Buscar

conclusão DIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONCLUSÃO.
Como podemos perceber um dos maiores acontecimentos que marcaram o estado novo, foi a criação da D.I.P (departamento de imprensa e propaganda.), isto ocorreu em dezembro de 1939, e desde sua duração teve fatos que deixaram seu marco na história do brasil, e na nossa imprensa. 
 A DIP teve várias funções, mas uma das principais era calar os opositores, deixando vários jornais e rádios e revistas com o temor de serem alvos do departamento. Ele era dividido em cinco departamentos, e cada um tinha uma função. Uma das principais era o fato de comandarem toda propaganda do pais, nada era exibido sem passar pelo departamento, então as vozes eram caladas, e somente a visão do estado perfeito era construída, os opositores não tinham meios para contrariá-los e aqueles que tentaram tiveram suas propriedades tomadas, exemplo disso jornal do Brasil, Estadão, todos os responsáveis foram condenados para o Exilio. Outro dos mais importantes papeis do departamento, seria a eliminação do Liberalismo, e a divulgação de Vargas e sua família, e os políticos que os acompanhavam. Vargas era idolatrado, juntamente com seu governo; eles espalharam sentimentos patrióticos pela população, criando datas comemorativas, adotando movimentos que antes eram marginalizados como: O samba. 
Muitos sambistas adotaram o estado novo, modificando suas músicas e seus trabalhos devido ao apoio do governo, outro que antes fora muito perseguido e a capoeira, os capoeiras foram marginalizados por muito tempo, e Vargas reconhecera pela D.I.P como artes marciais, ganhando novamente a simpatia do povo. A censura atingiu de forma estrondosa os cinemas do pais, nenhum filme era exibido sem passar pelo departamento, Al-5 cerca de 500 filmes, 450 peças, 200 livros e mais de 500 letras de música sofreram veto. Cenas imorais, atentados aos bons costumes, a desculpa da defesa pela família brasileira levou a obra de muitos artistas a serem censuradas, modificadas e esquecidas. E somente em 1988 a assembleia nacional encerrou a censura, que apesar do fim, podemos concluir que este episódio sempre será lembrado na história de nosso país, pois modificou de forma rigorosa nossas imprensas, causando vários danos aos nossos cinemas, mas também teve seu lado positivo, pois algumas ações contribuíram para a melhoria do povo, como os movimentos negros sendo reconhecidos, e vários nomes de nossa música até da atualidade nasceram neste marco da história. 
Bicliografia : https://mundoestranho.abril.com.br/historia/quais-obras-foram-censuradas-na-ditadura/#
http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos37-45/EducacaoCulturaPropaganda/DIP
https://www.youtube.com/watch?v=c3lFFbonndI
https://www.youtube.com/watch?v=ADBi7y08ZSU
https://www.youtube.com/watch?v=8wjSawlzYnM&t=172s

Outros materiais