Buscar

avaliando aprendizado 04 DIREITO PENAL IV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201513058577)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Danilo, movido por ciúmes de uma ex-namorada - Valéria, após ter presenciado a prática de um furto por seu vizinho, Paulo, compareceu perante à autoridade policial e imputou falsamente a Felipe, atual namorado de Valéria, a autoria do delito, dando azo à instauração de inquérito policial. Diante do caso narrado é correto afirmar que Danilo praticou o(s) delito(s) de:
		
	
	calúnia e denunciação caluniosa em concurso de crimes
	
	difamação
	
	calúnia
	 
	denunciação caluniosa
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201513022039)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(CESPE - 2010 - TRT - 1ª REGIÃO (RJ) - Juiz - Parte II) No que se refere aos crimes contra a administração da justiça, assinale a opção correta.
		
	
	Aquele que provoca a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de simples contravenção penal que sabe não se ter verificado, não comete crime contra a administração da justiça.
	
	A respeito do delito de falso testemunho, o Código Penal adotou, em relação à falsidade, a teoria objetiva, segundo a qual o delito se consuma com a mera divergência entre o fato narrado e a realidade dos fatos.
	
	Quem der causa à instauração de mera investigação administrativa contra alguém, imputando-lhe crime de que o sabe inocente, não responde pelo delito de denunciação caluniosa.
	
	A fraude processual é crime comum e material, exigindo-se, para a sua consumação, que o juiz ou o perito tenham sido efetivamente induzidos a erro, não podendo ser cometido por pessoa que não tenha interesse no processo
	 
	Aquele que facilita a entrada de aparelho telefônico de comunicação móvel, de rádio ou similar, sem autorização legal, em estabelecimento prisional comete crime contra a administração da justiça.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201513064558)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	(Promotor de Justiça -MA) Dentre os delitos abaixo arrolados, aponte a alternativa que contém apenas crimes praticados contra a administração da justiça:
		
	
	desacato, motim de presos, sonegação de papel ou objeto de valor probatório.
	
	desacato, denunciação caluniosa, falso testemunho.
	 
	favorecimento pessoal, denunciação caluniosa, exercício arbitrário das próprias razões.
	
	resistência, arrebatamento de preso, exploração de prestígio.
	
	resistência, patrocínio infiel, exercício arbitrário das próprias razões.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201513129609)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	V Exame de Ordem Unificado
Ao tomar conhecimento de um roubo ocorrido nas adjacências de sua residência, Caio compareceu à delegacia de polícia e noticiou o crime, alegando que vira Tício, seu inimigo capital, praticar o delito, mesmo sabendo que seu desafeto se encontrava na Europa na data do fato. Em decorrência do exposto, foi instaurado inquérito policial para apurar as circunstâncias do ocorrido. A esse respeito, é correto afirmar que Caio cometeu
		
	
	crime de falso testemunho.
	 
	delito de denunciação caluniosa.
	
	delito de calúnia.
	
	delito de comunicação falsa de crime.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513022040)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a alternativa INCORRETA
		
	
	Constitui crime contra as finanças públicas ordenar, autorizar ou promover a oferta pública ou a colocação no mercado financeiro de títulos da dívida pública que não tenham sido criados por lei ou que não estejam registrados em sistema centralizado de liquidação e de custódia
	
	Constitui crime contra as finanças públicas ordenar ou autorizar a assunção de obrigação, nos dois últimos quadrimestres do último ano do mandato ou legislatura, ainda que a despesa possa ser paga no mesmo exercício financeiro.
	
	Ao contrário do Código Penal, o referido decreto, que trata da responsabilidade dos prefeitos e vereadores, pune o peculato de uso
	 
	Constitui crime por funcionário público contra a Administração pública quem ordena ato que acarrete despesa total com pessoal nos 180 dias anteriores ao final do mandato

Outros materiais