Buscar

Sociologia Jurídica: Criação e Aplicação do Direito na Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociologia jurídica: Criação do direito e sua aplicação na sociedade. Os trabalhos partem da tese de que o direito é um fato social (ou uma função da sociedade). Se manifesta como uma das realidades observáveis na sociedade: a sua criação, evolução e aplicação podem ser explicadas através da análise de fatores, de interesses e forças sociais. O Direito possui uma única fonte: “a vontade do grupo social”. A Sociologia deve pesquisar os “fatos do direito”, cuja manifestação não depende da lei escrita, mas sim da sociedade que produz estes fatos e cria relações jurídicas. É um estudo das dimensões sociológicas das normas jurídicas feito preferencialmente pelos juristas.
A primeira função social do direito é prevenir conflitos. Existem em qualquer sociedade atividades de Cooperação (exemplo: comprador e vendedor) e atividades de Concorrência (exemplo: dois vendedores que vendem o mesmo produto na mesma rua). Esses dois tipos de atividades podem gerar conflitos de interesses, onde, por exemplo, o comprador quer devolver o produto e o vendedor não quer receber, etc. Aí está a primeira função do direito: elaborar normas que disciplinem as relações sociais para evitar conflitos.
Por mais que tentamos evitamos conflitos, indiscutivelmente, em alguns casos ele acontece. Então a segunda função do direito na sociedade é resolvê-los. Para resolver tais conflitos, exitem três métodos:
 Composição autoritária
É aquela resolução da qual um chefe resolve o conflito de acordo com sua convicção sobre o caso. Exemplo: o pai de família
 Composição voluntária
É aquela em que as partes resolvem o conflito entre si, não precisando de outras pessoas para resolver o conflito.
Composição Jurídica
Esse método é o método que mais se relaciona a justiça, pois com esse método ninguém lança mão do seu foro intimo, nem de sua convicção moral. Com esse método, resolve-se o conflito de acordo com normas preestabelecidas e conhecidas por todos.
As características desse método são:
- Normas universais: aplicáveis a quaisquer casos que tratem dos mesmos problemas.
- Normas anteriores ao fatos: as normas que regulam a composição do conflito devem ser elaboras antes de acontecer o conflito.
- Normas publicadas: As normas devem ser conhecidas por toda a sociedade.
 Prover o bem comum 
Além de compor e prevenir conflitos, o direito ainda tem a função de prover o bem comum. Função essa que faz com que as normas de direito garantam à sociedade direitos sobre os mais variados temas.
O Papel das carreiras jurídicas para o desenvolvimento do País", relaciona o interesse do Estado brasileiro focados em questões sociais, políticas, econômicas e, principalmente, jurídicas que tenham impacto no âmbito do Poder Judiciário e demandem pacificação social

Continue navegando