Buscar

Semana 04

Prévia do material em texto

Semana 04
1ª QUESTÃO. 
João e José envolveram-se em um acidente de trânsito vindo a colidir e derrubar um poste de iluminação pública. O Município promove ação em face dos envolvidos no acidente de trânsito, formando no pólo passivo um litisconsórcio entre João e José.
Indaga-se:
Agiu corretamente o autor da ação, demandando os envolvidos no acidente de trânsito? Justifique.
R: Sim o autor agiu corretamente. Conforme art. 46 inc. I “Art. 46. Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando:
I - entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide;
“
Forma no pólo passivo da relação processual um litisconsórcio necessário? Justifique.
R: Não, trata-se de um litisconsórcio facultativo, ou seja, neste caso é facultado às partes. Como foi o autor da ação que o requereu demandá-los judicialmente em conjunto, formou-se um litisconsórcio facultativo irrecusável. Assim, os demandados João e José não poderão recusá-lo, pedindo que seja feita uma ação individual do município para cada um.
2ª QUESTÃO Objetiva. 
Considere as seguintes afirmações:
I ? havendo litisconsórcio necessário o juiz ordenará ao autor que promova a citação de todos os litisconsortes no prazo que assinar, sob pena de declarar extinto o processo;
II ? será unitário o litisconsórcio necessário quando o Juiz tiver de decidir a lide de modo uniforme para todas as partes;
III ? não pode o juiz limitar o litisconsórcio facultativo quando ao número de litigantes;
IV ? os litisconsortes só poderão promover o andamento do processo em conjunto, sendo vedados atos isolados;
V ? saldo disposição em contrário, os litisconsortes serão considerados em suas relações com a parte adversa como litigantes distintos, de modo que o reconhecimento da prescrição ou da decadência em relação a um não impõe a mesma solução em relação aos demais.
Sobre litisconsórcio são corretas as assertivas:
Xa)     I, II e V;
b)    II, IV e V;
c)     III, IV e V;
d)    I, III e IV;
e)     II, IV e V

Continue navegando