Buscar

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
	Simulado: CCJ0001_SM_201708084878 V.1 
	1a Questão (Ref.: 201708797889)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	1. (Adaptado do Enem 2013) Seguiam-se vinte criados custosamente vestidos e montados em soberbos cavalos; depois destes, marchava o Embaixador do Rei do Congo magnificamente ornado de seda azul para anunciar ao Senado que a vinda do Rei estava destinada para o dia dezesseis. Em resposta obteve repetidas vivas do povo que concorreu alegre e admirado de tanta grandeza. "Coroação do Rei do Congo em Santo Amaro, Bahia". In: CATELLI JR., R. Um olhar sobre as festas populares brasileiras. São Paulo: Brasiliense, 1994. Originária dos tempos coloniais, a festa da Coroação do Rei do Congo evidencia um processo de:
		
	
	Acomodação política.
	
	Ressignificação cultural.
	
	Exclusão social.
	
	Supressão simbólica.
	
	Imposição religiosa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201708140584)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) definiu dominação como a "possibilidade de encontrar obediência para ordens específicas (ou todas) dentro de determinado grupo de pessoas" (WEBER, M. Economia e sociedade. Brasília: UnB, 1991. p. 139). Em Weber este conceito está relacionado à ideia de autoridade e a partir dele é possível analisar a estrutura das organizações e instituições como empresas, igrejas e governos. Na sociedade capitalista, dentre os vários tipos de dominação existentes, predomina a dominação burocrática ou racional. Assinale a alternativa que indica corretamente a quem se deve obediência nesse tipo de dominação.
		
	
	"Ao líder carismaticamente qualificado como tal, em virtude de confiança pessoal na sua capacidade de revelação, heroísmo ou exemplaridade."
	
	"À ordem impessoal, objetiva e legalmente estatuída e aos superiores por ela determinados, em virtude da legalidade formal de suas disposições."
	
	"À pessoa do senhor nomeada pela tradição e vinculada a esta, em virtude de devoção aos hábitos costumeiros."
	
	"Aos mais velhos, pois são eles os melhores conhecedores da tradição sagrada."
	
	"Ao senhor, mas não a normas positivas estabelecidas. E isto unicamente segundo a tradição."
		Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201708273068)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Considere as afirmativas a seguir:
 I - O comportamento individual está subordinado a determinados códigos culturais que programam coletivamente a maneira de pensar, de sentir e de agir.
 II - Tudo o que for expressivo no corpo cumpre funções unicamente orgânicas e está fora da abordagem antropológica.
 III - O corpo é determinado exclusivamente por sua atividade fisiológica, sofrendo pouca interferência de práticas culturais.
 IV - É inegável que existem motivações orgânicas que conduzem os seres humanos, mas a cada uma dessas motivações biológicas a cultura modela e atribui um significado especial. Marque a letra a seguir que corresponda às afirmativas anteriores que podem ser consideradas corretas do ponto de vista antropológico: 
		
	
	I e IV 
	
	I e III 
	
	I e II 
	
	I, II e IV
	
	II e IV 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201708789870)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social. (BERGER, P. e BERGER, B. apud FORACCHI e MARTINS, 1977, p. 200). A partir da análise do texto podemos concluir que: a) A relação que a criança estabelece com o seu corpo não deveria ser de interesse das Ciências Sociais, mas apenas da Biologia; b) Os indivíduos, desde o nascimento, são influenciados pelos valores e pelos costumes que caracterizam sua sociedade; c) As experiências individuais, até mesmo aquelas que parecem mais relacionadas às nossas necessidades físicas, contém exclusivamente dimensões biológicas; d) O fenômeno tratado pelos autores corresponde ao conceito de socialização, que designa o aprendizado, pelos indivíduos, das regras e dos valores sociais; e) O desconforto físico que uma criança sente, como a fome, o frio e a dor, pode receber dos adultos distintas respostas de satisfação, dependendo da sociedade na qual estão inseridos. Indique a única alternativa que contém as premissas corretas:
		
	
	Apenas c, d, e.
	
	Apenas b, c.
	
	Apenas a, b, c.
	
	Apenas a, c, e.
	
	Apenas b, d, e.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201708874507)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Entende-se por Ciências Sociais, o conjunto de saberes relativos às disciplinas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Embora alguns especialistas considerem este leque mais amplo, essa é a designação usualmente mais aceita. Essas disciplinas estudam fatos que resultam da vida em sociedade e, embora tratem fenômenos muito semelhantes, são norteadas por conceitos distintos. Nesse contexto, identifique o(s) conceito(s) que é(são) abordado(s) pela Sociologia.
		
	
	Estuda o homem a partir daquilo que o constitui em sua humanidade, isto é, a produção de cultura.
	
	Estuda o homem e o universo sociocultural, analisando as inter-relações entre os diversos fenômenos sociais.
	
	Estuda as diferenças entre povo, nação e governo, bem como o papel do Estado.
	
	Estuda os sistemas de poder, as instituições e os partidos políticos de um país, o comportamento e as políticas públicas em suas diversas fases.
	
	Investiga as estruturas da sociedade, procurando compreender como estas influenciam os grupos ou indivíduos no que se refere a seu comportamento, seus costumes e sua cultura.

Continue navegando