeia de suprimentos é o conjunto de abordagens utilizadas para integrar eficientemente fornecedores, fabricantes, depósitos e armazéns, de forma que a mercadoria seja produzida e distribuída na quantidade certa, para a localização certa e no tempo certo, de forma a minimizar os custos globais do sistema ao mesmo tempo em que atinge o nível de serviço desejado
GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: é a integração dos processos do negócio, desde os fornecedores até o consumidor final, que assegure os suprimentos de produtos, serviços e informações, de tal forma que acrescente valor ao cliente.
Fase que contempla uma visão sistêmica da empresa, incluindo desde fornecedores até os canais de distribuição.
INCLUI Todas as funções envolvidas no pedido do cliente (desenvolvimento de novos produtos, marketing, operações, finanças, serviços de atendimento ao cliente, dentre outras... visão push/pull);
LOGISTICA INTEGRADA: Nesta fase tem inicio um alcance que vai além das fronteiras organizacionais, ultrapassando os limites das operações internas, abrangendo também clientes e fornecedores.
GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: Nesta fase, a ênfase deixa de ser a integração dos processos internos da empresa e passa a ser a integração dos processos inter organizacionais. As organizações perceberam que a integração de processos entre fornecedores, fabricantes, distribuidores e até mesmo clientes pode oferecer uma grande oportunidade de diferenciação
LOGISTICA: Disponibilidade de produtos no tempo e no espaço, com a integração de informações, controle de estoques, armazenagem, expedição, transporte, distribuição e TI.
O Supply Chain Management é composto por cinco subsistemas.Qual deles é a resposta as questões ecológicas e ambientais? LOGISTICA REVERSA
INTEGRAÇÃO INTERNA: Diversos fatores evidenciaram o imperativo de que as atividades funcionais deveriam ser executadas de forma integrada e harmoniosa para obter-se uma boa performance da organização.
COORDENAÇÃO INTER ORGANIZACIONAL: É o planejamento das ações integradas entre as empresas que fazem parte da Cadeia de Suprimentos
		sequencia lógica dos cinco estágios de uma Cadeia de Suprimento? Cliente, Varejista, Distribuidor, Fabricante e Fornecedor;
Blocos dos Fluxos Básicos: DEMANDA, SUPRIMENTOS E CAIXA
		
		1.
		Quando a elaboração do planejamento logístico passou a envolver, também, a participação de agentes externos como os fornecedores e os clientes, surgiu uma nova fase, considerada como a era da:
		
	
	
	
	 
	Logística integrada.
	
	
	Integração interna.
	
	
	Integração estratégica.
	
	
	Atuação segmentada.
	
	
	Integração flexível.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Menor custo de capital possível é a estratégia direcionada para a minimização do nível de investimento do sistema logístico. Essa estratégia visa: Marque a alternativa correta.
		
	
	
	
	
	Aplicar uma parte do capital no mercado financeiro
	
	
	Melhorar o nível de serviço ao cliente.
	
	
	Aumentar os níveis de estoques.
	
	
	Maximizar o retorno sobre o investimento
	
	 
	Utilizar parte desse capital para aquisição de matérias primas com a finalidade de baixar o preço mediante a aquisição de lotes maiores.
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		___________________ é a integração dos processos do negócio, desde os fornecedores até o consumidor final, que assegure os suprimentos de produtos, serviços e informações, de tal forma que acrescente valor ao cliente.
		
	
	
	
	 
	Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
	
	
	Administração de Materiais.
	
	
	Compras
	
	
	NDA
	
	
	Gestão do Estoque.
	
	
	
		4.
		Ao longo do tempo a Logística foi construída por etapas. Todas foram denominadas por características e traços de sua época. Escolha a frase que define a fase da LOGISTICA FRAGMENTADA
		
	
	
	
	
	O pensamento logístico apenas começou a assumir uma abordagem sistêmica.
	
	
	O pensamento logístico assumiu uma visão mais ampla no meio intra e interempresarial.
	
	
	Os elementos chaves passaram a ser a otimização das atividades, em busca da racionalização dentro da visão de cadeia de suprimentos
	
	 
	As atividades logísticas (transportes, estoques, processamento de pedidos, etc.) eram tratadas não sob a visão sistêmica. Como resultado desta estruturação, criava-se, entre os vários setores das empresas, conflitos de responsabilidades e objetivos.
	
	
	Esta fase é caracterizada pela mudança de natureza do planejamento que passou assumir um caráter mais adaptável respondendo melhor as necessidades dos processos.
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		É correto afirmar que é um exemplo de feedback negativo
		
	
	
	
	
	O aumento da demanda em relação à venda
	
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	
	 
	A redução da demanda em relação à previsão
	
	
	O aumento da demanda em relação à previsão
	
	
	A redução da demanda em relação à compra
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Entende-se atualmente como ¿pensamento logístico¿: Aponte a opção CORRETA
		
	
	
	
	 
	Conceitos e teorias que orientam o estudo e a pesquisa em Logística, influenciando o que se considera relevante e justificando as soluções propostas para ops problemas logísticos
	
	
	Ensino acadêmico e pesquisa sobre o planejamento e a prática da gestão Logística
	
	
	Identificação dos principais aspectos ligados à eficiencia no fluxo de materiais, principalmente quanto ao transporte a à armazenagem, no contexto da distribuição de bens e produtos
	
	
	Compreensão da Logística sob uma perspectiva global e visão estratégica das suas funções
	
	
	Desenvolvimento de executivos com uma visão integradora de Logística, com a cultura do trabalho em equipe
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Não é considerada uma das principais atividades logísticas:
		
	
	
	
	 
	Gestão de projetos.
	
	
	Gestão de transportes.
	
	
	Gestão de Estoques.
	
	
	Gestão de instalações.
	
	
	Gestão de processamento de pedidos.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A logística tem como objetivo principal colocar as mercadorias ou serviços no lugar certo, na hora certa, nas condições acertadas com o cliente e sempre ao menor custo possível. Com o passar dos tempos, houve uma acentuada evolução em termos conceituais, em que a logística dividiu-se em quatro fases. Dentre as afirmativas abaixo, qual delas está relacionada ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimento (Supply Chain Management):
		
	
	
	
	 
	Fase que contempla uma visão sistêmica da empresa, incluindo desde fornecedores até os canais de distribuição.
	
	
	Fase de amplo uso de alianças estratégicas.
	
	
	Fase em que a logística atua na gestão da demanda.
	
	
	Fase em que a logística passa a atuar de forma sistêmica dentro da organização, além de fazer uso de um sistema integrado de informações.
	
	
	Fase em que a logística concentrava todos os seus esforços somente na otimização do sistema de transportes e administração de materiais.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
Aula 2: Fundamentos da Logística. Conceito de Atividades Logísticas. Ciclos de Atividades Logísticas
	Nesta aula o ponto principal para nós estudarmos são os fundamentos da logística.
A logística tem dois fundamentos mais importantes: custo total e livre de serviços. Vamos ressaltar agora a questão do nível de serviços, onde tem três características fundamentais: disponibilidade do produto, desempenho e eficiência operacional e confiabilidade, ou seja, marcou data, quantidade e hora, os produtos são entregues e é exatamente isso que o cliente quer. 
Para isso, é importante nós conhecermos quais as atividades logísticas que influenciam o nível de serviço, basicamente são o que: transportes que é quem entrega o produto no momento que há necessidade, estoques, armazenagens, embalagem e manuseio e os canais de distribuição. Esses são os fatores, onde a logística realmente atua para consguir esse nível de serviços tão esperado. Eles reunidos, eles são reunidos em três atividades principais: suprimentos, distribuição física e produção.
Então, em resumo esses são os fundamentos da logística.
 
	Esta aula abordará os fundamentos da Logística e a necessidade de um equilíbrio de prioridade entre nível de serviços e custo. Também, apresentará uma breve exposição das atividades logísticas e seus ciclos de atividades.
O nível de serviço compreende disponibilidade, desempenho operacional e confiabilidade do serviço.
	
	As exigências logísticas desafiam a competência gerencial das empresas.
 
O conceito de custo total abriu as portas para o exame das inter-relações entre os custos funcionais. Aprimoramentos subseqüentes propiciaram um entendimento mais abrangente dos componentes do custo logístico e identificaram a necessidade crítica do desenvolvimento de uma análise do custo funcional e de recursos.
A competência logística é alcançada através da coordenação de suas atividades. O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas a essas áreas funcionais, de tal forma orquestrada, com o objetivo de atender às exigências logísticas.
	
	A principal unidade de análiseda Logística é o ciclo de atividades. A análise da integração logística em termos de ciclos de atividades fornece uma perspectiva básica da dinâmica, das interfaces e das decisões que devem ser vinculadas para a criação de um sistema operacional.
	
	O fluxo de informações torna um sistema logístico dinâmico.
 
A competência logística é alcançada através da coordenação das atividades logísticas: tecnologia da informação, transportes, estoques, armazenagem, embalagem e manuseio e canais de distribuição. O desafio está em gerenciar as atividades relacionadas a essas áreas funcionais, de forma orquestrada com o objetivo de oferecer o nível de atendimento das exigências logísticas.
A tecnologia da informação é decisiva para uma comunicação rápida e precisa nos processos logísticos. A tecnologia atual é capaz de manipular os mais exigentes requisitos de informações As empresas estão aprendendo a utilizar essa tecnologia da informação para elaborar soluções logísticas inovadoras e únicas.
Ciclos de atividades logísticas
A principal unidade de análise da Logística integrada é o ciclo de atividades. A análise da integração logística em termos de ciclos de atividades fornece uma perspectiva da dinâmica, das interfaces e das decisões que devem ser vinculadas para a criação de um sistema operacional. Os fornecedores, a 
a empresa e seus clientes são vinculados através dos meios de comunicação e do transporte.
Aula 2: Fundamentos da Logística. Conceito de Atividades Logísticas. Ciclos de Atividades Logísticas
Ciclos de atividades da distribuição física
	Os ciclos de distribuição física envolvem o processamento e a entrega de pedidos do cliente. A distribuição física está relacionada com as atividades de vendas e marketing, pois proporciona a disponibilidade de produtos, de maneira econômica e a tempo.
O ciclo de atividades típico da distribuição física envolve quatro atividades relacionadas: transmissão de pedidos, seleção de pedidos, transporte do pedido e entrega ao cliente.
	
A chave para a compreensão da dinâmica do ciclo de atividades da distribuição física é ter em mente que os clientes iniciam o processo fazendo pedidos. A capacitação de resposta logística da empresa vendedora constitui uma das competências mais significativas na estratégia de marketing.
Ciclos de atividades de apoio à produção
	Os ciclos de atividades de apoio à produção consistem na Logística da produção. A produção pode ser vista como estando posicionada entre a distribuição física e as operações de suprimentos de uma empresa. O apoio logístico à produção tem como principal objetivo estabelecer e manter um fluxo econômico de materiais e estoque em processo para dar apoio às programações de produção. A movimentação e a armazenagem de produtos, materiais, componentes e peças semi-acabadas entre instalações da empresa representam a responsabilidade operacional da Logística de apoio à manufatura.
	
A Logística de apoio à manufatura normalmente diz respeito exclusivamente à empresa, ao passo que as outras áreas lidam com a incerteza comportamental de clientes e fornecedores externos. Mesmo em situações em que são efetuados contratos de fabricação com terceiros para aumentar a capacidade interna, o controle total é maior que nas outras duas áreas operacionais.
	
	Numa típica organização de manufatura, suprimentos fornecem materiais e componentes fabricados externamente quando e onde necessários. Iniciada a operação de produção de uma empresa, exigências subseqüentes de movimentação entre fábricas de materiais ou produtos semi-acabados são classificadas como apoio à produção. Concluída a produção, o estoque de produtos acabados é alocado e distribuído diretamente para os clientes ou para centros de distribuição para entrega subseqüente para o cliente.
Quando uma empresa tem várias fábricas especializadas em atividades de produção específicas, o sistema de apoio à produção pode exigir uma ampla rede de ciclos de atividades. Visto que fábricas especializadas executam estágios de produção e fabricação exclusivos antes da montagem final, inúmeras manipulações e transferências são normalmente necessárias para concluir o processo de produção.
Ciclos de atividades de suprimentos
Várias atividades ou tarefas são necessárias para facilitar um fluxo ordenado de materiais, peças ou estoque de produtos acabados para um complexo de produção ou distribuição: a procura, colocação do pedido e expedição, transporte e recebimento. Essas atividades são essenciais para completar o processo de suprimentos.
Logística Integrada é: Atividades logísticas desenvolvidas de forma integrada e harmoniosa, proporcionando uma boa performance da organização.
Os ciclos de atividades logísticas: 
Suprimentos, produção e distribuição física.
O último elo da cadeia de suprimentos é a distribuição do produto
Produção por lotes-fluxo intermitente
Suprimentos: Gerencia a matéria-prima e seus componentes. Compreende o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição. Qual a denominação de ciclos de atividades citadas abaixo que está relacionada com a expressão
A missão da logística é um esforço integrado, com o objetivo de ajudar e criar valor ao cliente pelo menor custo total.
Qual dos textos abaixo define operações, características ou processos do ciclo PRODUÇÃO?
Várias atividades ou tarefas são necessárias para facilitar um fluxo ordenado de materiais, peças ou estoque de produtos intermediários para um complexo de produção ou distribuição;
		Em relação ao ciclo das atividades logísticas, marque V para verdadeiro e F para falso.
(   f  ) Ciclo de Suprimento: Guarda de produtos.
(   v  ) Ciclo de Produção: Preparação de matéria-prima para transformação e elaboração de produtos.
( v    ) Ciclo de Apoio à Manufatura: Recebimento de suprimentos como material básico para a Produção.
(  f   ) Ciclo de Armazenagem: Relacionamento com fornecedores.
		
	
	
	
	
	F V F V
	
	
	V V V V
	
	
	V F V F
	
	 
	F V V F
	
	
	F F F F
Logística é a junção das atividades básicas de: Aquisição, movimentação, armazenagem e entrega.
Frazelle (2002) divide á evolução histórica da logística em cinco fases, são elas: Logística no local de trabalho, logística nas instalações, logística corporativa, cadeias de suprimento e logística global.
Quais os principais fatores-chave que determinam o desempenho da cadeia de suprimento? 
Estoque, Transporte, Instalações, Informação
A função logística tem como objetivo: agregar valor aos clientes e fornecedores
define operações, características ou processos do ciclo PRODUÇÃO? A principal responsabilidade é participar da formulação de uma programação de produção e providenciar em tempo hábil de materiais e componentes e estoque em processo, gerando os produtos acabados necessários;
 DISTRIBUIÇÃO? 
Refere-se à parte de um sistema logístico que diz respeito à movimentação externa dos produtos, do vendedor ao cliente ou consumidor, ou seja, transporta e entrega algo físico ao cliente
É a quantidade média de estoque utilizada para satisfazer a demanda entre o recebimento das entregas vindas dos fornecedores: estoque cíclico
E a atividade logística que posiciona geograficamente os produtos. Devido a sua importância fundamental e a visibilidade de seu custo, recebendo uma atenção especial entre as atividades logísticas: transportes
Distribuição: Este ciclo tem uma função importante. Vinculam fabricantes, atacadistas e varejistas em canais de distribuição que fornecem a disponibilidade de produtos como aspecto integrante de todo o processo
Transporte: É a função da Logística que posiciona geograficamente os produtos é também responsável por uma parcela substancial dos custos na Cadeia de Suprimentos.
		Uma estratégia de posicionamento logístico é composta por cinco categorias de decisão que devem ser articuladas e coerentes entre si ao longo do tempo, de modo a permitir uma empresa alcançarseus objetivos de custo e nível de serviço. Marque a alternativa que não corresponde a uma categoria de decisão.
		
	
	
	
	
	Alocação de Estoques
	
	
	Políticas de Transportes
	
	
	Política de Produção
	
	 
	Gestão Financeira
	
	
	Coordenação de Fluxo de Produtos
	
	
	
		2.
		A Logística é muito ampla e engloba as atividades abaixo, exceto:
		
	
	
	
	
	Transporte.
	
	
	Embalagem.
	
	
	Estoque;
	
	
	Armazenagem.
	
	 
	Desenvolvimento dos produtos;
	
	
	
		3.
		Sistema de Produção por Lotes é o mesmo que:
		
	
	
	
	
	Fluxo com Intermitência e Linha.
	
	
	Fluxo Dinâmico.
	
	 
	Fluxo Intermitente.
	
	
	Fluxo Variado.
	
	
	Fluxo em Linha.
	
	
	
		4.
		No mercado contemporâneo muito se fala de missão organizacional e de seu valor para uma empresa. A logística também possui uma missão e tem sido responsável por alavancar o potencial competitivo de uma organização. A missão sólida da logística confere à empresa vantagem competitiva e capacidade de ampliar o seu potencial podendo discernir rumos que levem a empresa ao diferencial competitivo e consequentemente à excelência diante da concorrência. Neste cenário marque a alternativa que expresse a missão de uma empresa.
		
	
	
	
	
	A missão da logística é o gerenciamento entre empresa e fornecedores para que a entrega seja mais rápida.
	
	 
	A missão da logística é um esforço integrado, com o objetivo de ajudar e criar valor ao cliente pelo menor custo total.
	
	
	A missão da logística visa apenas a integração entre produção e marketing tornando suas operações viáveis diante dos concorrentes.
	
	
	A missão da logística visa o estreitamento no relacionamento entre empresa e clientes para que seja possível fidelizá-los.
	
	
	A missão da logística é gerenciar os produtos que são comercializados por uma empresa.
	
	
	
		5.
		O último elo da cadeia de suprimentos é:
		
	
	
	
	
	o marketing do produto
	
	
	a satisfação do cliente pelo produto recebido
	
	
	pós venda
	
	 
	distribuição do produto
	
	
	a qualidade do produto e da embalagem
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Frazelle (2002) divide á evolução histórica da logística em cinco fases, são elas:
		
	
	
	
	
	Logística trabalhista, logística estratégica, logística comportamental, cadeias de suprimento e logística internacional.
	
	
	Logística estratégica, logística nas instalações, logística competitiva, cadeias de suprimento e logística estratégica.
	
	
	Logística competitiva, logística estratégica, logística colaborativa, cadeias de suprimento e logística global.
	
	 
	Logística no local de trabalho, logística nas instalações, logística corporativa, cadeias de suprimento e logística global.
	
	
	Logística ambiental, logística nas instalações, logística estratégica, cadeias de distibuição e logística global.
	
	
	
		7.
		Logística é a junção das atividades básicas de:
		
	
	
	
	
	Aquisição, movimentação, armazenagem, entrega e devolução.
	
	
	Aquisição, movimentação, armazenagem, devolução e entrega.
	
	 
	Aquisição, movimentação, armazenagem e entrega.
	
	
	Aquisição, movimentação e entrega.
	
	
	Aquisição, movimentação, distribuição, armazenagem e entrega.
	
	
	
		8.
		Em relação ao ciclo das atividades logísticas, marque V para verdadeiro e F para falso.
(     ) Ciclo de Suprimento: Guarda de produtos.
(     ) Ciclo de Produção: Preparação de matéria-prima para transformação e elaboração de produtos.
(     ) Ciclo de Apoio à Manufatura: Recebimento de suprimentos como material básico para a Produção.
(     ) Ciclo de Armazenagem: Relacionamento com fornecedores.
		
	
	
	
	
	V V V V
	
	
	F F F F
	
	
	V F V F
	
	
	F V F V
	
	 
	F V V F
Aula 3: Cadeia de Suprimentos - Identificação e Visão Integrada dos Fatores Chaves
Os processos e estruturas da Logística podem ser melhor compreendidos estudando-se inicialmente os seus principais componentes, principalmente os ciclos de atividades e atividades logísticas.
Ciclos de Atividades Logísticas – Suprimentos
Ocorre na interface entre o fabricante e o fornecedor e inclui todos os processos necessários para garantir que os materiais estejam disponíveis e a fabricação ocorre sem atrasos. O fabricante faz pedidos de componentes aos fornecedores que possam reabastecer seus estoques. A relação é muito parecida com aquela entre distribuidores e fabricantes, com uma diferença significativa: enquanto os pedidos entre varejistas e distribuidores são acionados com incerteza em relação à demanda do cliente, os pedidos dos componentes podem ser determinados com precisão, uma vez que o fabricante já decidiu qual será sua programação de produção. Assim é importante que os fornecedores estejam em contato com a programação de produção do fabricante. Os processos desse ciclo de acordo com o autor Meindl (2006) são:
Ciclos de Atividades Logísticas – Produção
Ocorre na interface entre o distribuidor e o fabricante (ou varejista e fabricante) e inclui todos os processos envolvidos no reabastecimento dos estoques do distribuidor (ou varejista). Esse ciclo é acionado pelos pedidos dos clientes, pelos pedidos de reabastecimento de um varejista ou pela previsão de demanda dos clientes e pela disponibilidade atual de produtos nos depósitos de produtos acabados do fabricante. Os processos envolvidos nesse ciclo são os seguintes, segundo o autor Meindl (2006):
Ciclos de Atividades Logísticas – Distribuição
Acontece na interface entre o varejista e o distribuidor ou fabricante e engloba todos os processos ligados ao reabastecimento dos estoques do varejista. Inicia-se quando um varejista faz um pedido para reabastecer estoques que deverão atender a uma futura demanda. Em alguns casos, o reabastecimento é feito por um distribuidor que possui um estoque de produtos acabados.
Em outros casos, o reabastecimento é feito diretamente pela linha de produção do fabricante. O objetivo do ciclo de reabastecimento é restaurar os estoques dos varejistas a um custo mínimo e oferecer simultaneamente a disponibilidade de produtos necessários ao cliente. Os processos envolvidos no ciclo de reabastecimento são os seguintes, de acordo com o autor Meindl (2006)
O __cross docking______________ organiza a cadeia de suprimentos de forma a usar o centro de distribuição apenas como ponto de transferência, ou seja, sem a armazenagem de produtos (BALLOU, 2008). Sobre o significado do termo: para a entrada e saída de mercadorias por caminhões são usadas as docas, assim _________________ significa que os bens são transferidos diretamente de doca para doca, sem ir para o estoque ou com um tempo muito pequeno no estoque.
Fluxo de produtos e serviços: Fonte -Fornecedores -Fabricante -Distribuidores -Varejistas - Consumidores.
om relação ao ciclo de atividades de Distribuição, podemos afirmar que ele: ocorre na interface entre o varejista e o distribuidor ou fabricante.
A produção puxada pode ser definida como: É quando o processo produtivo se inicia quando há uma solicitação do cliente. Dessa maneira o fluxo de produção se inicia com o pedido do cliente e todas as estações vão de certa forma puxando o processo produtivo.
Aula 04: 
	
	
	
		1.
		Hoje a competição atingiu um novo patamar. Produzir produtos de qualidade, com bons projetos e com pro¬dução eficiente deixaram de ser diferenciais competitivos e passaram a ser apenas aspectos qualificadores. Empresas que não conseguem fazer ao menos isso estarão fora da competição. Porisso podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	As empresas dependem cada vez mais de suas redes de amigos e conselheiros para serem bem sucedidas.
	
	
	O novo fator de sucesso passou a ser a cadeia de compra coletiva em que essas empresas estão inseridas.
	
	 
	O gerenciamento de uma cadeia de suprimentos deve se pautar na maximização do valor gerado para a cadeia como um todo.
	
	
	A única fonte de receita da cadeia é o estoque , que guarda o produto e espera a alteração do valor cambial para valer mais a empresa que o armazena.
	
	
	Na perspectiva do cliente o que importa é ter um produto barato disponível para compra em qualquer lugar do mundo.
	
	
	
		2.
		No tocante ao conceito de Logística Reversa, o que pode ser aplicado na operação das organizações para garantir a competitividade?
		
	
	
	
	 
	A Logística Reversa se aplica por meio dos canais de distribuição reversos, podendo agregar valor de imagem corporativa;
	
	
	A Lei de Diretrizes e Bases da Educação n° 4.024/61 não gerou uma ampliação das Ciências no currículo escolar,
	
	
	A Logística Reversa se aplica por meio dos canais de distribuição reversos, agregando valor exclusivamente ecológico;
	
	
	A Logística Reversa se aplica por meio dos canais de distribuição reversos, agregando valor exclusivamente legal.
	
	
	A Logística Reversa não está diretamente relacionada à competitividade das organizações;
	
	
	
		3.
		É determinada pelas condições de mercado e não é afetada pelas necessidades da produção. Trata-se do conceito de:
		
	
	
	
	 
	Demanda independente
	
	
	Custo de aquisição
	
	
	Custo de estoque
	
	
	Demanda dependente
	
	
	Custo de transporte
	
	
	
		4.
		O Marketing e a Logística devem ter uma interface muito grande, pois dessa forma os serviços oferecidos ao cliente serão efetivados. Se cada um fizer sua parte pensando no que precisa entregar ao outro, o cliente é quem ganha. Marque a opção correta sobre o Marketing.
		
	
	
	
	
	É o setor responsável por viabilizar estrategicamente o que foi projetado.
	
	
	É o setor responsável por viabilizar operacionalmente o que foi projetado.
	
	
	É o setor responsável por entender, captar o que os clientes não desejam.
	
	
	É o setor responsável por viabilizar teoricamente o que foi projetado.
	
	 
	É o setor responsável por entender, captar o que os clientes desejam.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		O Marketing e a Logística devem ter uma interface muito grande, pois dessa forma os serviços oferecidos ao cliente serão efetivados. Se cada um fizer sua parte pensando no que precisa entregar ao outro, o cliente é quem ganha. Marque a opção correta sobre a Logística.
		
	
	
	
	 
	É o setor responsável por viabilizar operacionalmente o que foi projetado.
	
	
	É o setor responsável por viabilizar estrategicamente o que foi projetado.
	
	
	É o setor responsável por entender, captar o que os clientes desejam.
	
	
	É o setor responsável por viabilizar teoricamente o que foi projetado.
	
	
	É o setor responsável por entender, captar o que os clientes não desejam.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Dentro da Cadeia de Suprimento, todas as decisões acerca de estoques, transportes, localização, compras etc influenciam diretamente o nível de serviço ao cliente, que envolvem Elementos da pré-transação, transação e pós-transação. Neste aspecto, os elementos pós-transação estão descritos na alternativa:
		
	
	
	
	 
	Peças sobressalentes, Rapidez em atender aos chamados de reparo, Reclamação dos clientes;
	
	
	Política de atendimento ao cliente, Acessibilidade, Estrutura organizacional, Flexibilidade do Sistema;
	
	
	Política de atendimento ao cliente, Acessibilidade, Estrutura organizacional, Flexibilidade do Sistema, Peças sobressalentes;
	
	
	Tempo de ciclo do pedido, Disponibilidade de estoque, Taxa de atendimento de estoques;
	
	
	Tempo de ciclo do pedido, Disponibilidade de estoque, Taxa de atendimento de estoques, Política de atendimento ao cliente.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		Está relacionado a como o cliente percebe o desempenho logístico da empresa vendedora. Qual é muitas vezes mensurável?
		
	
	
	
	
	Produtivo
	
	 
	Nível de serviço
	
	
	Armazenagem
	
	
	Fornecedor
	
	
	Transporte
	
	
	
		8.
		Para obter o máximo de lucro, uma empresa deve ter pelo menos quatro objetivos principais são eles:
		
	
	
	
	 
	Prover o melhor serviço ao cliente; Prover os mais baixos custos de produção; Prover o menor investimento em estoque; Prover os menores custos de distribuição.
	
	
	Prover o melhor serviço, bem como, o melhor produto para o cliente; Praticar os mais baixos custos de produção; Prover o maior investimento em estoque; Providenciar ter os menores custos de distribuição.
	
	
	Promover a venda do melhor serviço ao cliente; Planejando os custos da produção; Prover o menor investimento em estoque; Praticar os melhores custos de distribuição.
	
	
	Promover a venda do melhor insumo para o fabricante; Prover os mais baixos custos de produção; Prover o menor investimento em estoque; Providenciar os menores custos de distribuição.
	
	
	Promover a venda do melhor produto ao cliente; Prover os mais baixos custos de produção; Prover o maior investimento em estoque; Prover os menores custos de distribuição.
	
	
	
Aula 4: Nível de Serviço ao Cliente – Marketing e Logística
O Papel de Marketing 
O marketing é a área responsável por captar as informações dos mercados consumidores e desenvolver a visão que irá definir como é possível oferecer mais valor. O marketing é um processo social por meio do qual as pessoas e os grupos de pessoas obtêm aquilo que necessitam e o que desejam com a criação, com a oferta e com a livre negociação de produtos e serviços de valor com outros (KOTLER e KELLER, 2006).
Desta forma, percebe-se que o marketing deve ser orientado para o cliente, atendendo suas solicitações e necessidades. No entanto, diversas áreas se envolvem na criação deste valor e na sua posterior transferência ao mercado.
Em uma indústria, por exemplo, pode-se dizer que este processo se inicia no desenvolvimento de produtos, que é alimentado por informações coletadas pela área de marketing e termina com a disposição final dos resíduos, após o consumo ou uso do produto pelo usuário final, que o fará influenciado pela forma como a organização faz sua divulgação.
Os Diferenciais Competitivos
A seleção de uma boa estratégia logística exige muito dos mesmos processos criativos que o desenvolvimento de uma boa estratégia empresarial. Abordagens inovadoras para a estratégia logística podem oferecer uma vantagem competitiva peculiar, diferenciando-se de todos os concorrentes.
Tem sido sugerido que uma estratégia logística tem três objetivos:
Vantagem em custos;
Vantagens nos níveis de serviços;
Vantagens combinadas.
Usando o processo de Logística, podemos obter uma vantagem competitiva, isto significa uma supremacia duradoura em relação a concorrência, obtendo a preferência dos clientes.
Fatores do Serviço ao Cliente
Os estudos e pesquisas identificam três fatores fundamentais de serviço ao cliente: disponibilidade, desempenho e confiabilidade. A conclusão geral é de que todos esses três aspectos do serviço são importantes. No entanto, determinado atributo pode ser maisou menos importante, dependendo da situação de mercado.
Aula 05 – Tecnologia da Informação – Papel e Importancia
Agora iremos falar sobre a Evolução Tecn ológica da Logística, a Integração da Tecnologia da 
Informação com a Logística, o Impacto da Tecnologia nas variáv eis estratégicas na Logística, os 
Princípios básicos operacionais e algumas aplicações em Logística.
		1.
		Consiste em dados ou análises a respeito de estoque, transporte e clientes e fazem parte da cadeia de suprimento.
		
	
	
	
	
	responsividade
	
	
	nenhuma das opções
	
	
	instalações
	
	
	visão push
	
	 
	informações
	
	
	
		2.
		É a base das operações logísticas; nele é realizado o principal processo logístico, o ciclo do pedido, no qual serão executadas tarefas, como entrada de pedidos, alocação de estoques, separação de pedidos, expedição, formação de preços e emissão de faturas. Esse sistema transacional é caracterizado por regras formalizadas, comunicações inter-funcionais, grandes volumes de transações e um foco operacional nas atividades cotidianas. A denominação deste Sistema de Informações é :
		
	
	
	
	
	Planejamento Estratégico
	
	
	Controle Gerencial
	
	
	Tempo Hábil
	
	
	Apoio às Decisões
	
	 
	Transacional
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		A eliminação dos operadores de check-out nos estabelecimentos de varejo é possível através de um scanner ou sensor de leitura de etiqueta inteligente (RFID) que registra os produtos selecionados para compra. Ao sair, um processador eletrônico automático checa os produtos e debita a despesa diretamente no cartão de débito ou crédito do consumidor. O fator chave na estratégia da cadeia de suprimento que caracteriza este sistema é:
		
	
	
	
	
	Gestão de estoque
	
	
	Operação de transporte
	
	
	Procedimento de armazenagem
	
	 
	Tecnologia da informação
	
	
	Infraestrutura de instalações
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		"A globalização, em conjunto com as novas tecnologias de comunicação, sobretudo a internet, permitiu às organizações conectar fornecedores, fabricantes e clientes em uma rede mundial. Isso trouxe novos desafios relacionados à localização de instalações, planejamento global de operações e distribuição internacional de produtos". Este texto caracteriza a fase da evolução histórica da logística denominada:
		
	
	
	
	
	Logística corporativa.
	
	
	Gestão da cadeia de suprimentos.
	
	
	Logística no trabalho.
	
	 
	Logística global.
	
	
	Logística nas instalações.
	
	
	
		5.
		As informações logísticas devem refletir o Status atualizado e incorporar atividades periódicas de avaliação. Significa o grau de conformidade entre as informações geradas e os dados da realidade. Qual o requisito do Sistema de Informações ?
		
	
	
	
	
	Transacional
	
	
	Tempo Hábil
	
	
	Flexibilidade
	
	
	Disponibilidade
	
	 
	Precisão
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Antes do conceito de integração total pelas empresas, o conceito de cadeia de suprimentos, as gestões baseavam-se em papel, e eram comuns os erros, que até então eram tolerados. Algumas decisões gerenciais são extremamente complexas de serem solucionadas sem a utilização da Tecnologia da Informação. Existem vários sistemas com responsabilidades específicas, sendo assim, é correto afirmar que a sigla do programa que integra todos os processos da empresa é:
		
	
	
	
	 
	ERP.
	
	
	EDI.
	
	
	MRPII.
	
	
	TMS.
	
	
	WMS.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		O avanço da tecnologia de informação (TI) nos últimos anos vem permitindo às empresas executarem operações que antes eram inimagináveis. Atualmente, existem vários exemplos de empresas que utilizam a TI para obter reduções de custo e/ou gerar vantagem competitiva. Atualmente, existem razões que justificam a importância de informações precisas e a tempo para sistemas logísticos eficazes. Relacionamos abaixo algumas dessas razões, assinale a única que não se enquadra nesse contexto:
		
	
	
	
	
	A informação aumenta a flexibilidade permitindo identificar (qual, quanto, como, quando e onde) os recursos que podem ser utilizados para que se obtenha vantagem estratégica.
	
	 
	A Informação com rapidez e precisão é crucial para o bom desempenho dos processos logísticos, pois possibilita aos gestores  aumentar os custos e o tempo dispendido na solução dos problemas, por isso o uso da tecnológia da informação pode ser considerada a maior ferramenta dos tempos modernos.
	
	
	Com a meta de redução do estoque total na cadeia de suprimento, os executivos percebem que a informação pode reduzir de forma eficaz as necessidades de estoque e recursos humanos. Em especial, o planejamento de necessidades que utiliza as informações mais recentes, pode reduzir o estoque, minimizando as incertezas em torno da demanda.
	
	
	A interação entre fabricantes e varejistas no gerenciamento da cadeia de suprimentos é outro exemplo de como a informação tem grande importância na logística. Com tal pratica algumas redes varejistas disponibilizam informações do ponto de venda para seus fornecedores de modo que estes sejam responsáveis pelo ressuprimento dos produtos.
	
	
	Os clientes entendem que informações sobre o andamento do pedido, disponibilidade de produtos, programação de entrega e dados do faturamento são elementos necessários do serviço total ao cliente.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		São seis as principais variáveis impactadas pela utilização da TI na Cadeia de Suprimentos. Através da gestão do fluxo de informações, que só é possível com o apoio incondicional da TI, os diversos processos e operações e controles poderão ser efetivados. Sendo assim, marque a opção que trate da ¿Integração¿.
		
	
	
	
	
	Podem corresponder a até 60% do custo logístico na Cadeia de Suprimentos, portanto o uso da TI tende a efetivar os controles que poderão diminuir os custos.
	
	
	A Ti possibilita a identificação para a posterior eliminação de processos redundantes e que não estejam agregando valor a Cadeia de Suprimentos.
	
	 
	É a organização que acontece entre os diversos departamentos da empresa e seus parceiros externos que são partes integrantes da Cadeia de Suprimentos.
	
	
	Com o uso da TI possibilita ganhos na Cadeia de Suprimentos como: Agilidade, Velocidade de resposta as novas demandas e Flexibilidade.
	
	
	É o planejamento das ações integradas entre as empresas que fazem parte da Cadeia de Suprimentos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes